Voltamos, ao clássico!

Biografia de uma Ultrapassagem
29/08/2012
Cobra com asa
03/09/2012

A Fórmula 1 volta das férias de verão para uma corrida no clássico Spa!

As férias de 4 semanas pareceram um ano inteiro. Onde já se viu uma F1 sem testes? Uma F1 com férias? O mundo não é mais o mesmo, a situação anda tão borococho que não teve nem silly season, a famosa boataria de troca de pilotos. Tudo calmo. Tudo em paz.

O que passou em 1 ano, rondou minha cabeça nessas 4 últimas semanas. Exatamente um ano atrás eu começava a escrever no recém renovado GPTotal. Foi nesta mesma fase do campeonato, um ano atrás, que iniciei minhas colunas “pré-corrida” no time de colunistas do site. O desafio é imenso e sair do “backstage” para cá, foi uma grande mudança. O apoio de Eduardo Correa e todos os colunistas foi fundamental, os ensinamentos a cada coluna também. A rotina acabou mudando um pouco, a forma de ver corridas também e, principalmente, a forma de organizar os pensamentos, pesquisar, verificar e publicar foram introduzidos nas rotinas de atualização do site. De lá pra cá, foram 22 colunas!

Não é mera coincidência, o GPTotal também faz um ano nesse novo layout/formato. Nesse um ano, foram 152 colunas publicadas pelo time. Nossas colunas foram vistas por mais de 24.000 pessoas diferentes em mais de 155.000 leituras de colunas. A turma de leitores nos presenteou com mais de 1.100 comentários e expandimos a presença do GPTotal para o Facebook, onde temos mais de 300 pessoas que “curtem” esse trabalho.

Para essa turma toda que acompanha o GPTotal, muito obrigado!

Retrospectiva temporada 2011/12, pra matar saudade!

Colunas mais Lidas
O filme de 93 – Marcel Pilatti

Hungria, 86: Um olhar diferente – Márcio Madeira

10 anos! – Eduardo Correa

Revisitando 2007 – Márcio Madeira

Mera formalidade matemática – Lucas Giavoni

Primeira coluna do novo formato
Goodwood ou sweet dreams? – Tiago Toricelli

A coluna mais comentada
(Ma che?) Macchina! – Marcel Pilatti

Pois bem, Chegamos ao delicioso Spa-Francorchamps. No meio das montanhas, o clima instável e a distância carnavalesca da prancheta de Hermann Tilke, nosso projetista mais querido. É hora de sacudir a poeira e ver o que os times reservaram para a segunda metade do campeonato. Hoje não vou falar de ultrapassagens nessa pista, o relato definitivo está na coluna do Marcio Madeira dessa semana. Dê uma passadinha lá pra lembrar essa história.

A pista de Spa continua a preferida dos pilotos, talvez rivalizando com Suzuka. Apesar da Eua-Rouge não ser mais o grande desafio que era antigamente por conta de toda a pressão aerodinâmica gerada pelos bólidos, ainda é emocionante para o piloto e para o público os 20 segundos de aceleração plena desde o hairpin da curva 1 antes de chegar no seu ponto de tangência em descida. Os bólidos podem ter facilitado o trabalho dos pilotos, mas ainda temos momento de pura emoção, como não lembrar de Webber e Alonso no ano passado? Certeza que você ficou olhando com cara de “isso não vai dar certo” e prendeu a respiração.

httpv://youtu.be/RF-qL6W2mcw

Não podemos esquecer que a Eau Rouge durante alguns anos não foi a curva mais temida. Até 1970 a F1 corria no traçado antigo de Spa – outras categorias duraram até 1978 – com seus gigantescos 14.1 km pelas estradinhas e vilarejos da Bélgica. Nessa pista extremamente veloz e perigosa os pilotos tinha que desafiar a curva Masta. Uma chincane que cortava duas retas de aproximadamente 2.4km cada. Lembre-se, eram estradas ainda. Não havia asfalto especial, guard-rails, área de escape. Alguns montinhos de feno separavam a estrada dos espectadores.

É difícil de imaginar? Vamos buscar ajuda do Luis Fernando Ramos, o Ico. Ele andou de carro pela antiga pista e gravou um video da pista antiga nos dias de hoje.

httpv://youtu.be/v66SSTY3Jws

Logicamente a categoria abandonou Spa em busca de mais segurança e só retornou em 1983, alternou com Zolder em 1984 e encaixou uma sequencia de provas a partir de 1985. Já era um circuito renovado e muito próximo do atual, ainda sem sofrer as alterações na Bus stop.

Pra variar e não perder o costume, o maior vencedor de todos os tempos é o senhor Michael Schumacher (1992, 1995, 1996, 1997, 2001, 2002), depois temos Senna (1985, 1988, 1989, 1990, 1991) e empatados Jim Clark (1962, 1963, 1964, 1965) e Kimi Räikkönen (2004, 2005, 2007, 2009). Será que o Finlandês sobe para um empate com Senna?

 

Informações da Pista
Dimensão:
7.004 km
Voltas: 44
Distancia:
308.052 km
Volta mais Rápida*:
1:45.108 – K Raikkonen (2004)
Circuito de Spa
*Volta mais rápida em corrida

O campeonato entra em uma fase de tiro rápido. São nove corridas em 13 finais de semana disponíveis até o fim do novembro brasileiro. Não há mais tempo para experimentações e testes. Serão muitas viagens e pouco tempo para desenvolver soluções que virem o jogo.

Todas as equipes prometem atualizações até o fim do campeonato. Mas é difícil acreditar que isso será feito sem prejudicar o desenvolvimento dos carros do ano que vem. Vai ser interessante entender o equilíbrio que cada time vai apresentar.

A Lotus vem cantando a 4 ventos que vem forte, de colocar medo nos adversários. É realmente possível se considerarmos o bom efeito do seu duplo DRS nas longas retas. O problema dos carros pretos é justamente a classificação onde eles poderão utilizar a asa a vontade. Para corrida eles terão que torce por calor, condição que são realmente superiores no trato da borracha. A Red Bull não é dominante aqui por conta da velocidade de reta inferior a dos rivais, mas o equilíbrio do carro em curvas de alta garantiram a vitória dos austríacos ano passado. McLaren espera mostrar a força de seu motor e de um carro bem ajustado, deixando pra trás o 1º semestre oscilante. A Mercedes vem em ritmo de festa para comemorar os 300 GPs do seu piloto predileto. O grande Schumacher espera usar a potencia do motor e o seu DRS avançado para ter um momento de brilho na temporada. Eu particularmente torço (torcida mesmo, nada imparcial) por um pódio do alemão. E a Ferrari? Bom a Ferrari trouxe o Alonso e um caminhão de piadas sobre Felipe Massa. Até a Lotus entrou na brincadeira com a situação do brasileiro. Realmente é o time de um carro só.

Sentimos sua falta, F1.

Flaviz Guerra – @Flaviz

Flaviz Guerra
Flaviz Guerra
Apaixonado por automobilismo de todos os tipos, colabora com o GPTotal desde 2004 com sua visão sobre a temporada da F1.

3 Comments

  1. Mauro Santana disse:

    Corrida tesão!!!

    E pra que DRS nesta pista!?

    O Kimi se lascou pra passar o Schumy, e tomou um troco de maneira ridícula por causa do DRS!

    Depois teve que inventar uma das mais fantásticas ultrapassagens na Eau Rouge, que ficará para história!

    Agora o Massa e o Senna não tem jeito mesmo, os caras não conseguem andar na frente.

    Só quero ver 2013 quem será o representante brasileiro na F1.

    Abraço!

    Mauro Santana
    Curitiba-PR

  2. Fernando Marques disse:

    Flavis,

    parabens a voce e a todos os colunistas do GPTotal pelo sucesso do site que é o melhor do Brasil em termos de automobilismo … como sou assiduo frequentador (creio eu que desde 2004) me sinto extremamente feliz pela existencia do GP Total e poder há tanto tempo sempre me sentir motivado a comentar e a interagir com os amigos do Gepeto.

    SPA é SPA!!! … e talvez a corrida que mais tenho expectativa de assistir todos os anos. E este ano promete chuva … Estive pensando em quem apostar para vencer este ano.Tarefa dificil!!! … Mas lendo a coluna do Flavis aposto em Kimi Raikkonen … Ninguem hoje no circo anda tão bem em SPA quanto ele …

    Fernando Marques
    Niterói RJ

    • Fernando Marques disse:

      Aproveitando que estamos em fim de semana de GP na Belgica … pergunto se ainda existe o Circuito de Zolder …ali o Rato fez uma de suas melhores corridas ao vencer a corrida em 74 tendo na sua cola e grudado na sua caixa de transmissão as Ferraris de Lauda e Reggazoni desde o inicio da prova até o fim …

      Fernando Marques
      Niterói RJ

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