Edu,
Não gostei nem um pouco do pacote de medidas imposto pela FIA para, supostamente, aumentar o equilíbrio e diminuir os custos da Fórmula 1.
Conforme você mesmo havia previsto, é a “tonygeorgização” da Fórmula 1. Todo o artificialismo FIA está conseguindo tirar da Fórmula 1 tudo o que ela tinha de especial. A perda de Spa-Francorchamps, atualmente a pista mais espetacular do campeonato, é o mal menor (e é mais uma bola que você já havia cantado: os belgas não quiseram dar o $$$ que Bernie Ecclestone queria e este retaliou tirando a corrida do calendário).
Vejam o pacote de absurdos, com as explicações tiradas dowww.grandepremio.com.br e seguidas pelos meus comentários.
– A classificação segue no sábado, mas com apenas um carro por vez. Uma sessão na sexta-feira decidirá a ordem de entrada dos pilotos no dia seguinte. O mais rápido na sexta será o último a treinar no sábado. Cada piloto terá direito a apenas uma volta rápida.
— Ridículo. Quem tiver uma pane eletrônica na única volta rápida permitida vai ficar na mão. É mais uma medida artificial para “equilibrar” a categoria.
– Os oito primeiros receberão pontos com o sistema 10-8-6-5-4-3-2-1.
— Ridículo 2. A regularidade será muito mais importante do que as vitórias. Muitos pilotos vão preferir garantir sua posição a lutar para vencer. Afinal, os pontos de um 4º lugar terão muito mais peso do que antes, já que a diferença entre o vencedor e os demais caiu drasticamente.
– As ordens de equipe que influenciarem no resultado da corrida estão proibidas. Mas a FIA não deixou claro como isso será imposto aos times.
— Ridículo 3. Em vez de ceder a posição, o pobre segundo piloto provavelmente vai que simular um piriri e parar nos boxes para ir ao banheiro, se isso for de interesse da equipe…
– Cada fabricante de pneus fornecerá às equipes dois tipos diferentes de borracha para pista seca. McLaren e Williams – por exemplo – poderão optar, entre si, por um Michelin mais duro ou mais macio.
— Esta pode ser boa, pois a Michelin “pastou” bastante em 2002 por causa da má qualidade de seu composto único pára pneus de chuva.
– Há a possibilidade também de as equipes acertarem que os testes durante a temporada serão limitados apenas a dez dias por campeonato. Em compensação, a FIA aumentaria em duas horas o tempo dos treinos livres na sexta. Para isso, a proposta precisa contar com a assinatura de três chefes de equipe.
— Se for aprovada, poderá significar uma diminuição nos custos com testes. Pode ser boa para as equipes menores.
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Pode ser que a F 1 fique espetacular para o grande público. Para mim, não. Chega. Continuarei acompanhando e me informando, mas não vou mais acordar cedo (ou varar noites) para ver corridas em ovais travestidas de Grand Prix. Vou dedicar minha atenção ao Mundial de MotoGP (por enquanto, uma competição de verdade) e rever meus vídeos, livros, revistas e jornais amarelados para matar as saudades daquela Fórmula 1 que me conquistou em 1978 e que infelizmente já não está mais entre nós.
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Amigos, estou saindo para um período de férias de minhas atribuições do GPtotal. Neste mês de novembro, o Edu vai tocar o barco sozinho. Em dezembro, o site será atualizado com uma série de especiais que já estão em preparação. Voltarei em janeiro, para que o Edu curta a “sua vez”.
A todos vocês, obrigado pelo apoio e um ótimo 2003. E boa sorte ao nosso novo presidente e aos governadores, senadores e deputados eleitos ou reeleitos neste mês de outubro. Que todos eles façam façam este País ao menos começar a se transformar naquilo que tem tudo para ser: uma potência mundial.
Abraços,
LAP