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“Como obtive a primeira pole position graças ao Emerson Fittipaldi”
16/10/2003
“VAI CONTINUAR UMA M…”
22/10/2003

“Sou Testemunha de um Mestre!”
No último dia 12 (na madrugada de Sábado) eu estive, junto a meu pai e alguns amigos, num “bar temático” para assistir a corrida e tomar umas… acabamos pôr ver a consagração final de Michael Schumacher, com a conquista do hexacampeonato. Ele também se tornou o primeiro piloto desde Juan Manuel Fangio a ser “tetra de fato”, ou seja 4 títulos consecutivos – Senna chegou perto, ganhou 3 em 4 anos…

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Comecei a acompanhar F1 em 1991, portanto, pude acompanhar toda a carreira do alemão (embora não consiga lembrar exatamente de todas suas vitórias, muito menos de todos os GPs.)

Esse alemão excepcional era piloto de testes da Jordan em 91. Estreou na categoria por mero acaso, mas mostrou que tinha competência para ser um dos melhores de todos os tempos. Logo no primeiro treino na F1 (quando pisara pela primeira vez na pista belga de Spa-Francochamps) fez o 7o tempo com o modesto carro. Na corrida, abandonou logo na primeira volta após uma falha no câmbio. Seu desempenho, porém, fez com que os diretores da Benetton o contratassem para ocupar a vaga do brasileiro Roberto Moreno nas últimas cinco provas do ano. Pontuou em três delas (um 5o e dois 6o lugares). Já em 92, no mesmo autódromo belga, venceu pela 1a vez na categoria, encerrando o ano na 3a posição, e em 93, conseguiu mais uma vitória, em Portugal, desta vez terminando o campeonato em 4o lugar. Em 1994 foi campeão mundial com 8 vitórias e 6 poles, repetindo o título em 95, desta vez, 9 vitórias e 4 poles (na Bélgica, conquistou uma vitória belíssima, talvez a melhor da sua carreira, sustentando e vencendo uma disputa fantástica com Hill, na chuva). Todos esses feitos foram realizados com a equipe “ítalo – francesa”. Com sua saída, a Benetton, voltou a ser equipe média.

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Quando se transferiu para a Ferrari no ano seguinte (que apesar de ser a equipe mais tradicional da F1, vinha de maus resultados nos últimos 15 anos) muitos pensaram: “Acabou a era Schumy”. Porém, não foi o que de fato aconteceu. É bem verdade que, durante quatro anos, ele perdeu os títulos para seus rivais. Foi 3o em 96, vice em 97 e 98, e 5o em 99. Mas venceu 16 corridas nesse período, contra 14 de Hakkinen, 11 de Villeneuve, 9 de Hill e 2 de Coulthard (destaque para o verdadeiro banho que deu em Jerez 96, sua primeira na Ferrari), ele estava é desenvolvendo o carro que viria a lhe dar tantas glórias. Os pilotos atuais são muito inferiores ao alemão, prova disso é que, nos últimos 4 anos, o título da categoria só ouviu um nome: Michael Schumacher. De 2000 à 2002, ele venceu mais da metade das provas e das classificações.

Nesse ano, nem as mudanças nas regras, e a visível evolução da Williams, fizeram com que o caneco não fosse parar nas suas mãos, embora ele tenha sofrido um pouco. Sua melhor corrida da temporada foi na Áustria – aquela em que pegou fogo no carro quando parou nos boxes, e mesmo assim conseguiu vencer; a verdadeira corrida do hexa, nos EUA (ou alguém achava que teríamos disputa no Japão?) também foi marcante, mais pela estratégia do que pela habilidade, mas é assim que se forma um piloto completo: conciliando arrojo e técnica, rapidez e inteligência. Hoje em dia, com doze de seus 35 anos na F1, Schumacher deve bater todos os recordes. E não são poucas as marcas que ele já detém. De todos os ´grandes` números, o único recorde ainda não pertencente ao alemão, é o de pole-positions, que está com Ayrton Senna (o placar está 65 a 56). Lista dos recordes (inclusive os sem importância):

Recordes de Michael Schumacher:
Mais Próximo
Mundiais
6
J.Fangio, 5
“Hat tricks” (pole, vitoria e m.volta)
15
Clark, 11
Vitórias
70
Prost, 51
Vitórias por temporada
11 em 2002
Mansell, 9 em 1992
Vitórias com uma equipe
51 com Ferrari
Senna, 35 com McLaren
Vitórias num único GP
6 Belgica, Canada e Franca (dividido)
Prost, 6 Franca e Brasil, Senna 6 em Monaco
Pole e Vitoria no mesmo GP
29 (dividido0
Senna, 29
Podios
122
Prost, 106
Podios com uma equipe
84 com Ferrari
Prost, 63 com McLaren
Podios por temporada
17 (100%) em 2002
Prost, 14 em 1988
Melhor Volta
56
Prost, 41
Melhor Volta por equipe
33 com Ferrari
Clark, 28 com Lotus
1a fila
91
Senna, 87
Gp com pontos
146
Prost, 128
Gp com pontos por temporada
17 (100%) em 2002
Hakkinen, 14 eml 2000
Gp com pontos por equipe
101 com Ferrari
Coulthard, 78 com McLaren
Pontos
1038
Prost, 798,5
Pontos por equipe
735 com Ferrari
Prost, 458,5 com McLaren
Pontos por temporada
144 em 2002
Ele mesmo, 123 em 2001
Gps completados
151
Prost, 143
Gps terminados por temporada
17 em 2002
Alesi, 16 em 2001
Km percorridos por temporada
5175 em 2002
Irvine, 4776 em 1999
Km percorridos por equipe
33703 com Ferrari
Coulthard, 32175 com McLaren
Voltas percorridas por temporada
1090 em 2002
Alesi, 998 em 2001
GPs liderados
110
Senna, 86
GPs liderados por equipe
80 com Ferrari
Senna, 60 com McLaren
Voltas lideradas
3974
Senna, 2986
Kms liderados
18598
Senna, 13672
Kms liderados por equipe
13278 com Ferrari
Senna 10973 com McLaren
Podios consecutivos
19 – U.S.A. 2001 a Japão 2002
Clark, 9 – Belgica 1963 a Af. Sul 1963
Pontos Consecutivos
24, Hungria 2001 a Malasia 2003
Reutemann, 15 – Belgica 1980 a Belgica 1981
Vitórias seguidas partidas da pole
6, 2000-2001
Ascari, 5 – 1952-1953
GPs sem falhas mecânicas
38, desde Hungria 2001
Jacques Villeneuve, 30: Monaco 1997 a Japão 1998
Pontos em sequência
191, da Hungria 2001 a Malasia 2003
Fangio, 137 da Franca 1953 a Monaco 1956
Sequencia de GPs com pontos
24, da Hungria 2001 a Malesia 2003
Lauda, 17, de Monaco 1975 a Suíça 1976
Maior vantagem no fim de um campeonato
67 sobre Barrichello em 2002
Mansell, 52 sobre Patrese em 1992
Título obtido com o menor tempo
64,7% do previsto, 2002
Mansell, 68,8%, em 1992
Velocidade máxima atingida
368,8 – Italia 2003
367,9 – Gene, Italia 2003
Media horária de um GP
247,585 Km/h, Italia 2003
Gethin, 242,62 Km/h, Italia 1971
Média horária do vencedor
254,848 Km/h, Italia 2003
249,835 Km/h, D.Hill, Italia 1993
Recordes a bater Sua Marca Dono
Poles 55
Senna, 65
GPs disputados
195
Patrese, 256
Poles pôr equipe
45 com Ferrari
Senna, 46 com McLaren
Poles pôr temporada
11 em 2001
Mansell, 14 em 1992
Vitórias de ponta-a-ponta
8
Senna, 19
Vitórias seguidas num mesmo GP
3, EUA 2000 a 02
Senna, 5, Mônaco 1989-93
Voltas percorridas
10719
Patrese, 11346
Km percorridos
50746
Patrese, 52119
1a filas pôr temporada
13 em 2001 e 2002
16, Senna em 1989, Prost em 1993 e D. Hill em 1996
Vitórias Seguidas
6 em 2000-2001
Ascari, 7 nel 1952-1953
Pole Postitions consecutivas
7 em 2000-2001
Senna, 8 em 1988-1989
Melhores Voltas consecutivas
3 em 1994-95
Ascari, 7 em 1952-1953
GPs seguidos liderados
12 em 1994-95
Stewart, 17 em 1968 a 1970
Media ponto/GP
5,38
Fangio, 5,44
Vitórias absolutas (ponta-a-ponta, pole m. volta)
3
Clark, 8
M. Voltas em sequência
8 em 1994 e 1995
Hakkinen, 9 em 2000
Km liderados pôr temporada
2831 em 1994
Mansell, 3285 em 1992
Voltas lideradas pôr temporada
629 em 1994
Mansell, 694 em 1992
GPs liderados pôr temporada
14 eml 1995
Prost, 15 em 1993
Percentual de vitorias
36,20%
Fangio, 41,4%
Percentual de poles
28,50%
Fangio, 50%
Percentual de podios
63,21%
Fangio, 68,6%
Percentual de GPs liderados
56,99%
Fangio, 74,5%
Percentuale di Gp a punti sulle partenze
75,65%
Fangio, 90,2%
Percentual de Km liderados
36,49%
Ascari, 54,42%
Média Ponto/GP
no título 8,47 em 2002
Clark, 9 em 1963-65
Anos em atividade
13
G.Hill, 18
GPs pôr uma mesma equipe
124 com Ferrari
Coulthard, 132 com McLaren
Poles num mesmo GP
Japão, 7
Senna, 8 em San Marino
Podios num mesmo GP
10, Espanha e Brasil
Prost, 11 na Franca
Pontos num mesmo GP
80, Canada e Espanha
81 na Franca
Km liderados num mesmo GP
1792 na Belgica
Fangio, 2127 na Franca
Média da pole mais rápida
257,584,Italia 2003
Montoya, 259,827 Italia 2002
Fonte: AutoSprint, por Michele Merlino.

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Mas houve fatos na carreira do homem que a mancharam: os episódios da Austrália 94, Europa 97 e Áustria 02, já fomos a exaustão falando aqui… mas também não dá pra esquecer Europa 93, o aperto rude em Senna, França 00, agora com David Coulthard… e a grande derrota para Mika Häkkinen na Bélgica, nesse mesmo ano, com aquela ultrapassagem antológica… e na Hungria esse ano, quando tomou uma volta do Alonso (ele já havia esquecido o que era isso!)

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Quando, em 1958, Juan Manuel Fangio abandonou as pistas, ninguém, na época, tinha noção do feito que o argentino havia conquistado, com os 5 títulos mundiais e vitória em quase metade de seus GPs. Mas ontem, Michael Schumacher superou essa marca, e temos consciência do momento histórico que estamos vivendo. Para um piloto chegar perto disso novamente, será o

mesmo que algum jogador fazer o mesmo número de gols que Pelé: IMPOSSÍVEL !!!

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Confesso nunca ter realmente gostado do Schumy mas, nos últimos 4 anos, têm crescido comigo um respeito e uma admiração enormes pôr esse senhor. Reconheço-o como o grande esportista da história da Fórmula 1, mas não o grande piloto, pois existiu um tal de Ayrton Senna da Silva… Mas não sou eu quem decide !!!

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Abraços a todos.

Marcel Pilatti

Olá, Marcel. Li seu texto rapidamente e gostaria de fazer duas observações:

1) Schumacher não era piloto de testes da Jordan em 1991. Ele apenas fez um (isso mesmo, um) teste com a equipe, já depois de ser confirmado que ele correria na Bélgica.

2) Recorde de vitórias consecutivas: o número de Ascari (7) está correto. Mas essa seqüência só foi quebrada porque havia no meio a 500 Milhas de Indianapolis de 1953, da qual nenhuma equipe européia participou. Se essa corrida não for considerada (e aí o critério de escolha é muito particular), o total de vitórias consecutivas de Ascari sobe para 9.

Abraços (LAP)

GPTotal
GPTotal
A nossa versão automobílistica do famoso "Carta ao Leitor"

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