Olá amigos
junto da coluna que traz a cobertura do GP de Singapura, estamos linkando nosso video nos quais os gepetos comentam a corrida. Clique, curta, comente. Ficaremos felizes também se “assinarem” o canal que, como o site, é para vocês, leitores.
Para ser campeão mundial de F1 em 2024, Max Verstappen terá que trabalhar como faziam os treinadores de futebol italianos até a década de 1990, ou seja, fazer uma marcação homem a homem em Lando Norris. Não é mais segredo que a McLaren tem o melhor carro com certa vantagem sobre os demais, em particular, o Red Bull RB20 de Verstappen. E não será em toda corrida que Lando Norris cometerá erros bobos e a McLaren executará os ‘Papaya Rules’.
Nesse domingo Norris enfiou mais de 20s no segundo colocado, mesmo cometendo três erros que devem ter mandado Zak Brown a um cardiologista. Foi uma verdadeira varrida do inglês da McLaren em Singapura. Só que para desespero de Lando, o segundo colocado foi Max Verstappen, mitigando a sua hoje desvantagem técnica com outra corrida de contenção de danos.
O final de semana singapuriano começou com uma polêmica vazia, onde a FIA e seu presidente ‘amostradim’ Mohammed bin Sulayem cismou que os pilotos de F1 estão falando palavrões demais. Na entrevista coletiva pré-treinos livres Max Verstappen usou a palavra ‘fuck’ para definir seu carro e mesmo pedindo desculpas no mesmo momento, o neerlandês não escapou do escrutínio da FIA, que o obrigou a prestar ‘serviço de interesse público’.
Uma punição totalmente desnecessária e que levou à Max Verstappen protestar de forma genial. Após a classificação, o piloto da Red Bull foi monossilábico no evento promovido pela FIA e foi logo avisando que a entrevista de verdade aconteceria fora da sala. O motivo? Não ser multado.
Max foi apoiado por todos os pilotos e os membros da F1 em geral, enquanto Bin Sulayem vai aumentando sua fama de antipático e querer aparecer a todo custo.
Nos últimos dezesseis anos, o Grande Prêmio de Singapura se caracterizou pela corrida cansativa para os pilotos e as entradas do Safety-Car, de forma lícita ou não. Porém, a edição de 2024 entrou para a história como a primeira sem qualquer intervenção do SC e como consequência, tivemos uma das corridas mais sacais da temporada 2024 da F1. Os pilotos saíram dos carros exaustos, com destaque para Russell, que saiu cambaleante do seu Mercedes. Só que foi igualmente exaustivo para quem acompanhou o Grande Prêmio de Singapura permanecer alerta as sessenta e duas voltas de corrida, onde muito pouco aconteceu.
Os treinos tiveram a Red Bull sofrendo muito nos treinos livres, mas Max Verstappen tirando leite de pedra para colocar seu carro numa boa posição, mesmo que não podendo fazer nada demais contra Lando Norris. O piloto da McLaren conseguiu a pole e não teria a presença de Oscar Piastri por perto e colocar dúvidas na cúpula da McLaren, além das Ferraris, que inicialmente pareciam ser as únicas capazes de bater de frente com a McLaren, mas o time de Maranello teve sérios problemas de temperatura de pneus no Q3, com Leclerc fazendo um tempo ruim antes de ter sua volta deletada (Track Limits) e Sainz, pole no ano passado, estampou seu carro no muro.
Haviam dúvidas de como Lando Norris se comportaria na largada, mas após mais de cem corridas e duas vitórias, finalmente Lando Norris completou a primeira volta na liderança da corrida, depois de uma largada sem maiores arroubos, onde o piloto da McLaren tracionou muito bem para permanecer à frente de Verstappen. Já o neerlandês se viu atacado por Hamilton, que largou com pneus macios, mas Lewis nitidamente respeitou a situação do campeonato e não foi mais incisivo no ataque à Max, mantendo o terceiro lugar. Houveram algumas saídas de pista na primeira chicane, mas todos sobreviveram a primeira volta sem ferimentos, iniciando a longa procissão singapuriana.
Ainda na segunda volta Norris abriu 1s de Verstappen, evitando qualquer ataque do representante da Red Bull. Na realidade, Lando destruiu a concorrência, mas o inglês esteve longe de efetuar uma corrida perfeita. Por três oportunidades Norris desconcentrou-se e quase jogou a vitória pela janela, com destaque da escapada de pista na volta anterior ao seu pit-stop, onde por muito pouco quebrou a asa dianteira, mas afortunadamente nesse momento Lando tinha 28s de frente a um solitário Verstappen. Claro que a vitória foi muito importante para Norris pensando no campeonato, mas para seu azar, Max esteve impecável nesse final de semana, levando seu carro nas costas rumo a um segundo lugar.
Max ainda tem duas corridas de vantagem no campeonato e só restam seis corridas e três sprints para o término do certame. Verstappen faz uma nervosa contagem regressiva ao tetracampeonato, mas qualquer vacilo de Max e Lando tem todas as ferramentas para encostar de vez e efetuar uma virada que seria histórica.
A briga pela terceira posição foi um pouco mais animada. Hamilton saiu com pneus macios talvez pensando em atacar na largada, mas mantendo a mesma posição no apagar das cinco luzes vermelhas, logo ficou claro que a sua estratégia não tinha sido das melhores. Um dos primeiros a fazer o pit-stop, Hamilton teria que economizar no ritmo com os pneus duros, para desespero do inglês, que novamente reclamou bastante via rádio. Russell vinha logo atrás de Hamilton no primeiro stint e rapidamente tinha mais ritmo do que o companheiro de equipe, mas George sabia que seu maior rival não seria Hamilton. Piastri não largou muito bem, chegando a ser ultrapassado por Hulkenberg e sabendo que ficar atrás do alemão poderia destruir sua corrida, o australiano deu o troco em Hulk ainda na primeira volta. Ficando atrás do duo da Mercedes, Piastri estendeu seu stint ao máximo, só parando depois da metade da corrida.
Mesmo colocando os mesmos pneus duros da dupla da Mercedes, Piastri tinha mais borracha para gastar e por consequência, mais ritmo. Piastri ultrapassou Hamilton e Russell de forma bastante parecida, por fora na freada após a reta oposta, garantindo mais um pódio e consolidando ainda mais a primeira posição da McLaren no Mundial de Construtores. A corrida de Pérez foi condicionada por sua posição de largada pobre e após ficar bastante tempo atrás de Colapinto, o mexicano se livrou do argentino na rodada de pit-stops, mas acabou preso atrás de Hulkenberg no final da prova, só marcando um pontinho.
A sorte da Red Bull foi que da mesma forma que Checo teve uma classificação para esquecer, a Ferrari também lamentou bastante o que fez no Q3 no sábado. Leclerc ficou o primeiro stint inteiro atrás de Hulkenberg e Alonso, se sentindo frustrado, pelas próprias palavras do monegasco. Quando Alonso parou, Leclerc aumentou seu ritmo, ultrapassou Hulkenberg e ao fazer sua parada, Charles partiu para cima da dupla da Mercedes, emulando o que fez Piastri. Se com Hamilton Leclerc não teve maiores dissabores, Russell defendeu muito bem a quarta posição, terminando logo à frente de Leclerc, no que foi a única briga séria no final da prova. Com isso, a Ferrari perdeu pontos para a Red Bull no Mundial de Construtores, mesmo com Sainz se recuperando de uma largada ruim e finalizando a prova em sétimo.
Com as quatro equipes grande tendo um abismo para as demais, Alonso e Hulkenberg fizeram corridas valentes e superaram a Red Bull de Pérez e amealhando alguns pontinhos. Com o nono lugar, Hulk entrou no top-10 do Mundial de Pilotos, de certa forma, dando razão à Sauber/Audi sua contratação. O mesmo não vale para Bottas, que terminou atrás até mesmo do seu fraco companheiro de equipe Guanyu Zhou. Segundo consta, Bottas terá seu contrato renovado com a Sauber/Audi, terminando os sonhos de Franco Colapinto e Gabriel Bortoleto de ter um lugar na F1 em 2025. Confirmado essa informação, mais do que a não presença dos dois jovens no grid da F1 em 2025, ter um piloto como Bottas, claramente em declínio e sem acrescentar nada ao time quando ainda se chamava Alfa Romeo, na equipe que será Audi mostra bem a falta de ambição de Mattia Binotto e explica ele ter saído da Ferrari pela porta dos fundos de Maranello.
Ainda no pelotão intermediário, destaque para outra corrida de gente grande de Franco Colapinto, logo atrás de Checo e por muito pouco fora da zona de pontos, além de ter assustado Alexander Albon com uma largada agressiva. Outro fator importante é que podemos ter visto a última corrida de Daniel Ricciardo na F1. Podendo perder Liam Lawson via contrato, a Red Bull deverá dispensar Ricciardo de forma imediata na Racing Bulls. Daniel fez outra corrida medíocre, mas ainda se mostrou um team player ao sacrificar ainda mais sua corrida para garantir a melhor volta da corrida e tirar o ponto de Lando Norris, que poderá fazer muita diferença no campeonato lá na frente. Verstappen agradeceu a cortesia, mas a emoção de Daniel Ricciardo em sua entrevista tocou a todos que gostam de F1 e mesmo que o tempo de Ricciardo tenha passado, o australiano foi um piloto de ponta quando esteve na Red Bull na década passada, além de ter ganhado vários fãs pela sua simpatia e sorriso contagiante.
Não foi uma boa corrida de se assistir e mesmo com Lando Norris tentando dar ‘emoção’ à prova com algumas saídas de pistas que devem ter deixado Zak Brown de cabelo em pé, pode-se afirmar que a edição de 2024 do Grande Prêmio de Singapura não deixará muitas saudades.
Lando Norris não tem nada com isso e dominou a corrida singapuriana, só perdendo o Grand Chelem por causa da melhor volta de Ricciardo, causando um certo desconforto à McLaren pelo ponto perdido. Para o campeonato, Max Verstappen iniciou uma marcação homem a homem em Lando Norris, em sua contagem regressiva rumo ao título.
Abraços!
João Carlos Viana
2 Comments
J.C. Viana,
Só tenho uma coisa a dizer … minha utópica previsão do que poderia acontecer nessas últimas (comentário que fiz após gp do Azerbaijão) foi pro espaço.
Grande vitoria do Lando
Grande performance do verstappen
Grande corrida do Piastri
Numa corridinha chata de se ver
Fernando Marques
Niterói RJ
Não tem como não estar sempre aqui. Obrigado. Boa semana a todos