Despedidas

Saudades de Interlagos
21/11/2012
Considerações finais
26/11/2012

Vamos ao título. Nos despedir de uma grande temporada. Despedir de um grid repleto de campeões. Despedir do grande Schumacher e finalmente um piloto vai se despedir do título de bi-campeão!

Despedida de 2012. 20º Corrida do Ano. A última. É de partir o coração e buscar na memória o ano maravilhoso de 2012.

Foram 19 corridas de incertezas. Pistas chatas com corridas sensacionais. Estratégias mirabolantes. Pneus que sumiam. Pneus que duravam de mais. 16:00 horas, dia 25, teremos um novo tricampeão mundial.

Nos despediremos de Michael Schumacher e de alguns outros pilotos que ficarão sem vaga. Nos despediremos da temporada mais sensacional dos últimos anos, e certamente essa despedida será dolorida.

O circuito de Interlagos tem na história corridas memoráveis. Pode escolher no traçado velho. Pode escolher no traçado novo. Muitos leitores aqui devem suas primeiras lembranças da F1 a esse circuito. As corridas de Pace, de Émerson, aquele mundo distante que a Quatro Rodas trazia nas suas edições mensais da década de 70, estava pertinho de todos. Na frente de olhos ávidos por velocidade. Até hoje, mesmo com as alterações da pista, ainda é um traçado desafiador e que proporciona boas corridas. Os pilotos gostam. As equipes gostam. E depois de 21 edições na fase inicial do campeonato, o GP Brasil chega a edição de número 30 com uma prova de encerramento e decisiva para o título. Não tem como não gostar. Acabou um ano de viagens e todos podem comemorar (ou afogar as mágoas) em uma cidade que, sim, trata bem seus turistas da F1.

Raikkonen, estranhamente, deu declaração bastante longa sobre Interlagos. Aponta que não é uma pista como Spa e Suzuka. Concordo, o antigo era. Esse novo não é. Mas ressalta que é muito desafiador e gostoso de pilotar como os bons circuitos a moda antiga. Isso mesmo, sem os dedos mágicos de Tilke é mais legal, palavra de quem sabe o que está fazendo. O finlandês destaca ainda que a corrida é sempre imprevisível por conta do clima e que a atmosfera do público é sensacional.

Novamente concordo com o piloto da Lotus. A arquibancada G deveria ser patrimônio cultural do Brasil. É uma reunião de fanáticos pela F1. Chegam cedo. Tomam sol e chuva. E buscam formas de se divertir esperando a largada do evento principal.

Para esse ano nada de novidades na pista além de asfaltarem a área de escape do S do Senna. Se chover vai virar cachoeira, certeza. O traçado continua sendo desafiador para o equilíbrio entre potencia para subida da reta e downforce par ao miolo sinuoso. E os motores, tadinho, falta ar na altitude de São Paulo e eles costumam perder de 5 a 8% de potência aqui nas terras brasileiras.

A Pirelli traz os meus pneus de Austin, médios e duros. Mas aqui a pista é mais abrasiva, tem mais ondulações e o pneus não devem durar a corrida todo como quase aconteceu nos EUA. Além disso a fabricante pretende testar na sexta os pneus de 2013. As queipes receberão os novos pneus (se não chover) para coletar informações para o carro de 2013. Mudam compostos e forma/desenho de construção. Será interessante ver o desempenho desses pneus no carro desse ano.

Mais uma vez vamos nos despedir de Schumacher. Admito que hoje admiro mais o alemão. Estava em Interlagos na sua ultima aposentadoria. Me deliciei com todas as suas ultrapassagens no S. Sua ousadia, sua precisão. Era um gênio em ação e eu estava ali vendo ele se despedir de sua carreira multi-vitoriosa. Naquele ano eu tinha a imagem de um campeão cerebral, uma máquina. Esse fim de semana não estarei em Interlagos mas tenho a impressão que Schumacher voltou para F1 para desfazer essa imagem. Para mim sua passagem nessa volta foi um sucesso. Explico. Ele se divertiu, ele parecia se divertir em cada tomada de câmera. Lógico que toda intimidade e convívio que tenho com Schumacher se resume as imagens da Tv e suas declarações, o que não é nada para definir uma pessoa. Mas nesses anos de Mercedes, Schumacher aparecia sorrindo na TV, mesmo depois de uma quebra, um erro, uma batida. Um semblante feliz por ainda fazer o que gostava em alto nível.

Sim, alto nível. De todas as corridas que os dois pilotos da Mercedes chegaram ao fim, Schummy chegou na frente em 6 oportunidades contra 2 de Rosberg. Aquela volta mais rápida na classificação de Monaco então? Que momento! E posições de largada? 10 x 09 pro Schummy.

Eu admito que torci por vitória do alemão em cada corrida. Queria ver o pulo no pódio. Ver esse cara na pista, acompanhar os 7 títulos dele “ao vivo”, com vídeos na internet, com imagens em alta definição, com uma cobertura 360 em todos os meios, foi genial. Foram momentos únicos no esporte que me dei o direito de não perder. Vi ele vencer e vi ele ser derrotado, vi momentos de desespero e manobras desesperadas e atrapalhadas, vi manobras geniais e uma frieza cirúrgica.

Schumacher vai fazer falta na F1. E os brasileiros terão a honra de receber sua última corrida.

Por respeito aos leitores e ao mestre Eduardo Correa, esse ano não vou revisitar nenhuma corrida ou experiencia em Interlagos. O espaço pra isso é de vocês, pouco eu teria a acrescentar a histórias maravilhosas de quem pulou muros para ver seu ídolos, ou viu Emerson ao vivo no F1. Eu vi uma vitória de Massa em Interlagos. Na arquibancada G. Mas me emocionava mais com as classificações suadas de Rubens e com a maestria de Schumacher em sua 1º despedida.

Quero me despedir de uma outra coisa em 2012, Nessa última corrida. Blogueiros progressistas. Sumam, por favor.

Não precisamos na cobertura automobilística textos pintados de campanha política, não preciso de títulos engraçadinhos pra lembrar da cidades ou das características do país. Não precisamos trocar nome dos pilotos por apelidinhos e trocadilhos. Não precisamos. É um insulto a inteligência, é uma ofensa. Tudo isso num gana para acabar com a cobertura da Globo.

Então blogueiros progressistas, vocês ridicularizam a transmissão da Globo e tratam os leitores como idiotas que precisam de malabares? Vocês ridicularizam a Globo, mas e o trabalho genial-eterno-magistral-enciclopédico do Reginaldo Leme? Vocês ridicularizam a Globo por transmitir futebol, mas não li uma linha sobre seus patrões que nas rádios que também passaram o jogo de bola em São Paulo. Por que?

Essa semana veio mais um deboche ridículo ofensivo, cito: “O prefeito-quibe deixou a batata para seu sucessor, Fernando Haddad, que ainda nem tocou no assunto. Óbvio. Não é exatamente uma prioridade para uma cidade que tem tanta coisa para resolver.” Política. Não é Fórmula 1. Repare que o nome do prefeito atual não é citado, deboche, cinismo. Vamos usar da mesma técnica? O pseudo-blogueiro-pastel, posso chamar assim? Aproveitando o gancho, Fernando Haddad foi eleito democraticamente pelo mesmo partido da prefeita de São Paulo em 1990 que bancou a majestosa e mutiladora reforma do autódromo para receber a F1. A cidade não tinha problemas antes, pseudo-blogueiro-pastel?

Atualmente sigo e leio com gosto jornalistas que usam os blogs como extensão de seus trabalhos e não como stand-up comedy e guerrilha política. Entro no blog deles para ler sobre automobilismo e consigo! São eles: Julianne Cerasoli, Ico e Fábio Seixas.

Aos sem critério. Me despeço.

E nesse fim-de-semana seremos agraciados com o tri-campeão mais jovem da história. Assustadoramente rápidos e jovens, Vettel e Alonso são de uma geração especial.

A RBR continua no mesmo ritmo frenético de desenvolvimento e só se preocupa com as inconstâncias da parte elétrica dos seus carros. Hora é o Kers, hora é o alternador. É o ponto chave da corrida, uma quebra de Vettel seria fatal.

Alonso chega com uma Ferrari atualizada. E torce para as condições adversas de Interlagos aparecerem nessa corrida. Nesse ponto o asfalto no S do Senna é um ponto negativo para Alonso, um carro atolado ali era uma boa chance para um safety car. A Ferrari não deve ter um carro vencedor em Interlagos, serão competitivos, mas não favoritos.

Na McLaren só festa e novos testes para o carro de 2013. Um vitória de despedida para Hamilton não é impossível. O carro inglês provou ser muito bom e Hamilton morre de amores pela pista.

No resto do grid continuam os testes para 2013. Só a pouco tomei conhecimento que a Mercedes foi para Austin com carros diferentes em sua concepção traseira. Rosberg e Schumacher fizeram todo o final de semana com sistemas de escapamento e assoalho diferentes para ter uma base comparativa em mesma condição de tempo. Tudo isso para evitar em 2013 o desempenho mediano de 2012.

Na turma do fundão a luta é pelo décimo lugar. A Catherham precisa de um 11º lugar para terminar o campeonato na frente da Marussia. Que decepção a Catherham esse ano, não? Esperava muito mais. Mas a maior surpresa mesmo é a Marussia lamentar ainda não ter um Kers nos carros. A turma da equipe russa não tem Kers, em 2012 minha gente!

Vamos ao título. Nos despedir de uma grande temporada. Despedir de um grid repleto de campeões. Despedir do grande Schumacher e finalmente um piloto vai se despedir do título de bi-campeão!

Que venha o Domingo!!!

Abraços,
Flaviz Guerra – @Flaviz

Flaviz Guerra
Flaviz Guerra
Apaixonado por automobilismo de todos os tipos, colabora com o GPTotal desde 2004 com sua visão sobre a temporada da F1.

18 Comments

  1. Bruno Wenson disse:

    Se estás te despedindo desses blogueiros, então nunca mais leremos esse tipo de comentário. Que bom. Eu gostei demais do teu texto, mas achei uma droga falares assim do Flávio. O site dele é ótimo em informações. O blog é divertido. Gostamos e continuaremos a ler. Assim como tua coluna, muito bem escrita.
    Então, bom novo ano. Aproveite as férias e volte com excelentes textos como esse em março. Ou prepara um especial com o Schumacher. Vamos apreciar de verdade, pois, assim como nós e o Flávio Gomes, pareces apreciar e admirar muito a pilotagem do alemão.

    Valeu!!!!

  2. Guilherme disse:

    Olá a todos. Sinceramente não gostei muito sobre o comentario do autor e dos colegas leitores sobre o Flavio Gomes. Não, não o estou defendendo. Apenas acho que todos tem direito a opinião, e esta deve ser respeitada. (ok, todos tem a sua e a expuseram.). Flavio Gomes tem um estilo. Gosta de debochar e gosta de polemizar. É o estilo dele, ué…Quem gosta lê, quem não gosta não lê. Simples assim. O importante é termos opções. Sem esquecer, é claro, que o Grande Prêmio era, até um tempo atrás, parceiro do GePeTo, e tinha um ícone na primeira página. Edu estava presente no lançamento do livro do FG, da qual a Alessandra foi a Editora. Sim, FG já falou mal sobre “um rapaz” que teria tomado o seu lugar no Lance e na Band. Este rapaz também ja pertenceu a este site um dia.

    • Flaviz disse:

      Concordo com você Guilherme. Mas não concordo com artifícios (com trocar nome de pessoas) para não caracterizar uma ofensa pessoal, esse foi o ponto da minha despedida.
      Sobre o livro do FG, sim Edu estava presente. Eu estava presente. Ele foi lançado sob o selo GPTotal. O que mudou de lá pra cá? Aquela época só se falava de automobilismo.

    • Guilherme disse:

      Desculpe, Flaviz, o comentário acabou ficando pela metade, por falha minha. Eu agradeço a sua resposta, mas só queria complementar meu raciocinio, dizendo que é bom que a gente tenha fontes diferentes, com diferentes estilos. Acompanho F1 desde o tempo em que só dispunha da Quatro Rodas, e depois da Auto Esporte que comentava com atraso de dois meses sobre corridas. Depois veio a GRID, revista “especializada”. Achar alguém que gostava de automobilismo, ainda mais no interior, era bem dificil. Hoje acho ótimo poder ler diferentes estilos. FG é um Milton Neves do automobilismo. Fala muito, mas a intenção é polemizar. Por outro lado, também tem um conhecimento que não é desprezivel, assim como o Milton. OUtros jornalistas se dedicam mais a informação. O pessoal do GP total é bem diferente. Tudo isto é saudável, e gostaria, sinceramente, que tudo continuasse assim. O público de automobilismo é grande e tem lugar para todos. Agora “não desandar” pra política ou pra outros assuntos talvez seja bem mais difícil de se conseguir realizar. Obrigado pela oportunidade. Abraço,
      Guilherme

  3. Flaviz disse:

    Uma listinha dos autodromos que receberam cuidados de Tilke.

    A1 Ring
    Atlanta Motorsports Park
    Bahrain International Circuit
    Bilster Berg Drive Resort
    Buddh International Circuit
    Circuit de Catalunya
    Circuit of the Americas
    Circuit Park Zandvoort
    Circuito les Coves – Castellon
    El Espacio Del Motor
    Fuji International Speedway
    Hockenheimring
    Istanbul Park
    Kazakhstan Motorcity
    Korean International Circuit
    La Ciudad del Motor de Aragón
    Moscow Raceway
    Motorsportspark Beto Carrero
    Nürburgring
    Paul Ricard HTTT
    Rudskogen Motorpark
    Sachsenring
    Sepang F1 Circuit
    Shanghai International Circuit
    Yas Marina Circuit

    • Lucas dos Santos disse:

      Eu incluiria aí também os circuitos que sofreram algumas alterações no traçado após a chegada do Tilke à Formula 1:

      Magny-Cours – alteração nas últimas curvas;
      Monaco – remoção dos guard-rails* das curvas Saint Devote e Swiming pool;
      Monza – alteração da primeira chicane;
      Silverstone – novo traçado no terceiro setor (2010);
      Spa – alteração na Bus Stop chicane;
      Suzuka – alteração na chicane que antecede a reta principal;

      * Embora Monaco não tenha recebido alterações no traçado em si, a remoção dos guard-rails das curvas citadas mudou a abordagem delas, que deixaram de ser curvas cegas.

    • Mauro Santana disse:

      Isso mesmo Lucas, ou seja, Tilke e sua trupe só detonam as pistas por ondem passam.

  4. Mauro Santana disse:

    Tricampeão em Interlagos 2012?

    Fernando Alonso!

    Boa corrida a todos!

    Abraço!

    Mauro Santana
    Curitiba-PR

  5. Sandro disse:

    FG defende com unhas e dentes o “modo de vida” da Coreia do Norte!
    Mas em qualquer país que esteja numa ditadura as primeiras coisas que desaparecem são: habeas-corpus, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, paz, pessoas indesejadas e outras coisas mais.

    • Ballista disse:

      FG não passa de um falso moralista. Se faz de crítico do sistema, mas no fim o que ele mais quer é trazer a polêmica para seu próprio blog, inflando os comentários para aumentar a receita do próprio site. E quando alguém faz alguma crítica ao pseudo-blogueiro-pastel nos comentários, recebe o retorno de censura: “você vai pra caixinha de spam”.

  6. Lucas dos Santos disse:

    E aí estamos nós em mais um GP do Brasil.

    Fim de semana promete. Eu tenho a minha torcida, mas eu não arriscaria um palpite em quem levaria o título. Ainda há muito o que acontecer.

    Quanto à Interlagos, acho que é o único traçado que o Tilke não tocou um dedo sequer – saída dos boxes e áreas de escape de asfalto não conta – e permanece inalterado desde que retornou à Fórmula 1 no início dos anos 90. Privilégio!

    • Lucas dos Santos disse:

      Acabo de me lembrar que Interlagos não é a única pista que não foi “tilkificada”.

      Montreal também permanece intocada. Mas acredito que sejam só esses dois.

    • Allan disse:

      Lucas, quanto a “Tilke”, fato que Montreal não foi alterada, mas também passou por reforma dos anos 80 para cá… Infelizmente. Gostava mais da pista antiga, com a largada após o cotovelo.

    • Lucas dos Santos disse:

      Sim Allan. Você tem toda a razão.

      Montreal também passou por uma reforma, tal como Interlagos.

      A propósito, só recentemente fiquei sabendo do traçado antigo de Montreal, que era, de fato, muito interessante.

  7. Lucas Andreazzi disse:

    Otimo texto, realmente a liberdade de expressão é imprópria para muitas pessoas… mas infelizmente não da para fazer muita coisa no mundo virtual…
    Outra coisa, que fase Brasil e França estão passando hein? Os dois países tiveram os maiores campeões da história e hoje praticamente estamos em zero… Mas fomos agraciados com uma temporada estupenda no quesito possibilidades!
    Que venha o domingo!

  8. Ballista disse:

    Boa Flaviz!! Abaixo os blogueiros progressistas!! Abaixo Flavio Gomes! Agora, cuidado com o Fabio Seixas, nao passa de uma cobra criada do anão de jardim!!

  9. Walter Augusto disse:

    Não dá para ficar um dia sem acessar a este site. Brilhante texto.

  10. Fernando Marques disse:

    A minha expectativa para o Grande Premio do Brasil este ano é muito grande por tudo de bom que foi a Formula 1 nesta temporada. A unica pena não foi poder ver um brasileiro se destacando …
    Com relação ao Schumacher, assim como da primeira aposentadoria, não me vejo sensibilizado com a sua saida de novo do circo … mas não tinha pensado como pensou o Flavis ao mostrar que o Schumacher agora perdedor estava mais feliz na Formula 1. Concordo plenamente. E neste aspecto acho que foi uma mudança para melhor.
    Com relação a decisão do Mundial, mais do que pesa o Vettel nesta briga o maior complicador para Alonso poderá ser as Mclarens principalmente o L. Hamilton, para mim o maior favorito para vencer o GP do Brasil.
    O Alonso precisa chegar bem na frente do Vettel para ser campeão. O Vettel precisa apenas marcar o Alonso, pode chegar atras mas tem tudo para chegar mais perto do que chegar longe e se não for mais facil chegar na frente dele. Estas serão as suas taticas. Se vai valer os treinos já começarão a dizer.

    Fernando Marques
    Niterói RJ

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