A FERRARI EM LE MANS
Panda e Edu
Me lembrei, dias atrás, que a Ferrari há 30 anos não inscreve um carro oficial em Le Mans.
De fato foi em 73, e a bordo de um 312P (3 de 3 litros,12 de 12 cilindros e P de Protótipo) de número 16, que o saudoso José Carlos Pace,o Moco, em dupla com Arturo Merzario conseguiu o segundo lugar na geral. O mesmo resultado,conseguiu Raul Boesel em 1991, mas num Jaguar.
Desde o Bernardo Souza Dantas, enfocado pelo Panda num especial do site, diversos brasileiros correram em Le Mans mas nunca ganharam. Pelo contrário,foi lá que perdemos o Bino, em 63. Até o Piquet correu duas vezes, em 96 e em 97 sempre com um McLaren GT. Foi oitavo na primeira vez e teve um acidente na segunda tentativa. Em 95 o Maurizio Sala fez um quarto lugar também com McLaren GT. Alfredo Guaraná, Paulão, Marinho Amaral, Roberto Moreno, Antonio Hermann, Thomas Erdos foram outros brasileiros que correram em Le Mans.
Vou falar um pouco das participações da Ferrari em Le mans.
A primeira vitória foi em 1949. Luigi Chinetti/Lord Selsdon a bordo de uma 166MM faturaram.Chinetti para quem não sabe, mais tarde tornou-se o concessionário Ferrari na costa leste americana e fundador da célebre escuderia NART, iniciais de North American Racing Team. Pilotando uma 375MM PLUS, (vide os melhores esporte-protótipos no especial do site) José Froilan Gonzales e Maurice Trintignant ganham em 1954.Vem o ano de 1958. Terceira vitória,desta vez a bordo de uma 250Testa Rossa e com Phil Hill/Olivier Gendebien. Mais dois anos se passam e aí a Ferrari inicia seu hexa em Le Mans.1960, e novamente com uma Testa Rossa, mas agora Gendebien divide o carro com Paul Frere. E fazem segundo na geral também com Ricardo Rodriguez, irmão de Pedro…(o que esses caras aceleravam…)
1961-Mais uma vez de Testa Rossa,Gendebien e Phil Hill.E fazem segundo e terceiro para humilhar.
1962-Novamente de Testa Rossa.E a mesma dupla de pilotos.Agora não mais uma 250,mas sim uma 330.(voces sabem;330(cc) vezes 12 (cilindros)ou seja 3960cc.)E fazem segundo e terceiro de novo só que agora com as novíssimas e fabulosas berlinettas 250 GTO.(que já foram esmiuçadas nesse site)
1963-Agora é a vez de um modelo novo ganhar.
A 250P.Bandini/Scarfiotti.Em segundo lugar uma 250 GTO,em terceiro uma 250P,em quarto mais uma 250GTO,em quinto uma 330LM,e em sexto outra 250GTO.Notaram?1-2-3-4-5-6!!!!
1964-Ganham Guichet/Vacarella numa 275P,em segundo uma 330P com Graham Hill/Jo Bonnier,e em terceiro outra 330P com John Surtees /Lorenzo Bandini.Reparem que nessa época, os melhores pilotos guiavam também em outras categorias além da F1.Era para garantir o leite das crianças,porque nessa época,ninguem ganhava tanta grana nas corridas.
1965-A última vitória da Ferrari.Foi também um 1-2-3,mas bem
diferente.Acontece que o carro que ganhou,uma 275P era da NART,que já citei e não de fábrica.Esse carro foi pilotado por Jochen Rindt que viria a ser o único campeão mundial póstumo da F1 pela Lotus, e por Masten Gregory que para quem não sabe era americano, abonadíssimo e completamente alucinado. Meteu-se no automobilismo e comprava um carro atrás do outro, sempre que tinha vontade,ou precisava substitui-lo já que sofria acidentes pavorosos, sempre saindo ileso. Sua esposa pediu divórcio por esse motivo já que não tinha mais nervos para gastar a cada final de semana de corridas. Bem mas apesar dos acidentes Masten era muito bom piloto e andou até de F1.Voltemos a Le Mans.
em 1965, Rindt(que também era um doido para acelerar) e Masten fazem os treinos e percebem que sua Ferrari não estava bem. Parece que o carro ia se deteriorando.Mexeram em algumas coisas antes da corrida, trocaram peças mas o carro dava a impressão de que ia quebrar a qualquer momento.Como não tinham outro carro disponível e já que tinham ido até Le Mans resolverar correr assim mesmo, sem esperanças. Então, antes da prova, combinaram que iriam manter um rítmo forte para pelo menos se divertir enquanto o carro não abrisse o bico.E assim foi desde a largada, os dois se revezando e mandando a bota, fazendo uma corrida suicida e o diabo do carro aguentando, sendo usado ao máximo. Desse modo,conseguiram passar todo mundo e para espanto dos pilotos e de sua equipe,venceram assim aquela que seria a última vitória da Ferrari nas 24 horas.
Parece que essas coisas só aconteciam nos bons tempos….mas foi assim mesmo, acreditem. Em tempo,Masten Gregory morreu com uns 50 anos, de ataque cardíaco, longe das pistas.
Um abraço do Alexandre, São Paulo