Ah, Silverstone e seu clima instável, com as quatro estações do ano aparecendo numa única tarde. O lendário circuito britânico viu uma das corridas mais caóticas dos últimos tempos nesse domingo devido às condições mistas, onde muitas vezes fazia sol, enquanto a pista ainda estava molhada. Qual pneu escolher? Quando fazer a troca de intermediários para slick ou de slicks para intermediários? Os dezenove pilotos que largaram para esse Grande Prêmio da Grã-Bretanha enfrentaram esse desafio por quase duas horas.
Houve surpresas aos montes devido às constantes mudanças climáticas, mas o que não mudou foi o domínio da McLaren. Em meio a tantas intempéries, a dupla cromada e laranja completou a dobradinha, mas não sem algum grau de polêmica. Oscar Piastri tinha tudo para vencer e aumentar sua vantagem no campeonato, mas uma freada forte demais durante uma das relargadas pôs tudo a perder para o australiano, que viu Lando Norris fazer a festa junto à sua torcida, encostando no seu companheiro de equipe tanto em número de vitórias como no campeonato.
Contudo, tudo isso ficou em segundo plano pelo esperado primeiro pódio de Nico Hulkenberg na F1, após 239 largadas e uma das grandes surpresas desse domingo, num daqueles resultados em que a toda a F1 comemorou junto ao alemão da Sauber.
O resultado ruim da Red Bull na Áustria fez ressurgir a história de que Max Verstappen estaria negociando sua saída da equipe em direção à Mercedes, seduzido pela promessa de Toto Wolff de uma Mercedes fortíssima com o novo motor em 2026, assim como aconteceu em 2014, no início da Era Híbrida. Em meio as várias negativas, a Sky Sports da Itália anunciou que Max já teria dado sinal verde para que Wolff avançasse em sua contratação para 2026, substituindo George Russell. Isso foi o assunto mais quente do início do final de semana britânico. Os protagonistas reagiram com declarações enigmáticas e falando muito, mas sem dizer nada. A suposta ida de Max Verstappen para a Mercedes segue em suspenso, com suas consequências ainda sendo discutidas, principalmente no seio da Red Bull.
Dentro da pista, Max Verstappen reclamou bastante do comportamento do seu carro na sexta-feira, como normalmente faz durante e após os primeiros treinos livres. Quando tudo parece desmoronar para Max, o neerlandês tira uma volta da cartola na classificação, conseguindo uma pole miraculosa, superando a dupla da McLaren, que cometeu ligeiros erros em suas voltas finais durante o Q3, com Piastri ficando à frente de Norris. A Ferrari exibiu um desempenho forte nos treinos livres e liderou no Q2 da classificação, mas erros dos seus pilotos deixaram a dupla rossa atrás até mesmo da Mercedes de Russell, que vinha tendo um desempenho bem discreto até o momento. Leclerc ficou exasperado com seus erros, se auto imolando via rádio.
Max demonstrava mais uma vez o motivo do esforço para que duas das principais equipes na F1 (Red Bull e Mercedes) lutarem tanto para tê-lo em seus lineups em 2026. Verstappen faz a diferença! Porém, uma coisa é fazer milagres por uma volta. Outra é repetir isso por todas as voltas. Passagem após passagem. Sem contar que a esperada chuva em Silverstone ainda não havia dado às caras.
Desde o começo da semana a previsão de tempo para Silverstone no final de semana de corrida era bastante… britânico. Havia previsão de chuva no sábado e no domingo, mas se a classificação ocorreu sem maiores problemas meteorológicos, no domingo a chuva apareceu desde cedo, afetando bastante as corridas da F3 e da F2. Para desespero das equipes e dos pilotos de F1, no momento da largada o sol banhava uma pista ainda úmida em sua maior parte pela chuva que caíra momentos antes. Porém, o horizonte no plano circuito inglês mostrava nuvens ameaçadoras se aproximando. Ou seja, a escolha de pneus era uma verdadeira loteria e as luzes vermelhas ainda nem haviam se apagado.
O grid inteiro escolheu sair com pneus intermediários, mas alguns pilotos optaram em voltar aos boxes ao final da volta de apresentação e calçarem pneus slicks. A largada, contando com apenas treze carros no grid, viu Verstappen vacilar na saída, mas o neerlandês colocou ordem na casa antes da curva 1, apontando na frente de Piastri, Norris e Hamilton, que se tocaram levemente entre as curvas 3 e 4, mas sem maiores dramas entre os compatriotas. Todavia, mais atrás houve, sim, drama. Tsunoda ficou por dentro ao lado de Ocon e Lawson. Com três carros lado a lado, o toque foi inevitável e quem sobrou foi Lawson, se tornando o primeiro abandono do dia e neutralizando a corrida pela primeira vez. A primeira de muitas.
Os pilotos que colocaram pneus slicks sofriam com a pista úmida, principalmente no último setor e mal a corrida reiniciava, Gabriel Bortoleto batia pela segunda vez sua Sauber num muro em Silverstone no final de semana. Fim de prova para Gabriel, num final de semana bastante acidentado para o brasileiro. Novamente o VSC se fez presente, enquanto Antonelli ia aos boxes colocar pneus slicks.
Na relargada, Verstappen sofria claramente com seu Red Bull acertado com pouco downforce para ser veloz nas retas, mas sem apoio aerodinâmico em condições molhadas, seu carro mal se mantinha à frente das McLarens. Primeiro foi Piastri e logo em seguida Norris ultrapassou o neerlandês, que reclamava que seus pneus intermediários já tinham ido embora, enquanto a pista secava nitidamente, fazendo com que a Aston Martin trouxesse Lance Stroll e o calçasse com pneus macios. E o motivo era que na mesma medida em que a pista secava, o céu ia ficando cada vez mais escuro. McLaren e Red Bull optaram pela tática mais segura e mesmo a pista secando, colocaram pneus intermediários no carro dos seus pilotos, bem no momento em que a chuva retornava à Silverstone. A McLaren precisou fazer duas paradas ao mesmo tempo e acabou se atrapalhando com Norris, fazendo o inglês retornar à pista atrás de Verstappen.
A chuva era forte, mas com os pneus de chuva extrema mais servindo de enfeite, ninguém cogitou ir aos pits colocar os chamados pneus ‘azuis’. Quando a pista estava claramente alagada em alguns lugares, a FIA mandou Bernd Maylander à pista, terminando com a ótima vantagem de 13s que Piastri abrira em cima de Verstappen. Isso era apenas o início do pesadelo do australiano.
No momento da relargada, Piastri provocou uma situação que se mostrou decisiva e poderá ser ainda mais crucial na contagem final de pontos. O Safety Car estava prestes a recolher aos boxes e Piastri freou forte na reta Hangar, diminuindo o ritmo para reacelerar quando puder e quiser. O problema era que a visibilidade ainda estava ruim e o segundo colocado Max Verstappen desviou de última hora e Norris freou forte para não ultrapassar o companheiro de equipe. A manobra do líder frear um pouco antes da relargada já aconteceu centenas de vezes no automobilismo, mas nesse domingo havia a questão da visibilidade e da pista molhada. O incidente seria julgado algumas voltas depois, com Piastri tomando 10s pela manobra. Se isso teve a ver ou não, Max Verstappen esbravejou via rádio e na curva seguinte, rodou sozinho, caindo para a décima posição e saindo da luta pela vitória.
A tática da Aston Martin tinha se mostrado genial e com a rodada de Verstappen, Lance Stroll pulara para terceiro, com Hulkenberg logo atrás. A Sauber não colocou pneus slicks no carro do alemão, mas o time helvético foi esperto em colocar pneus intermediários novos no momento em que desgaste desses pneus era mais acentuado, fazendo com que Hulkenberg ganhasse um terreno considerável na frente dos rivais. Gasly se mantinha heroicamente na frente da batalha britânica entre Hamilton e o recuperado Russell, mas o momento de bandeira verde foi breve, com Isack Hadjar enchendo a traseira de Antonelli antes de bater seu carro fortemente no muro. Mais trabalho para Maylander e para os mecânicos da Racing Bulls, com dois carros para reconstruir antes da próxima etapa. Com os abandonos de Hadjar e Antonelli, dos novatos, apenas Bearman se mantinha na corrida.
Mesmo com a pista encharcada, o sol novamente se mostrava presente em Silverstone, aumentando as dúvidas de todos para o que fazer nas próximas voltas.
Com Piastri punido e Verstappen no meio do pelotão, Norris começou a vencer a corrida naquele momento. Os rivais mais próximos iam se distanciando cada vez mais da dupla da McLaren, deixando-os sozinhos na ponta. Piastri foi avisado para acelerar tudo e ficar pelo menos 10s na frente do terceiro colocado, algo que fez sem maiores arroubos, mas em nenhum momento Oscar se mostrou capaz de fazer o mesmo com Norris, que na verdade diminuiu bastante sua diferença para o companheiro de equipe. Quando Alonso e Russell colocaram pneus slicks já nas voltas finais, a McLaren chamou seus pilotos para fazerem o mesmo, com Piastri tendo que cumprir a penalização e por consequência, perdendo a ponta. Norris levou sua McLaren para uma vitória popular na frente de sua torcida, com um incomodado Piastri completando mais uma dobradinha da McLaren, mesmo saindo da pista nas voltas finais, mas distante de ter sua segunda posição ameaçada.
Piastri estava cuspindo marimbondo depois da corrida e sua entrevista pré-pódio mostrava sua irritação, mesmo que suas feições não mudassem tanto, como nas suas vitórias. Oscar sabe que essa vitória pode dar a Lando o boost de confiança necessário para partir para cima no campeonato. Nesse momento Norris só tem uma vitória a menos do que Piastri e apenas oito pontos separam os dois pilotos da McLaren no campeonato, que com a equipe cada vez mais isolada na frente, está cada vez mais nítido que os dois lutarão sozinhos pelo título. E uma vitória de Norris em casa não estava no script de Piastri nessa corrida em Silverstone. Contudo, essa não foi a melhor história do dia.
Nico Hulkenberg nunca teve sua qualidade de piloto questionada em seus mais de quinze anos de F1, mas não faltavam piadas quanto à falta de pódios do alemão. Se o Palmeiras continua sem mundial, dois dias depois da eliminação do clube paulista no Mundial de Clubes, Hulkenberg acabou com a piada da falta de pódio com uma atuação exuberante em Silverstone.
A estratégia certeira da Sauber o colocou numa situação bastante interessante na metade final da corrida. Quarto colocado, Hulkenberg tinha à sua frente Lance Stroll. Se ninguém questiona a qualidade de Hulkenberg, ninguém questiona a FALTA de qualidade de Lance. Quando o DRS pôde ser ativado, Hulk rapidamente ultrapassou Stroll, mas ainda havia um empecilho para Nico rumo ao pódio. Hamilton fazia uma bela corrida em casa, porém Lewis demorou bastante para ultrapassar Gasly e quando o fez, encostou em Hulkenberg e Stroll, que brigavam pelo terceiro lugar. Ao ultrapassar o canadense, Hulkenberg imprimiu um ritmo fortíssimo, parecido com o de Hamilton, que mesmo quando teve o DRS à disposição, não intimidou Hulkenberg. No sempre delicado momento de colocar pneus slicks em condições mistas, Hulkenberg novamente se deu bem, pois ao colocar pneus médios no momento certo, viu sua vantagem para Hamilton aumentar para 7s, ajudado por um erro do inglês. Lewis estava com pneus macios e chegou a se aproximar, mas com o asfalto mais quente, os macios se acabaram rapidamente, fazendo com que Hulkenberg se sustentasse no terceiro lugar e conseguisse o seu primeiro pódio na F1 e o primeiro da Sauber desde 2012.
Foi um dos pódios mais comemorados dos últimos tempos, culminando num momento espetacular de Hulkenberg, vindo de quatro pontuações consecutivas, sempre largando fora dos dez primeiros. Se nas demais corridas Hulk pontuou sem maiores ajudas, hoje o alemão contou com a sorte para lhe colocar num merecido terceiro lugar, mostrando que panela que faz comida boa.
Hamilton foi quarto, enquanto a outra Ferrari de Leclerc se atrapalhou nas estratégias, fazendo o monegasco terminar fora dos pontos, após arriscar demais na hora de optar pelos slicks e sair da pista algumas vezes. Max Verstappen ainda salvou um quinto lugar em outro dia para esquecer da Red Bull. O neerlandês reclamou inúmeras vezes do seu carro tanto em condições molhadas ou secas, mais uma vez levando a Red Bull a posições acima do potencial do carro.
Um exemplo claro do nível da Red Bull foi outra atuação terrível de Tsunoda, punido por um toque com Bearman e terminando em último, mais de 39s atrás do penúltimo colocado. O nipônico é mais uma vítima do carro extremo da Red Bull, que somente um talento sobrenatural como Max Verstappen sendo capaz de lidar, mas até o neerlandês está cansando de fazer algo a mais com o equipamento que tem em mãos, quinzena após quinzena.
Sem surpresa que Raymond Vermeulen, empresário de Max, manda sempre ‘bom dia’ para o zap de Toto Wolff, que viu seu principal piloto tentar estratégias heroicas, mas que não deram em nada. Russell se voluntariou algumas vezes para colocar os pneus slicks na frente dos outros pilotos e sempre a tática se mostrava cedo demais, acabando com a corrida de George, apenas décimo colocado na sua corrida caseira. Provavelmente Toto respondeu com um emoticon a Vermeulen depois da corrida em Silverstone.
Outro destaque do dia foi Gasly. Com a Alpine caindo pelas tabelas e lidando vários problemas internos no time, o francês foi capaz de arrancar duas voltas espetaculares no Q1 e no Q2 no sábado, se manter o tempo inteiro entre os dez primeiros colocados no domingo, segurando como podia carros bem mais rápidos e ainda ultrapassar Stroll na última volta para garantir um ótimo sexto lugar. Assim como Verstappen na Red Bull, Gasly vai levando a Alpine nas costas, já que Colapinto, que bateu na classificação e largaria em último, sequer largou por problemas mecânicos. Com Colapinto a ponto de ter o mesmo destino de Jack Doohan, Briatore nem esconde mais que quer trazer Bottas para correr ao lado de Gasly.
Stroll terminou em sétimo, marcando alguns pontos para a Aston Martin, mas ficando abaixo do esperado, após completar algumas voltas em terceiro. Alonso foi o primeiro a colocar slicks nas voltas finais, num movimento que se mostrou açodado, fazendo o espanhol ficar apenas em nono, ultrapassado por Albon na última volta, garantindo os primeiros pontos da Williams depois de um longo período. Nos boxes da Haas, Bearman e Ocon terão que se explicar pelo toque que fizeram os dois saírem da pista, enquanto Ocon manteve o 100% de sempre bater com seu companheiro de equipe.
Ao fim de uma corrida cheia de reviravoltas em Silverstone e seu clima inclemente, a McLaren manteve seu domínio em 2025 em meio a várias surpresas, mas não impedindo mais uma dobradinha dos pilotos papaias.
Lando Norris e Oscar Piastri tiveram um desempenho parecido nesse domingo, mas a contenda foi decidida por uma decisão até certo ponto questionável da FIA em punir o australiano numa das relargadas da prova de hoje. Correndo em casa, Norris não tem do que reclamar e começa a se encher de confiança na luta que deverá travar com seu companheiro de equipe até o final do ano. Em vários momentos Lando Norris precisou dar uma resposta ao seu companheiro de equipe, mas vindo de duas derrotas consecutivas, agora é a vez de Oscar Piastri responder a Lando.
Abraços!
João Carlos Viana
1 Comments
Esse pódio do Nico Hulkenberg com a Sauber, me fez lembrar dos vários pódio de equipes Lado B na saudosa temporada de 1989.