O que passa pela cabeça…

Perguntas
24/03/2013
O Mais Sujo dos Esportes
01/04/2013

Carlos Chiesa tenta desvendar os mistérios que ficaram escondidos por pilotos e dirigentes nesse GP da Malásia.

…dos principais artistas do circo da Formula 1 depois destas duas primeiras etapas? Vamos especular?

Vettel: Pô, o Christian pegou pesado. Se ele for olhar direito os meus tempos, eu podia ter passado o Webber antes da última parada e aí, como ficariam as posições no último stint? Tá bom que ordem é ordem mas o Mark também tava virando bons tempos no final, não é que ele tava morto não. E aí eu sou mais eu, afinal qual foi o duelo entre nós que ele venceu? E depois, quando me chamaram na 5ª volta o Mark acabou sendo beneficiado.

Webber: Com pneus médios novos, é lógico que o Seb iria fazer tempos melhores que os meus no último stint. Mas combinado é combinado. Agora é melhor me fazer de vítima mesmo, assim a equipe vai ter que me dar uma compensação, pra não ficar mal com a opinião pública. Se não fizerem isso, na primeira chance dou no meio dele e arrumo zero pontos pra equipe. Quero ver só a cara do Marko.

Christian Horner: Quando chamamos o Seb na quinta volta, acabamos criando as condições para o Mark ficar com a corrida na mão. Parece que ninguém reparou que tivemos que chamar o Seb antes do previsto para o último stint, porque o Hamilton estava só a 2,5” dele e ele a 4,2” do Mark. O que a gente não esperava é que o Mark começasse a piorar os tempos duas voltas antes da última parada e assim fosse voltar só meio segundo na frente do Seb. Foi colocar o sorvete na frente da criança.

Helmut Marko: Todo mundo sabe que adoro o Seb mas o que ele fez foi ruim pra marca. O patrão sabe que a maioria dos consumidores se identifica com quem sai de trás e tem uma chance de ganhar e aí ganha. Se não fosse assim o Stallone não teria feito tantas sequências a partir do sucesso do Rocky. Pra marca era melhor que o Mark ganhasse essa corrida. Vamos ter que estudar como compensar isso. É ótimo ganhar o campeonato, ainda mais com o Seb, mas a imagem da marca é o mais importante. Agora, o Mark também não ajuda, lembrando publicamente que o Seb é meu protegido. Dessa vez eu estava do lado dele.

Lewis: Parece que fiz bem em assumir, publicamente, que o Nico é que deveria estar ali. Todo mundo está elogiando, dizendo que essa é a atitude de um verdadeiro esportista, um verdadeiro campeão. Agora, preciso perguntar pro Ross se colocar 2 ou 3 quilos a menos de combustível, numa corrida que começa molhada e termina seca, com tantas variáveis, se vale mesmo a pena para ganhar 5 ou 6 segundos no final das contas. Se não precisasse controlar tanto o consumo…

Ross: Parece que ninguém percebeu que o Lewis esteve o fim de semana inteiro na frente do Nico. Seria justo deixar o Nico passar? Ralamos tanto para chegar nesse nível de competitividade, para entrar realmente na turma que pode vencer o campeonato e vamos tirar pontos preciosos do piloto que mais tem chances? O Nico não iria conseguir tirar pontos das RB, então qual a vantagem em deixar ele passar?

Nico: Ninguém dava nada por mim mas consegui deixar todo mundo de saia justa. Já percebi que, como fez o Button, não dá pra competir com o Lewis na classificação mas, no quesito moer pneus ele é soberano. Preciso me aprimorar em gastar menos borracha e combustível que ele, para ter alguma chance, ainda mais agora que o carro parece estar num nível melhor que o do ano passado.

Alonso: Será que o Seb meteu o pé no freio de propósito? Ou será que o carro dele ainda estava desarrumado naquelas condições de pista e pneus? Da próxima vez talvez seja melhor eu tentar ser conservador e não entrar tão colado assim, afinal a corrida não termina na primeira volta. Ainda mais quando ainda está molhada e vai secar logo em seguida. Se as condições forem estáveis, talvez tenha que ir mesmo pro tudo ou nada na primeira volta mas se tiverem outros fatores que podem decidir… No ano passado mostrei tão claramente isso, ganhando corridas pensando na estratégia de longo prazo e em condições variáveis… Preciso ficar mais atento.

Pat Fry: É, a asa dianteira não resiste a uma reta longa mesmo. Mas naquele momento valia a pena arriscar. Como podia imaginar que, mesmo quebrando, ela fosse jogar o Fernando na brita? Se ele tivesse conseguido voltar pros boxes podia ter feito uma corrida de recuperação e provavelmente terminaria embolado com as Lotus. Mas o pior de tudo foi ficar sem saber como seriam os tempos dele na corrida, comparar com os do Felipe e assim localizar como realmente estamos diante da concorrência.

Felipe: Bom, é tudo que eu precisava para ter alguma chance de ser campeão ou pelo menos vice. Se o Alonso ficar mais uma vez com zero pontos e eu conseguir terminar perto das Red Bull, aumento a distância na tabela e aí a equipe vai ficar de saia apertada. Felizmente a polêmica com as RB e as Mercedes mostrou que é pior para a marca ordens favorecendo um piloto. Fica feio, como o Rubens provou em 2002. Quem sabe com um pouco de sorte… Mas preciso ter a mesma consistência em corrida que o Alonso, o que não é nada fácil, nisso ele realmente é bom pra caramba.

Kimi: O que o Grosjean brigou com o carro na Austrália eu tive que brigar em Sepang. Será que vai ser sempre assim?

Grosjean: Finalmente consegui terminar na frente do Kimi e sem ser por acaso.

Eric Bouiller: Felizmente deu tudo certo com o Kimi em Melbourne, mas parece que foi uma coisa pontual. Acho que não estamos tão bem assim quanto parecia. O carro consome menos borracha mas isso não é garantia de sucesso.

Hulkenberg: Precisa melhorar muita coisa nessa Sauber. Será que fiz a escolha certa saindo da Índia? Eu podia estar mostrando o serviço que o Adrian está mostrando agora. Parece que essa tentativa de um pacote aerodinamico mais compacto da Sauber não vai funcionar. Pena, se eu estivesse aqui no ano passado não teria deixado passar a chance que o Perez teve.

Vijai: Acho que exagerei ao mandar o pessoal economizar. Aquela ferramenta pra tirar a roda esquerda dianteira precisa ser trocada. Dois carros fora por causa dela!!!!!

Carlos Chiesa
Carlos Chiesa
Publicitário, criou campanhas para VW, Ford e Fiat. Ganhou inúmeros prêmios nessa atividade, inclusive 2 Grand Prix. Acompanha F1 desde os primeiros sucessos do Emerson Fittipaldi.

1 Comments

  1. Fernando marques disse:

    A temporada de Formula 1 pelo visto começou quente … mais fora das pistas do que dentro dela …

    Fernando Marques
    Niterói RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *