POR ONDE ANDA… (De Kenny Acheson a Luciano Burti)

Pilotos e motoristas
24/11/2003
Apenas um passo para Nelsinho
01/12/2003

Por Affonso Pazzini Jr.

– Kenny ACHESON: Competiu de 83 a 85, sem nenhum destaque. Após isso, seguiu para o Japão, onde fez carreira e correu nos anos 90 nos campeonatos europeus de turismo.

– Andrea de ADAMICH: Competiu no início dos anos 70, sem resultados expressivos. Disputou corridas de endurance, tornou-se comentarista de F1 da TV italiana e desde 01 é instrutor dos carros de passeio.

– Philippe ADAMS: Correu 2 corridas em 94, por força do $…. Após isso, correu somente em categorias locais.

– Michele ALBORETO: O mais conhecido piloto italiano da era contemporânea, sendo vice-campeão em 85. Correu até 94 na categoria passando depois por várias categorias, vencendo em Le Mans 97. Em um teste de pneus da Audi, no circuito de Lausitzring, em 25/04/01, morrendo em conseqüência dos ferimentos, aos 44 anos de idade.

– Jean ALESI: Francês que fez boa carreira na F-1, saiu do circo no fim de 01. Fez vários testes para a McLaren e desde o ano passado está na DTM, tendo vencido algumas provas.

– Philippe ALLIOT: Francês que competiu nos anos 80 e 90 na F-1, foi um especialista na arte de destruir carros. Saiu da F-1 para tentar a carreira política na França, sem muito sucesso. Foi comentarista de TV e atuou nos rallies de longa duração e corridas de sport-protótipos. É dono de equipe juntamente com David Hallyday (Force One Racing), que corre em provas de longa duração.

– Giovanna AMATI: Última mulher a tentar correr na F-1, no início de 92. Após a experiência ruim da F-1, correu em categorias européias sem expressão. Andou namorando com Niki Lauda.

– Mário ANDRETTI: Aposentou-se da F-1 em 82 pela Ferrari, após ganhar em 78 o campeonato mundial. Correu até o fim de 94 na Indycar pela Newman-Hass Racing, se aposentando aos 54 anos de idade. Recentemente, testando em Indianápolis o carro do filho Michael, sofreu um forte acidente, do qual felizmente saiu ileso.

– Michael ANDRETTI: Correu em 13 corridas em 93, sem expressão. Voltou para a Indy em 94, venceu várias corridas, e foi para a IRL em 01. Agora é sócio de Barry Green na “Andretti-Green” na IRL.

– Elio de ANGELIS: Piloto muito competitivo que correu até 86, quando faleceu em um acidente nos testes privados da Brabham, que eram feitos em Paul Ricard. Segundo relatos, a ambulância demorou 15 minutos para chegar ao local.

– Marco APICELLA: Foi o companheiro de Barrichello na Jordan no GP da Itália de 93. Se mandou para o Japão na F-Nippon em 94 e foi campeão pela equipe Dome. Correu em Le Mans em 95, fez os testes de protótipos da Dome em 96 (equipe que pretendia entrar na F-1). Em 99, participou novamente de Le Mans e da F-3000 Italiana. Desde 00, compete em corridas de protótipos no Japão.

– Rene ARNOUX: Correu até 89, com algumas vitórias no currículo e carros destruídos. Participa de alguns endurances e de rallies no gelo.

– Alberto ASCARI: 1o bi-campeão do mundo (52-53) pela Ferrari. Aí vai uma estatística interessante: Ascari liderou 305 voltas consecutivas em 52, somando-se 5 GP’s. O italiano morreu em 26/05/55, durante testes em Monza, onde literalmente roubou o carro de um colega para dar umas voltas pela pista. Alguns dias antes, sofrera forte acidente no GP de Mônaco, tendo mergulhado na baia.

– Luca BADOER: Competiu até 99 na Minardi e virou piloto de testes da Ferrari.

– Julian BAILEY: Correu em 88 e 91 na Lotus, sem nenhum resultado e levando muito $ para a equipe. Teve muito sucesso em corridas de turismo europeu.

– Mauro BALDI: Piloto que correu nos anos 80 em equipes como Alfa Romeo e Spirit, sem nenhuma expressão. Passou pelo extinto campeonato Mundial de Sport-Protótipos e, em 87, acabou prejudicando Raul Boesel numa prova em Brands Hatch, onde ele mandou nosso piloto para fora da corrida. Teve muito sucesso na Peugeot, na Sauber e Lancia e foi campeão em 90 do campeonato de sport-protótipos. Venceu as 24 horas de Le Mans em 94.

– Lorenzo BANDINI: Legendário piloto italiano, que teve um fim muito triste. No GP de Mônaco de 67, bateu seu Ferrari na saída do túnel. O carro pegou fogo e ele sofreu queimaduras no corpo inteiro.

– Fabrizio BARBAZZA: Piloto italiano sem expressão na F-1, peregrinou por equipe muito ruins, como a AGS. Em 95, em uma corrida de sportscar pela Ferrari nos EUA (Road Atlanta), sofreu um forte acidente, que o deixou impossibilitado de pilotar.

– Michael BARTELS: Piloto alemão que correu 4 corridas pela Lotus em 91 sem se qualificar em nenhuma delas. Namorou 7 anos com Steffi Graf, que o “trocou’ por Andre Agassi em 99. Correu na DTM e na F-3000.

– Derek BELL: Correu até 95, tendo alcançado grande sucesso com a Porsche nas corridas de Sport-Protótipos.

– Stefan BELLOF: Alemão promissor, que correu na Tyrrell em 84 e 85, quando faleceu em acidente nos 1000 km de Spa.

– Paul BELMONDO: Filho do ator de cinema francês, correu em 92 até 94, em equipes como Pacific e March. Correu após isso na GT Racing, como a Dodge. É amigão de Nelson Piquet.

– Jean-Pierre BELTOISE: Famoso piloto nos anos 70, onde defendeu muitas vezes a BRM e dando a equipe sua única vitória (GP de Monaco/72), correu muitos anos no turismo francês, defendo a Renault. Hoje em dia, tem uma pista de kart em Paris.

– Gerhard BERGER: Esse é bem conhecido do mundo da velocidade. Foi 2o. piloto de Senna na McLaren, deu a 1a. vitória a Benetton em 86 no México, e a última também, na Alemanha em 97. Foi diretor da BMW na equipe Williams F1. No final deste ano, anunciou que está se aposentando.

– Eric BERNARD: Francês que teve seu auge em 90, marcando vários pontos pela Larrousse. Teve muito sucesso nas corridas de carros de turismo europeus.

– Enrique BERNOLDI: Faliu junto com a Arrows em 02. Está disputando a Telefonica World Series na Espanha.

– Mark BLUNDELL: Na F-1, não teve expressão, pilotando na McLaren em 95. Foi para a Cart em 96 e conseguiu algumas vitórias e foi companheiro de equipe de Maurício Gugelmin na PacWest. Atualmente, é comentarista da ITV.

– Raul BOESEL: Infelizmente não teve boa passagem na F-1. Teve carreira vitoriosa no exterior, sendo campeão mundial de Sport-Protótipos em 87 pela Jaguar, fazendo boa carreira na Indycar. Corre na Stock Car V8 Brasileira hoje em dia.

– Slim BORGUDD: Ex-baterista do ABBA, correu em 81 e 82 por equipes como ATS e Tyrrell. Foi campeão da World Truck Championship em 94.

– Jean-Christophe BOULLION: Ex-campeão da F-3000 Internacional nos anos 90, fez uma curta carreira na Sauber em 95, no lugar de Karl Wendlinger. Foi piloto de testes da Williams até 99.

– Thierry BOUTSEN: Melhor piloto belga que já veio a F-1, era conhecido como um dos melhores amigos de Ayrton Senna. Abandonou as pistas em 99, após um forte acidente nas 24 Horas de Le Mans.

– David BRABHAM: Um dos filhos do tri campeão Jack Brabham, correu na F-1 até 94, pela Simtek. Teve muito sucesso nas corridas de turismo pela Inglaterra.

– Jack BRABHAM: Legendário tri-campeão mundial (59/60/66), foi o fundador da equipe Brabham, vendida mais tarde a Bernie Ecclestone. Vive tranqüilamente na Austrália nos dias de hoje.

– Vittorio BRAMBILLA: O italiano “gorila de Monza”, teve uma carreira engraçada na F-1, como ganhar o GP da Austria em 75, e na comemoração bater o carro no guard-rail… Participou do acidente de Monza em 78, no acidente que vitimou nosso Ronnie Peterson, e correu até 80 na Alfa Romeo. Faleceu em 26/05/01 de um ataque no coração no jardim de sua residência, em Camparada di Lesmo, na Itália. Era então proprietário de uma oficina mecânica que exibia na parede o bico do carro batido por ele na Áustria.

– Martin BRUNDLE: Inglês que correu por 13 temporadas na F-1 sem muitos sucessos, é atualmente comentarista da TV BBC.

– Luciano BURTI: Atualmente fora da F-1, foi o test-driver da Ferrari em 02, e procura emprego na categoria.

Por Affonso Pazzini Jr.

DIA 12/12 TEM MAIS!

GPTotal
GPTotal
A nossa versão automobílistica do famoso "Carta ao Leitor"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *