Palhaçada para todo lado

WITH A LITTLE HELP FROM OUR FRIENDS
09/10/2002
O GP DO SATO
13/10/2002

Panda

Quer dizer que a partir do ano que vem, Schumacher disputa o GP da Austrália pela Ferrari e, na Malásia, vai de Williams – ou seria de Minardi?

Talvez seja mesmo uma boa ele trocar de carro porque a cada ponto conquistado pela Ferrari, ela teria de carregar um kg a mais lastro. Se vencer com está vencendo neste ano, lá pelo meio da temporada Schumacher teria de correr com o Rubinho e mais o Alex Yoong dentro do seu carro.

Não sei porque a Fia não veio também com a idéia de fazer o pole largar em último ou introduzir o safety car na corrida sempre que o líder abrir mais do que cinco segundos de vantagem sobre o 2o colocado. Poderia também fazer com que o vencedor da corrida precedente largasse dos boxes uma volta depois do resto do pelotão ou que o reabastecimento do líder seja pela equipe rival.

+++

Se o leitor ainda não entendeu o sentido das mal traçadas acima nem a ilustração da home page, que fique sabendo que Max Mosley, Bernie Ecclestone & Cia estão convocando as equipes para discutir a adoção do rodízio de pilotos – isso mesmo o que você leu -, penalização dos vencedores por meio de lastro e mais:
– treinos valendo tempo às sextas e sábados,
– produção de diferentes tipos de pneus conforme a equipe,
– restrição de testes a doze dias por ano,
– restrições ao desenvolvimentos aerodinâmicos (os carros só poderiam usar dois tipos de carroceria ao longo do ano, que deverão ser homologadas no início do ano)
– motores válidos para todo o final de semana já em 2003. Em 2004, um motor deve durar quatro corridas e, em 2005, oito.
– Caixas de câmbio idem
– As equipes devem usar partes mecânicas e eletrônicas comuns, homologadas pela Fia.

Estas medidas foram “antecipadas” pela Autosport e têm, como justificativa, a salvação do esporte, segundo palavras do Bernie Ecclestone. Não são uma notícia em off. Mosley já falou sobre elas, principalmente a troca de pilotos.

Entendeu agora porque a menção aos palhaços?

+++

Mas não precisa ficar preocupado. Sempre poderemos torcer pelo Motovelocidade ou pelo Mundial de Rally, que produz corridas muito interessantes na Córsega, Grécia, Córdoba etc.

E sempre podemos torcer para que tudo não passe mesmo de palhaçada pura e simples, só para gerar notícias de jornal que, no dia seguinte, como todos sabem, só vai servir para embrulhar peixe.

Sim porque se levarmos tais medidas a sério, temos mesmo de procurar outro esporte para torcer. E não me venham dizer que seria legal ver o Schumacher num Renault. Não se esqueçam que o esporte sempre tem um Campeão. Gostamos mesmo é de vê-lo lutar para se impor ao velho Campeão, firmar-se no trono e depois resistir até o amargo fim aos jovens pretendentes.

É isso, só isso. Não importa se falamos de automobolismo, boxe, tênis ou mesmo futebol. Queremos ver a ascenção do Campeão e depois a sua derrota. Sem isso, não tem esporte. Tem IRL, IROC ou outra coisa qualquer, mas não esporte.

+++

Não é a primeira vez que as “autoridades” enveredam por estas palhaçadas mas desta vez foi demais. Vamos aguardar – rezando…

+++

Estanha, muito estranha, a declaração do Frank Williams dizendo que se sentiria feliz em vender parte da sua equipe para a BMW.

Estranha porque Williams e seu sócio Patrick Head nunca disseram nada parecido antes e também porque a BMW dá mostras de que não está muito interessada no negócio, tendo se aproximado inclusive da Sauber.

O movimento da BMW até dá para entender: quer baixar o preço dos ingleses. Mas o movimento do Frank, confesso que não entendi, ainda mais para um cara discreto como ele. Se alguém entendeu, por favor que se manifeste.

+++

Autosprint jura que Rubinho errou em Indy ganhando a corrida. Ele não teria entendido as intenções de Schumacher que queria apenas chegar com o brasileiro bem perto de si mas reduziu demais, confundindo-se com a linha de chegada, que não fica nos tais tijolos da pista mas sim logo à frente.

A revista italiana jura que Schumacher deixou claro seu descontentamento para a imprensa alemã. Aqui no Brasil, Livio Orichio, do Estadão, acariciou a hipótese de erro do Rubinho. A verdade, provavelmente, nunca a conheceremos. Mas acho que, no Japão, não vai ter moleza para o nosso garoto.

+++

Mas esta história de Indianápolis rendeu-me a única oportunidade que tive até hoje de fazer uma pergunta ao Tales Torraga – do www.grandepremio.com.br – e ao Panda que eles não tenham sabido responder.

Perguntei a eles se alguma corrida de Fórmula 1 já havia terminado empatada. Tales disse que não e Panda chutou legal, dizendo que houve uma corrida extra-campeonato na Inglaterra, nem sei quando, que terminou em empate.

A resposta certa: o GP de Siracusa, disputado em 21 de maio de 1967, uma corrida extra oficial em memória do filho da terra Lorenzo Bandini, morto semanas antes, durante o GP de Mônaco. A vitória foi dividida ex aequo entre Lulu Scarfiotti e Mike Parkes, ambos de Ferrari.

É isso aí. Boa madrugada de domingo para todos e aproveitem. Pode ser a última corrida série de Fórmula 1

Eduardo Correa

P.S.: em todo caso, anotem o calendário da Fórmula 1 2003 (transcrevo o próprio press release da Fia):

Championnat du Monde de Formule Un de la FIA 2003
2003 FIA Formula One World Championship

Date Pays Nom de l’épreuve
Date Country Name of the event

09.03AUSGrand Prix of Australia(Melbourne)
23.03MALGrand Prix of Malaysia (Sepang)
06.04BRGrand Prix of Brazil (SaoPaolo)
20.04RSMGrand Prix of San Marino (Imola)
04.05EGrand Prix of Spain (Barcelona)
18.05AGrand Prix of Austria (Spielberg)
01.06MCGrand Prix de Monaco (Monaco)
15.06CDNGrand Prix du Canada (Montreal)
29.06DGrand Prix of Europe (Nürburgring)
06.07FGrand Prix de France (Magny-Cours)
20.07GBGrand Prix of G.Britain(Silverstone)
03.08DGrand Prix Germany(Hockenheim)
24.08HGrand Prix of Hungary (Budapest)
31.08BGrand Prix of Belgium (Spa) *
14.09IGrand Prix of Italy (Monza)
28.09USAGrand Prix of USA (Indianapolis)
12.10JGrand Prix of Japan (Suzuka)

*Sous réserve de l’accord unanime des équipes de Formule Un, que cette épreuve puisse être courue sans publicité sur le tabac / Subject to the unanimous agreement from the Formula One teams that this event can be run without tobacco advertising

Eduardo Correa
Eduardo Correa
Jornalista, autor do livro "Fórmula 1, Pela Glória e Pela Pátria", acompanha a categoria desde 1968

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *