Edu,
Começou! Já temos alguma coisa mais concreta para falar sobre a temporada 2002: o primeiro dia de treinos livres para o GP da Austrália nos permite emitir algumas opiniões.
Primeira constatação: o acerto da decisão da Ferrari em começar a temporada com o carro de 2001. Com apenas um dia de treinos libres (e uma primeira sessão atrapalhada pela chuva), Schumacher fez um tempo excepcionalmente bom: 1:27.276, a menos de 4 décimos de segundo de sua pole do ano passado. Barrichello cumpriu a promessa de acelerar mais e chorar menos (palavras dele): ficou a pouco mais de meio segundo do alemão e cravou um segundo e pouco na dupla da Williams.
Outra constatação: os meninos da Sauber têm tudo para continuar fazendo bonito este ano. Massa (8º) ficou a menos de 4 décimos de segundo de Heidfeld (5º), o que sem dúvida é um bom começo. Outro estreante, o japonês Takuma Sato, também mostrou a que veio e ficou a uma distância idêntica de seu companheiro na Jordan, Giancarlo Fisichella.
Como não tive acesso a maiores informações ainda (escrevo minutos depois de encerrado o treino), imagino que as McLaren (Raikkonen em 7º e Coulthard em 12º) andaram com tanques cheios ou que os pilotos tenham tido problemas de acerto. Creio que veremos os dois bem mais à frente no grid.
Surpresa mesmo foi o 6º lugar de Mika Salo com a estreante Toyota. Tudo bem, é um treino livre, as McLaren não andaram tudo o que poderiam, mas é um resultado muito acima do esperado. Colegas que merecem credibilidade cansaram de escrever ou falar que ela iria disputar o penúltimo lugar com a Minardi.
Para mim, era um prognóstico demasiado pessimista. Esses caras não estão aí para brincar, não. Em 2001, apenas para se preparar para a estréia, eles testaram em 11 pistas diferentes e chegaram a levar carros, mecânicos e toda a “tralha” necessária para circuitos como Sepang e Suzuka, para aprender mais sobre a logística nas corridas disputadas fora da Europa… Sem correr, gastaram mais dinheiro do que umas seis equipes tiveram à disposição na temporada inteira. Sinceramente, acho que quem apostou em um fracasso da Toyota vai queimar a língua.
As outras equipes conseguiram aquilo que se esperava delas. Para quem quiser ver os tempos, aí vai:
1) Michael Schumacher (Ferrari), 1min27s276
2) Rubens Barrichello (Ferrari), 1min27s799
3) Ralf Schumacher (Williams-BMW), 1min28s821
4) Juan Pablo Montoya (Williams-BMW), 1min28s870
5) Nick Heidfeld (Sauber-Petronas), 1min29s572
6) Mika Salo (Toyota), 1min29s601
7) Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes Benz), 1min29s875
8) Felipe Massa (Sauber-Petronas), 1min29s937
9) Giancarlo Fisichella (Jordan-Honda), 1min30s187
10) Jarno Trulli (Renault), 1min30s298
11) David Coulthard (McLaren-Mercedes Benz), 1min30s312
12) Jacques Villeneuve (BAR-Honda), 1min30s352
13) Takuma Sato (Jordan-Honda), 1min30s540
14) Pedro de La Rosa (Jaguar-Cosworth), 1min30s566
15) Jenson Button (Renault), 1min30s588
15) Allan McNish (Toyota), 1min30s602
16) Eddie Irvine (Jaguar-Cosworth), 1min30s973
17) Olivier Panis (BAR-Honda), 1min31s127
19) Heinz-Harald Frentzen (Arrows-Cosworth), 1min32s465
20) Mark Webber (Minardi-Asiatech), 1min32s696
21) Enrique Bernoldi (Arrows-Cosworth), 1min32s912
22) Alex Yoong (Minardi-Asiatech), 1min44s011
Abraços,
Panda