Caro Sr Bernie Ecclestone
Respeitosamente dirijo-me aos sr., ainda que ache pouco provável que venha a ler estas palavras. Mesmo assim, lhe peço: atenda ao apelo de milhões de fãs da Fórmula 1 em todo o mundo e ceda, salvando a categoria mais importante do automobilismo, a única que tem legitimidade para eleger um campeão mundial.
É preciso ceder, sr. Bernie, não há alternativa. Os principais construtores – Ferrari, McLaren/Mercedes, Renault e BMW, ainda que não necessariamente a Williams – exigem uma nova divisão do formidável bolo de dinheiro, coisa de US$ 2 bilhões, que o sr. arrecada todo o ano, ficando com US$ 1,5 bilhão e dividindo o saldo pelas dez equipes.
O sr. ganhou, merecidamente, bilhões de dólares nas últimas décadas, tornando-se um dos homens mais ricos do mundo, ao liderar a transformação de uma categoria semi-amadora em atração global só comparável à Copa do Mundo e às Olimpíadas. Fez isso em grande parte por méritos próprios, com a sua determinação, dinamismo e visão de negócios equivalente ao dos maiores tycoons da humanidade.
Mas o sr. parece ter ficado cego com o próprio sucesso e refém de uma ambição que não tem fim. É verdade que se não fosse o sr., não haveria tanto dinheiro assim e foi por isso que construtores e equipes concordaram em ceder-lhe tanto. Afinal, o risco e o trabalho eram todos seus.
Os tempos são outros, porém, e o sr. não pode considerar injusto a proposição dos construtores e equipes. Eles têm de se virar apenas com o dinheiro dos seus patrocinadores, um dinheiro cada vez mais escasso e difícil, enquanto têm de investir quantias cada vez maiores em desenvolvimento, tecnologia, equipes, marketing etc.
Sei que é difícil para qualquer pessoa ter tanto dinheiro e abrir mão de parte dele. Sei que não é próprio da natureza humana este tipo de generosidade. Mas veja o preço que terá de pagar caso não ceda. Com o fim do Pacto da Concórdia, em 2007, Ferrari, McLaren, Renault, uma equipe equipada com motores BMW (talvez a própria Williams se bem que nunca se sabe o que vai sair daquelas cabeças teimosas) e provavelmente Honda e Toyota vão organizar o próprio campeonato.
É verdade que, pelo menos nos primeiros anos, este novo campeonato não poderá se utilizar das pistas da Fórmula 1 atual, todas elas amarradas por contratos de longo prazo com o sr.. Também não poderá usar a marca Fórmula 1, que o sr. comprou por cem anos da Fia por uma ninharia. Mas os construtores irão em frente porque têm muito dinheiro para investir e levarão consigo a Ferrari, a equipe que é sinônimo do melhor automobilismo de competição.
E ao sr., caso não ceda, restará organizar uma Fórmula 1 emasculada, apenas com equipes pequenas e sem expressão, correndo em autódromos gigantescos como o da China e Bahrein muito provavelmente com arquibancadas vazias, como as que costumamos ver nas corridas de IRL e Champcar.
Vale a pena, sr. Bernie?
Certamente não vale, tanto mais para um homem como o sr., que ama as corridas e que, em Monza 70, teve a coragem de ir até o local do acidente mortal do seu protegido Jochen Rindt, voltando de lá a passos firmes, o capacete do austríaco sob o braço, para dar a notícia à viúva.
Por isso, atenda ao nosso apelo: ceda. Com seu talento e inteligência será possível buscar uma saída honrosa, deixando o seu nome ainda mais lustroso para as gerações futuras.
Ainda há tempo. O homem que fez em grande parte a Fórmula 1 moderna não pode ser o mesmo que a levará ao túmulo.
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Enquanto torço para que Bernie Ecclestone leia e aceite minhas modestas ponderações, permitam-me algumas notas:
1 – depois de Castilho de Andrade, mais novidades no GPTotal: na próxima quinta, estréia a coluna de Cesare Maria Mannucci, jornalista italiano que há décadas cobre a Fórmula 1 para a revista AutoSprint. Dia 9, é a vez de Ernesto Rodrigues, autor do bestseller Ayrton, O Herói Revelado. Trata-se da mais completa biografia já escrita sobre Senna, trinta mil exemplares vendidos. Ernesto promete enviar todos os meses histórias de Senna que não entraram no livro, além de comentar fatos da atualidade. Teremos mais novidades antes do final do ano mas vou deixar o Panda conta-las.
Castilho, Cesare Maria e Ernesto juntam-se ao Ricardo Divila, revezando-se como colunistas convidados enquanto Alessandra Alves e Tite passam a dividir espaço comigo, Panda e Ico, assinando colunas quinzenais. Bob Sharp segue como consultor para assuntos técnicos.
E com este time para Ferrari e McLaren nenhuma por defeito que o GPTotal vai encarar a temporada de 2005. Te cuida, Schumacher!
2 – Amanhã, terça-feira, dia 30, todos ao lançamento do livro Rally dos Sertões, escrito pelo amigo Tiago Toricelli, que participou da competição como navegador. Como vocês já devem ter visto no banner aí em cima, o lançamento será na Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera, em São Paulo, a partir das 19h. Estarei lá e aguardo vocês.
3 – Para quem se vira no inglês e tem paciência e curiosidade para entender um pouco mais a esperteza diabólica do Bernie Ecclestone, posso enviar por e-mail uma análise detalhada sobre as relações entre Bernie Ecclestone e os três bancos que, tadinhos, pagaram US$ 1,6 bilhão por 75% da Slec, a empresa que controla os contratos comerciais da Fórmula 1.
O mais incrível é que, a despeito de deterem a maioria das ações da empresa, os bancos não conseguem controlá-la e, caso destituam Bernie do controle, podem perder o contrato que dá a Slec a exclusividade de organização da Fórmula 1.
O material inclui a sentença inicial da Justiça inglesa sobre o caso. Aliás, se os bancos ganharem a disputa, pode até acontecer de Bernie Ecclestone perder o controle sobre a Fórmula 1. Neste caso, desconsiderem os termos do meu apelo. E enviem e-mail ao site caso desejem receber o material.
4 – Já esta oferta, acho, interessa a muito mais leitores. Também gentileza de Divila, tenho em formato digital as três voltas finais do GP da França de 79, com a famosa disputa entre Gilles Villeneuve e Rene Arnoux.
Sei que uma grande parte dos leitores já a viu mas, para quem não a conhece, vale a pena. É um arquivo de cerca de quatro megas e posso enviá-lo a quem enviar um e-mail ao GPTotal. E se quiserem saber mais sobre esta que foi uma das mais espetaculares disputas de posição de toda a história da Fórmula 1, por favor, clique aqui.
Boa semana a todos
Eduardo Correa |