Fim de Maio sensacional

Revisitando 1992
22/05/2013
Sobre Massa, Kanaan & Neymar
27/05/2013

O mês de maio é sempre muito especial para o automobilismo: além de datas emblemáticas, nos últimos anos temos sido brindados com o GP de Mônaco e a Indy 500 no mesmo dia.

Entra ano, sai ano, entra ano, sai ano, e o último fim de semana de Maio continua sendo o mais sensacional do automobilismo. Tem Mônaco. Tem Indy 500. Tem Charlotte 600.

Pelas minhas últimas contas, são necessárias 9 horas de transmissão para acompanhar tudo. Papel e caneta não mão? Anote aí: são 678 voltas, distribuídos em 2030,79 km. No mínimo, divertido.

Eu recomendo a leitura da coluna do Lucas sobre a Indy e seus maiores vencedores, aqui. E também acompanhe as melhoras provas de Mônaco na nossa página no Facebook.

Separador

Esse ano Mônaco tem mais um atrativo para seu final-de-semana. Os bastidores estão fervendo. Equipe indignadas com os Pneus (as que estão apanhando), custos proibitivos dos motores turbo de 2014, Pirelli passando o chapéu para as equipes definirem seu futuro e sua continuidade como forncedora e uma pequena boataria sobre as primeiras danças de cadeiras com os pilotos.

Nada, nada mesmo, tira o glamour e atmosfera de especial dessa prova. Hoje, arrisco dizer que não é só glamour, existe o saudosismo de uma época mais romântica da F1. Mônaco é uma pista clássica, histórica, intocada pela prancheta nefasta de Mr. Tilke. No fundo, todos queriam que as provas fossem nos tradicionais circuitos que fizeram a fama da F1, e em Mônaco esses sentimentos ficam a flor da pele.

Separador

Como de costume, sexta é dia de folga em Mônaco, e você leitor já tem todos os resultados dos treinos livres de quinta-feira em mãos. Suas previsões se confirmaram?

Faz algum tempo que estamos falando aqui no GPTotal da “suspensão mágica” dos carros da Mercedes. Um sistema engenhoso, difícil de ser ajustado em uma F1 sem testes, que tenta manter o carro em distância regular e uniforme em relação ao solo. O sistema provou duas coisas até agora: é eficiente em termos de aderência mecânica e devora pneus.

Exatamente por isso que a Mercedes pinta como candidata séria vitória em Mônaco. É um circuito que necessita de altíssima aderência mecânica, é de baixa velocidade (não existem curvas de alta para destruir os pneus) e o asfalto recapeado para a corrida de 2012 não é abrasivo. Junte ao bolo, a quase impossibilidade de ultrapassar.

Mas a Mercedes é só candidata. Nessa pista tudo acontece. Já vimos Senna perder corrida fácil, já vimos Patrese herdar vitória depois de achar que tudo estaria acabado e, poxa vida, até Olivier Panis ganhou!

Além disso, temos a Ferrari com o Alonso em grande forma e cheio de apetite. O rapaz vem motivado depois de sua bela vitória em casa e já mostrou que a Ferrari evoluiu em classificação. Largando mais da frente, é difícil deixar o espanhol fora da lista de sérios candidatos a vitória.

Na Red Bull, como diria o ditado popular “o choro é livre”. Primeiro a crise entre Webber e Vettel, depois as declarações culpando a Pirelli pelo desempenho do carro esse ano. Parece que a equipe se perdeu um pouco. Sempre foram muito quietos. Press-release sem nenhuma informação técnica, só gracinhas e entrevistas animadas. Esse ano os carros não estão na frente e resolveram falar. O problema é que o carro não se entende com os pneus, mas em Mônaco eles podem ter o mesmo benefício da Mercedes porque a Red Bull sofre muito em curvas de alta.

Pra brigar no bolo, completa a lista a Lotus com seus dois pilotos em boa forma e com um sistema de suspensão similar ao da Mercedes. A diferença, até onde se sabe, é que o sistema da Lotus só atua na relação entre a traseira e a dianteira. Pra melhorar Kimi resolveu falar e disse muito: tem duas opções para correr no ano que vem. Bastidores fervem! De quem será a proposta? Certamente uma é da Lotus (Kimi é acionista minoritário, fez parte do seu “pagamento” receber algumas ações da empresa), a outra, suspeitam pelo paddock que é da Red Bull. Ia ser divertido, imagina?

Na turma do meio, a Williams vai lá brigar com a turma do fundão. Perdeu o Bonde. Sauber e STR, vão se matar para encostar na Force India. Quem aproveita tudo isso é a Catheham e a Marussia que até andaram brincando de ultrapassar uma Williams em Barcelona.

Separador

Na Indy500, loteria pura, mas torço por Castroneves. Ele precisa entrar na lista dos Tetra para ganhar espaço nas colunas do GPTotal!

Separador

Informações da Pista

GP de MonacoCircuito: Circuit de Monaco
Voltas: 78
Comprimento: 3.340 km
Distância: 260.520 km
Recorde da Pista:
1:14.439 – M Schumacher (2004)

Programação

Quinta-Feira
5h – 1º treino livre
9h – 2º treino livre

Sábado
6h – 3º treino livre
9h – Classificação

Domingo
9h – Corrida

Separador

Para relembrar Mônaco nossa página no Facebook tem uma boa galeria com mais de 200 fotos de carros que passaram pela pista. Confere Lá!

E para a corrida, qual o seu palpite?

Bom fim de semana e boa corrida!

Abraços
Flaviz Guerra – @flaviz

Flaviz Guerra
Flaviz Guerra
Apaixonado por automobilismo de todos os tipos, colabora com o GPTotal desde 2004 com sua visão sobre a temporada da F1.

3 Comments

  1. Moy disse:

    “Entra ano, sai ano, entra ano, sai ano, e o último fim de semana de Maio continua sendo o mais sensacional do automobilismo. Tem Mônaco. Tem Indy 500. Tem Charlotte 600.”
    Kd o texto com o resto das competições citadas?
    Só falou de F1, pra ficar default 🙂

  2. Fernando Marques disse:

    Este domingo é realmente especial, pois alem do GP de Monaco e das 500 milhas de Indianapolis, poderei ver também meu Mengão fazendo a sua estreia no C. Brasileiro com vitoria certamente diante do Santos no novo estadio Mane Garrincha em Brasilia. Assim sendo já cedo irei ligar a minha pequena TV de 13″” no quintal de casa para acompanhar tudo. E lógicamente assando uma picanha na churrasqueira e regado com umas boas cervejas bem geladas …
    Meus palpites:
    Hamilton vence o GP de Monaco
    W. Power vence finalmente em Indianapolis
    Mengão 3 a 1 no Santos

    Se tudo correr bem certamente a 2ª feira será de ressaca …

    Fernando MArques
    Niterói RJ

  3. Mauro Santana disse:

    É assim que eu gosto dos Domingos!!!!

    Boa corridasss a todos!

    Abraço!

    Mauro Santana
    Curitiba-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *