O troco, parte 2

A era de ouro é agora!
29/06/2016
Clash austríaco
04/07/2016

Dando continuidade na série sobre momentos chave na história da NASCAR.

Olá, amigos!

Continuando nossa série sobre os famosos “payback” que sempre acontecem na NASCAR, hoje vamos falar sobre uma disputa um pouco mais recente, ocorrida no ano passado, 2015, entre Matt Kenseth e Joey Logano. Essa disputa foi bastante intensa, principalmente por envolver o piloto do carro número 22, Joey Logano, que sempre está envolvido em polêmicas nas pistas.

Tudo começou na corrida do Kansas, a segunda prova do segundo turno de eliminação do Chase. Logano vinha de quatro vitórias seguidas, incluindo a corrida de Charlotte, primeira etapa eliminatória da segunda fase do Chase. Matt Kenseth ainda não estava classificado para a próxima rodada, tendo que vencer no Kansas ou na dificílima Talladega, onde só venceu uma vez em sua carreira de 16 anos.

O piloto do carro 20 vinha fazendo uma excelente corrida e, faltando 5 voltas para o fim, liderava a prova com o sempre veloz Logano em sua cola. Alguns retardatários na frente e Logano se aproximou de forma muito veloz. Kenseth tentou bloquear a passagem do carro 22, porém, ao entrar na curva 01, Logano tocou a traseira do carro 20, que rodou e que, mesmo não tocando o muro, viu sua corrida ir para o espaço. Vitória de Joey Logano, que antes do fim da prova falou em seu rádio que Kenseth o havia fechado várias vezes e que isso (o toque) era parte da corrida. As chances de Kenseth passar para a próxima fase do Chase caíram drásticamente com esse revés e o piloto não ficou nada satisfeito.

Na ocasião Kenseth disse que estava defendendo sua linha, e que os bloqueios eram somente movimentos de defesa para manter a melhor linha e impedir que Logano o ultrapassasse. Kenseth também comentou que sempre havia respeitado Logano nas disputas que tiveram, mas que a partir daquele momento as coisas mudariam. E realmente mudaram…

Veja só o movimento do sempre polêmico Logano:

httpv://youtu.be/ML58B5o-YUU

Após a batida, Brian France, o CEO da NASCAR, disse que o toque foi algo normal da categoria e que nenhuma punição seria dada ao piloto do carro 22. Com certeza Matt Kenseth não gostou nada dessa declaração.

Na corrida seguinte, em Talladega, Logano venceu novamente e Kenseth chegou apenas em vigésimo sexto lugar. Isso significou a eliminação do piloto do carro 20 do Chase, e também da disputa para vencer seu segundo título da categoria.

Na sequência da disputa, a NASCAR chegou em Martinsville, o pequeno e apertado circuito curto e que sempre traz boas corridas. Já fora da disputa pelo título, Kenseth já não tinha nada a perder e estava bem na prova, disputando as primeiras posições. Em uma relargada já na parte final prova, Kenseth estava em segundo, atrás de Logano e ao lado de Brad Kaselowski, companheiro de Logano na equipe Penske. Após contornar a curva 01, um toque entre Brad e Kenseth fez com que o piloto do carro 20 fosse para o muro, terminando suas chances de vitória na prova.

Após voltar para os boxes e fazer reparos em seu carro, Matt Kenseth voltou para a prova e logo tomaria mais uma volta do então líder, Joey Logano. Era a oportunidade perfeita para o payback, porém em circunstâncias completamente diferentes.

Diferentemente da ocasião anterior no Kansas, dessa vez eles não estavam disputando a vitória na prova. Logano estava dando uma volta em um retardatário e nunca iria esperar qualquer dificuldade em ultrapassar o carro mais lento e, assim, seguir na liderança. Kenseth tinha outra ideia e estava disposto a devolver o favor ao piloto do carro 22.

Assim que Logano colocou o carro de lado e ultrapassou Kenseth na reta, o que se seguiu foram segundos de suspense, já que todos sabiam que Matt ainda estava bravo com Joey. Ao entrar na curva 01, Kenseth simplesmente não freou e lançou seu carro em cima do carro 22. O público foi à loucura e vibrou com a manobra, aparentemente reprovando o movimento de Logano duas semanas antes, ou até mesmo pelo histórico de confusão do jovem piloto do carro 22.

Os dois acidentes de Kenseth: toque com Kaselowski e “atropelando” Logano depois.

httpv://youtu.be/Pe7YunsEg2M

Após a corrida, Logano declarou que foi um movimento covarde de Kenseth, e que era uma situação completamente diferente, já que não estavam disputando o título. Com toda cara de pau do mundo, Kenseth disse, após a corrida, que após a batida com Kaselowski seu carro estava com muitos danos e que não consegui fazer a curva 01, batendo em Logano. Claro que todo mundo acreditou nessa explicação, certo?

Dias depois da corrida Kenseth assumiu o toque proposital e disse que estava apenas consertando algo que precisava ser arrumado. A NASCAR não gostou nada dessa história e puniu o piloto do carro 20 com duas corridas de suspensão.

Enquanto estava suspenso de correr, Kenseth ainda deu uma alfinetada nos organizadores da categoria, quando assistiu Jimmie Johnson vencer a prova do Texas com uma ultrapassagem limpa em Brad Kaselowski, a 4 voltas do fim, escrevendo em um twitte que aquilo sim era normal da categoria.

Muitos acreditavam que após a punição os ânimos sossegariam, e isso realmente aconteceu, porém já em 2016, os dois novamente se acharam na pista, em Talladega e novamente Kenseth não gostou.

Kenseth bravo com Logano. De novo:

httpv://youtu.be/b6_isU0g33A

Essa história e rivalidade ainda promete ter vida longa, principalmente quando chegarmos nas corridas do Chase, já que ambos estão classificados.

O campeonato atual está bem embolado, com vários pilotos conseguindo vitórias. Os jovens Chase Elliott e Ryan Blayney estão surpreendendo e andando muito bem, mesmo que ainda não tenham conseguido vitórias. Sem dúvida a nova geração de pilotos promete dar muito trabalho aos “macacos velhos” da categoria. E você, está torcendo pra quem?

Grande abraço!
Rafael Mansano

Rafael Mansano
Rafael Mansano
Viciado em F1 desde pequeno, piloto de kart amador e torcedor de pilotos excepcionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *