130R

Caprichos do destino
01/10/2014
Problemas & problemas
06/10/2014

A F1 finalmente mostra algum foco no que realmente importa. Em tempo de apreciarmos as belas curvas de Suzuka.

A saudade da 130R é inegável. Atravessamos o mundo e nos sujeitamos a acordar de madrugada sem pestanejar. Estamos no Japão, um dos maiores circuitos do mundo e com aquele carinho especial por termos títulos (e reverências) brasileiros nesse terreno tão especial.

Finalmente a F1 mostra algum foco no que realmente importa. Carros e Pilotos. Na pista e fora delas. Podemos discutir o campeonato. Podemos discutir a temporada de boatos. Podemos esperar a data que Alonso anuncia seu destino. Muito mais interessante e divertido do que discutir o que pode e o que não pode ser falado rádio entre equipe e piloto.

É a Formula 1 novamente focada em um campeonato que pode ser o mais emblemático e histórico das últimas décadas.

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Vamos para a trigésima edição de um grande premio de fórmula 1 sob a denominação de GP do Japão. Até hoje, fora Suzuka, Fuji recebeu as honras de sediar o mundial por 4 vezes. Tudo começou lá em 1976. Depois 1977 e mais uma dobradinha de datas em 2007 e 2008. Fuji teve corridas memoráveis. Épicas e dilúvios épicos também! Quem não lembra do show de Vettel em 2007 pilotando a pequena Toro Rosso? Deu problema com o Mark Webber depois, mas tudo certo!

A pista japonesa não sofre alterações significativas. Para esse ano um trechinho novo de asfalto entre a 130R e a chicane que fecha a volta. Nada que vá mudar o ritmo do samba para essa corrida. O circuito continua com somente uma zona de DRS na reta principal, contrariando a prática atual de tentar manter duas áreas.

Por conta das constantes mudanças de direção a Pirelli vem com os mesmos pneus de Monza. Vai ser divertido ver os pilotos dançando em Suzuka com pneus duros como pedra e com menos pressão aerodinâmica.

Será que nasce aí alguma dificuldade para os pilotos contornarem a 130R?

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E não deu para Simona na Sauber. Faltou dinheiro.

A equipe adorou a presença dela, falou que a moça é sensacional, maravilhosa, simpática e possivelmente a única mulher com chance de se estabelecer na F1 no cenário atual. Mas sem dinheiro, não dá! Não é possível seguir com seu programa de testes.

Monisha Kaltenborn afirma que o risco é elevado principalmente por conta do “agente” da piloto e que ela precisa sentar com o rapaz para discutir os rumos da sua vida automobilística. Misteriosa a declaração.

Sugiro a Go Daddy.com trocar a Danica Patrick pela Simona. Resolveria o problema.

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Na dança dos pilotos, hoje teremos na pista o simpático adolescente Max Verstappen. Ele mesmo, o filho da “besta” holandesa, Jos Verstappen. Parece que aqui há chance para um pai ser superado pelo filho na história da F1. Helmut Marko aposta todas as suas moedinhas nele. Marko tem credito na praça. Bancou Vettel. Bancou Ricciardo. Bancou Daniel Kvyat. Parece que ele mais acerta do que erra.

O rapaz completou 17 anos no ultimo dia 30 de Setembro. Isso quer dizer que temos um piloto de F1 que nasceu em 1997. Isso mesmo, noventa e sete.

Vamos esperar para ver o que acontece, torcemos pelo melhor.

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Mas a dança mesmo de pilotos pode ficar genial nos próximos dias. Américo Teixeira Jr foi lá e registrou: Alonso é McLaren. O jornalista tem ótimas fontes e tem acertado muito ultimamente, alguma margem de erro, mas sempre no centro da meta. Também tem crédito na praça para considerarmos com muita atenção o que ele fala. Junte com as declarações de Jonathan Noble que afirma que Ferrari e Alonso vão se separar. O cenário está pronto para ser resolvido.

Para Alonso, é a aposta total, all-in, nos motores e no dinheiro que a Honda coloca na McLaren. Desde 2011 o time inglês não termina o campeonato de construtores na frente da esquadra italiana. Alonso acredita (ou viu algo que ninguém viu) que o time inglês vai cutucar a Mercedes em 2015 e não somente em 2017 como a Ferrari acredita que irá fazer.

Acredito que Alonso vai assinar o documento comprovando ser um dos maiores da história com menos títulos. Tudo por conta de decisões erradas de tempo para mudança de equipe.

Em um exercício leve. Um ano a mais na Ferrari, cumprindo seu contrato, o que poderia acontecer? Vettel encerra seu vinculo com a Red Bull, Button se aposenta, Hamilton poderia trocar de equipe, já saberíamos do potencial da Honda. Não era o caso de esperar?

No mercado de pilotos tudo vira um grande ponto de interrogação. Não só por causa de Alonso, ele não é o unico “peão” no tabuleiro de xadrez. Vettel é desejado na Ferrari e poderia vir em 2016. Raikkonen continua em 2016? Quem fará a dupla com finlandês em 2015? Um piloto consagrado? Um novato? Ou alguém que aguarda uma chance e está correndo em equipes menores?

Para 2015 há espaço para Bianchi, Hulkenberg e Romain Grosjean. Por um ano só? Por que não Jean-Eric Vergne? E se, e somente se, a McLaren resolver se livrar de Kevin Magnussen liberando de seus contratos com o time (e não só sobre a vaga na F1)? Por que não pegar Button?

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A Mercedes chega ao Japão feliz com o desempenho e esperando terminar a prova com dois carros. Hamilton vem forte psicologicamente depois de duas vitórias e parece que teremos mais um embate somente entre os dois.

No time da Williams, uma grande chance de ir bem. A potência do motor é importante e não é um circuito que precisa de muita entrega de downforce. Com um bom caminho de acerto podem brigar pelo último posto do pódio com a Red Bull. O time do tetra-campeão também se adapta bem ao circuito japonês. Podem sofre com a falta de potência dos Renault, mas o equilíbrio do carro em curvas de alta pode compensar.

A Ferrari e a McLaren vão ali brigar por pontos. Raikkonen gosta da pista e finalmente se entendeu com o acerto do carro, pode surpreender Alonso. A McLaren também vem com material novo no carro, nada que faça chover na Cantareira mas é um dos poucos times que continua desenvolvendo o carro de 2014.

Toro Rosso e Force India vão se preocupar ali atrás para conseguir um ou dois pontinhos. As duas equipes já pensam em 2015. Esse foco no carro do ano que vem acontece agora por conta de um ajuste das regras que não vai mais permitir os bicos de tamanduá. As duas equipes serão as mais afetadas e já pensam nos carros do ano que vem com uma solução próxima a encontrada por Mercedes e Ferrari.

Na turma de trás, Sauber, Lotus e Marussia brigam para não fechar o grid e nisso não há nada de novo. A Caterham luta para sobreviver. Está envolvida em milhares de problemas financeiros e quase não foi para o Japão correr. Vive péssima fase o time verde!

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Circuito:Suzuka
Voltas: 53
Comprimento: 5.807 km
Distância: 307.471 km
Recorde da Pista: 1:31.540 – K. Raikkonen (2005)

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Programação
Quinta-Feira:22:00 – 23:30 – 1º treino livre
Sexta-Feira: 02:00 – 03:30 – 2º treino livre e 23h – 3º treino livre
Sábado: 02h – Classificação
Domingo: 03h – Corrida

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Da nossa sagrada paixão por uma categoria de belos cenários como Suzuka, que fiquemos com a lembrança de pilotos duelando com a 130R e não com os comissários desportivos!

Que venha o final de semana! Quem leva a melhor na Mercedes?

Abraços, Flaviz Guerra – @flaviz

Flaviz Guerra
Flaviz Guerra
Apaixonado por automobilismo de todos os tipos, colabora com o GPTotal desde 2004 com sua visão sobre a temporada da F1.

14 Comments

  1. wladimir duarte sales disse:

    Há pouco fui surpreendido pela notícia da morte de Andrea de Cesaris. Considerado por mim o Chris Amon dos anos 80 e 90. Conhecido por seus acidentes impressionantes e por 208 gps sem vitórias e com uma pole e uma volta mais rápida. Certamente irritou consideravelmente Ron Dennis por ter batido mais de 20 vezes com a McLaren em 1981 enquanto John Watson levava a equipe de volta às vitórias. Também por ser um verdadeiro nômade na F1. Mas vai deixar saudades por ter sido, a seu modo, uma figura folclórica na categoria e um dos poucos pilotos que metia medo em Nelson Piquet só de estar do lado dele na fila do grid. Foi pra junto de Senna, Graham Hill, Peterson, Gilles Villeneuve, Rindt, Hunt, Jim Clark e outros pilotos ímpares na história da F1.

  2. Sandro disse:

    Mamma mia!
    Alonso na McLaren!
    Vettel na Ferrari!
    Kvyat na Red Bull!
    Eita!

  3. Mauro Santana disse:

    Que e me lembre, de madrugada não tem TV Globinho, tem!? Rsrsrsrs

    • Lucas dos Santos disse:

      Hahaha!!! Muito bem lembrado, Mauro!

    • Lucas dos Santos disse:

      Mauro,

      Dei uma pesquisada rápida aqui e encontrei isto:

      “No fim de semana, o Circuito de Suzuka será o palco do Grande Prêmio do Japão! A Globo exibe o treino classificatório, ao vivo, na madrugada de sexta, dia 3, para sábado, às 02h30 e a corrida na madrugada de sábado para domingo, às 03h00 (horários de Brasília). Luis Roberto, Reginaldo Leme e Luciano Burtti comandam a transmissão. A equipe de reportagem traz as notícias dos atletas e das equipes direto dos boxes”.

  4. Ronaldo disse:

    Mais dois comentários:

    Os ases que ficam atrás do capacete do espanhol são o grande orgulho dele. Acredito que seu sonho seja fechar um “four”. O fato de a McLaren possuir informações relevantes sobre o melhor motor da F1 atual é o melhor indício de que a Honda pode vir com um foguete no ano que vem. Não sei se ele será campeão, mas a cada dia vejo um Alonso com mais e mais fome, e esse ímpeto vai ser a tônica dos próximos anos. Não podemos esquecer que o tempo dele na categoria máxima está se esgotando.

    Sobre os bicos, ao fim do texto, alguém duvida que mais da metade do grid vá aparecer com o bico idêntico ao da Mercedes, que aos meus olhos leiogs, parece muito mais alto que o das rivais? E ainda tem a solução do posicionamento do intercooler, que se forem os componentes do “pulo do gato” alemão, podem trazer muitas variáveis para 2015.

    • Flaviz disse:

      Ronaldo,

      O problema principal da mudança do bico para a solução da Mercedes (e da Ferrari) é a construção do Monocoque, os pontos de estrutura mudam. Além disso um novo processo de crash test (caros) terão que ser feitos…. mais vantagem pra mercedes! 🙂

  5. Ronaldo disse:

    Pra mim o maior indício de que Alonso já está fora é o fato de que Raikkonen, que há poucos meses já falaa em aposentadoria, de uma hora pra outra passou a até sorrir para a imprensa. Bianchi ou Hulk para o ano que vem, certeza.

  6. Fernando Marques disse:

    A pista de Suzuka é também sensacional. Em termos de traçado só perde para SPA na Belgica.
    Flavis concordo contigo que o foco principal da Formula 1 está nas pistas, ou seja entre carros e pilotos, o que faz desta temporada um belo campeonato.
    Há pouco comentei da possibilidade de Alonso sair da Ferrari como sendo apenas uma fofoca quente do padock da Formula 1. Mas parece que estou errado. As novidades para 2015 serão grandes …

    Fernando Marques
    Niterói RJ

  7. Mauro Santana disse:

    É Flaviz, Suzuka é sempre Suzuka, um palco de grandes decisões, e que este ano tem a oportunidade de sediar uma das maiores danças das cadeiras dos últimos anos, posto este que pertenceu por muitos anos para a pista da Hungria.

    Vamos ver o que os ventos japoneses irão trazer para nós amantes da F1.

    E a Williams, nada de novidade neste final de semana para o time de Sir Frank?

    Abraço e um ótimo GP a todos!

    Mauro Santana
    Curitiba-PR

    • Flaviz disse:

      Mauro, a Williams vem com as atualizações especificas para pista.
      Há indícios que o carro de Masa testou coisas novas no FP1 e que não deram muito certo.

      Abraços

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