Felipe Massa esteve muito próximo de se tornar o quarto brasileiro a ganhar o Mundial da F1, ao final do GP do Brasil de 2008, uma das corridas mais dramáticas da história do automobilismo.
O título não veio, de uma forma particularmente dolorosa, mas não diminui a carreira do brasileiro – 269 GPs, onze vitórias, 41 pódios, dezesseis poles e quinze melhores volta –, mais que merecedora de homenagens, entre as quais estas breves lembranças dos F1 que ele pilotou.
2002 – Sauber C21
Os bons resultados de Massa em 2000 e 2001 nas Fórmulas Renault e 3000 lhe garantiram um contrato com a Ferrari, que o indicou para a Sauber, que usava os motores italianos.
E lá foi Massa, correr ao lado de Nick Heidfeld em 2002, em um carro fraquinho (o modelo C21, foto acima), mas que se beneficiou de uma oposição mais frágil ainda, de forma que a equipe terminou o ano em 5º no Mundial de Construtores, mesmo somando apenas onze pontos, quatro dos quais conquistados por Massa.
Ele pontuou já no segundo GP do ano, na Malásia (item 9 do vídeo ao final desta coluna), chegando em sexto e se tornando o mais jovem brasileiro a pontuar na F1, aos 20 anos de idade, condição que conservou até semanas atrás, quando Gabriel Bortoleto tomou-lhe a posição.
A inexperiência cobrou seu preço, a convivência com a Sauber foi complicada e Massa chegou a ser suspenso por um GP. No final do ano, perde o lugar na equipe para Heinz-Harald Frentzen.
Mas o contrato com a Ferrari valeu alguma coisa e Massa torna-se piloto de testes da equipe em 2003, trabalhando no modelo F2003-GA (foto abaixo)
2004 – Sauber C23
A Ferrari impõe novamente Massa à Sauber, desta vez ao lado de Giancarlo Fisichella. Com o modelo C23 (foto abaixo) brasileiro pontuou em cinco GPs, o melhor deles um 4º lugar em Spa.
Massa termina o ano com doze pontos, dez a menos do que o companheiro de equipe. Nos treinos, Massa se destaca nos GPs da China e em Interlagos, largando em 4º em ambas as provas.
2005 – Sauber C24
Outro ano de resultados discretos. Com o modelo C24 (foto acima), Massa pontua em quatro GPs, um 4º no Canadá sendo seu melhor resultado. É 13º no Mundial, com onze pontos, dois a mais que o companheiro na Sauber, Jacques Villeneuve.
2006 – Ferrari 248F1
Massa assume o lugar de Rubinho na Ferrari. Correndo ao lado de Michael Schumacher, ele demonstra amadurecimento, se integra bem à equipe e acumula resultados: nos treze primeiros GPs do ano, pontua em dez deles, subindo ao pódio quatro vezes.
Sua primeira vitória vem na 14ª etapa. Pilotando o modelo 248F1 (foto acima e na foto que abre esta coluna, com Massa escapando na frente na largada em Interlagos), o brasileiro vence brilhantemente o GP da Turquia, disputado no autódromo de Istambul (item 1 no vídeo). Ele larga na pole e lidera praticamente toda a prova, deixando Fernando Alonso e Schumacher completarem o pódio.
Massa repete a pole no Japão (onde terminou em 2º) e Interlagos, onde venceu sem maiores dificuldades (item 6 do vídeo). O Brasil não via um dos seus vencer em casa desde 1993…
No final, Massa é 3º no Mundial, com 80 pontos, vencido por Alonso, com 134, seguido por Schumacher com 121.
2007 – Ferrari F2007
Michael Schumacher se aposenta e Massa divide a equipe com Kimi Raikkonen. O modelo é o F2007 (foto abaixo, com Massa à frente de Kimi).
O começo da temporada não poderia ser melhor: Kimi vence na estreia e chega em 3º nos dois GPs seguintes, enquanto Massa vence no Bahrein e na Espanha, etapas 3 e 4. Mas a Mclaren, competindo com Alonso e o então estreante Lewis Hamilton, está muito forte, neutralizando a dupla da Ferrari e tornando a temporada incrivelmente disputada.
O desfecho se dará em Interlagos, Kimi levando o título principalmente por conta da disputa suicida entre a dupla da McLaren.
Massa marcará mais oito pódios até o final do ano, inclusive repetindo a vitória em Istambul, além de seis poles. Poderia ter vencido em Interlagos, mas cede o lugar a Kimi, sem maiores dramas.
Termina o Mundial em 4º, com 94 pontos, ante 110 de Kimi e 109 de Alonso e Hamilton.
Foi no GP do Japão de 2007, disputado em Fuji (vídeo acima e também no item 10 do vídeo no final da coluna), que Massa travou a eletrizante batalha contra Robert Kubica em meio a um dilúvio na volta final. A disputa rendeu a Massa o 6º lugar na prova.
2008 – Ferrari F2008
O grande ano de Massa, o quase título com o F2008 (foto acima), os acontecimentos em Cingapura, o vergonhoso acidente forjado de Nelsinho Piquet, o pit stop da mangueira não retirada a tempo, algumas grandes atuações de Massa (Hungria, por exemplo, quando perde a vitória certa a três voltas do final por quebra do motor – item 5 do vídeo no final da coluna)), outras decepcionantes, para dizer o mínimo – Silverstone, por exemplo. Ok, a pista estava impossível, mas Massa rodou cinco vezes!
Foram seis poles (como em Mônaco, item 8 no final da coluna) e mais seis vitórias de Massa no ano – Bahrein, Istambul (três em seguida), França, Europa (em Valência, terra do Manuel Blanco), Spa (após desclassificação de Hamilton) e Interlagos (abaixo e item 2 no final da coluna).
A chuva atrasa a largada em Interlagos, onde os deuses do esporte conspiram a favor do jovem Lewis Hamilton, em prejuízo do brasileiro.
No final, o título perdido para o inglês por um ponto!
2009 – Ferrari F60
O ano do pavoroso acidente nos treinos para o GP da Hungria, dia 25 de julho, do qual Massa se recuperou milagrosamente.
Uma mola desprendeu-se do Brawn de Rubinho e acertou o capacete de Massa, um impacto equivalente a 152 kg, segundo informações da Wikipedia.
Em outubro, Massa estava de volta às pistas, em sessão de testes, mas só voltou a disputar GPs não ano seguinte.
O Ferrari de 2009, o F60 (foto acima) não era grande coisa, Massa e Kimi pontuando comparativamente poucas vezes – em nove GPs disputados, Massa somou 22 pontos, ante dez de Kimi, que veio a vencer em Spa, a única vitória do ano da Ferrari. O melhor resultado de Massa foi um 3º, na Alemanha, etapa anterior à Hungria.
Concluo em nosso próximo encontro, dia 26.
Abraços
Edu
2 Comments
Bom rever estes carros!
2008 foi triste demais, mas a garra que o Massa demonstrava me fazia torcer pelo que ainda iria vir a partir dali… ele seria campeão!
Infelizmente, com o tempo não foi, mas proporcionou grandes momentos e muita emoção!
Edu,
Outra bela escolha para ser homenageado no Fotos Legendas.
Felipe Massa tbm teve uma carreira vitoriosa na Fórmula 1. É foi tbm muito querido no circo.
Sua lealdade com a Ferrari merece destaque.
A disputa com kubica na fórmula 1 atual certamente daria uma volta de punição pra cada um .
Fernando Marques
Niterói RJ