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DIRETO DE LE MANS !

Gustavo Lazzarini Fondevila, Paris França

Ola Edu, Panda e todos,

Nesse final de semana pude realizar um dos sonhos da vida de muitos amantes do automobilismo (meu também): assistir ao vivo as 24 horas de Le Mans.

Vou tentar passar as emoções de Le Mans, pra vocês e todos os leitores.

Cheguei na estaçao de trem Le Mans por volta das 11 da manha de sabado. Le Mans (a cidade) nada mais é que uma pacata e tipica cidade do interior da França, e a primeira impressao minha na cidade foi meio frustrante, a unica referencia a corrida eram alguns cartazes que mostravam de onde é que saiam os onibus pra corrida.

3€ pela ida e volta ao autodromo. Quanto mais o onibus chegava perto do autodromo mais o ‘clima’ da corrida aumentava. Ja perto do complexo de Le Mans, a coisa é de deixar qualquer um louco, Ferraris, Porsches e varias réplicas, incluindo GT40, o Shelby Cobra de todas as épocas faziam a fila pra entrar no complexo. O ‘complexo’ de Le Mans é enorme, inclui uma grande area pra estacionamento e camping, um centro de exposiçoes gigante, o museu, e o circuito Bugatti, dentro do circuito ainda tem um parque de diversoes.

32 € (preço pra estudante, 50 e pouco o preço normal) pra entrar no circuito, bem mais barato que o Gp de F1 de Interlagos, ou mesmo o daqui da França. Entrei no circuito e a primeira coisa que eu pensei foi : ‘Ainda bem que eu so trouxe 90€ e deixei o cartao em casa, se nao estava quebrado’. Vende-se de tudo no autodromo : livros, revistas, poster, miniaturas, camisas, bonés, jaquetas de varias marcas (as da Lotus davam uma coçeira no bolso…), varios tipos de comida e bebida, principalmente cerveja.

O preço pago da direito a entrar no autodromo, para sentar nas ‘tribunas’ paga-se a parte, mas sinceramente eu acho que nao valha a pena, no autodromo pode-se andar livremente desde a curva Tertre-Rouge até depois da curva Porsche, incluindo o meio do circuito Bugatti. Para quem nao compra entrada pras tribunas, pode-se ficar em qualquer lugar do circuito. Os melhores sao :

1 – Na reta dos boxes, pode-se ver desde a chicane Ford até a curva Dunlop e principalmente o trabalho das equipes, tem uma arquibancada de terra e concreto pro publico e dois teloes que ajudam a acompanhar tudo, fiquei la a maior parte do tempo.

2 – Nos Esses antes da Tertre-Rouge, um lugar interessante onde pode-se ver os carros freiando forte pro contorno da curva. Normalmente o barulho dos freios é maior que o do motor, a noite é muito legal ver os carros com os discos incandescentes.

3 – Na saida da curva Porsche, pode – se ver acidentes e rodadas, os carros passam perto do pubilco.

O autodromo é quase perfeito, o circuito todos conhecem, a visao do circuito nao é um ponto forte (ainda nao achei lugar melhor que Interlagos nesse quesito, e o antigo era melhor ainda) mas as instalaçoes sao quase perfeitas. O estacionamento é gigante, tem areas pra camping e traillers, pode-se sair e voltar ao autodromo durante a corrida, vende-se boas comidas e bebidas a um preço nao tao caro (pros padroes europeus, é claro), as filas sao pequenas, pode-se entrar com quase tudo dentro do autodromo (bebida, comida, cadeira, bandeiras, etc), tem muita coisa pra ser feita durante as 24 Horas, o museu fica aberto até meia noite durante a corrida, o parque de diversoes fica até bem tarde também, as lojas, lanchonetes e restaurantes também (nao sei até que horas, perde-se a noçao do tempo la), o sistema de som é otimo, enfim quase perfeito, os unicos problemas sao os banheiros que nao sao muito diferente de Interlagos, e a poeira da terra que suja tudo, roupa, corpo, comidas, malas, mas voce so percebe isso quando chega em casa.

O museu é animal, contando com varios carros de todas as épocas, Ford GT40, Porsche 917, Peugeot 905, Mazda entre outros. Tem varios vencedores de Le Mans la, so notei falta das Ferrari, valeu muito a pena. 4€ a entrada.

Todo o circuito é coberto por autofalantes, mas mesmo assim eles transmitem em FM (96.1) a mesma locuçao oficial do autodromo. A locuçao é muito boa, entre os locutores tem um brasileiro, Marc Arnold (nao sei se a grafia esta certa). Toda a locuçao é feita em frances e ingles, mas de tempos em tempos eles fazem informes em alemao e japones. Eles informan tudo, cada rodada, acidente, peças que sao trocadas, abandonos, impressoes dos pilotos e chefes de equipe e até animam a torcida.

O publico lota o lugar mas dizem que no ultimo ano foi maior, nao faço a menor idéia de numero de pessoas, mas é muita gente. Tem gente de todo lugar do mundo, cada um com suas particularidades. As unicas coisa em comum sao o fanatismo por corridas e por cerveja, vou tentar explicar cada ‘grupo’

Americanos, torcem fanaticamente pelas Corvettes, normalmente andam em grupos pequenos, sempre com alguem de boné amarelo (cor das Corvettes) e camiseta ou da Indy ou da Nascar.
Dinamarqueses, nunca imaginei ver tantos dinamarqueses na minha vida, Tom Kristensen pra eles é o maior do mundo, a torcida por Magnussen também é grande, sao um dos poucos que nao torcem pra um time especifico e sim pra pilotos.

Japoneses, sao varios também, a maioria acompanha a Audi numero 5 (Team Goh), mas também torcem pelas Porsche inscritas por equipes japonesas. Suiços, nao faço a menor idéia do motivo de terem tantos suiços com suas bandeiras, nao torcem pra ninguém, apenas estao la pelo gosto da coisa. Alemaes, vem em grande numero, mesmo que os Audi e Porsches inscritos na prova nao sejam oficiais, a maioria torce pra Audi (Nao importa qual seja que vença)

Holandeses, sem duvida alguma os mais barulhentos, sao fanaticos pelos Dome-Judd do time ‘Racing for Holland’, nao se importam se a equipe vai bem ou mal, o importante pra eles é que eles estao correndo pela Holanda. Franceses, torcem pelos ‘Pescas’ e por Luc Alphand, Henri Pescarolo é um idolo pra eles, tao grande quanto Kristensem pros Dinamarqueses, a torcida é fanatica e barulhenta. Até os locutores ajudam a aumentar o fanatismo torcendo também pelos ‘Pescas’. Ingleses, fizeram um duelo de arrepiar com os franceses na hora dos hinos pra ver quem cantava mais alto, alguns torcem para o Morgan, alguns pros TVR’s mas a maioria torce pros Jag’s e pros Bentley boys, apos algumas cervejas eles esquecem que nao tem nenhum Jaguar ou Bentley na pista.

Nao sei porque nao tinham muitos Italianos, mesmo com 7 Ferraris na pista. Tem gente de todo o mundo e de todo o tipo, desde familias que vao pra fazer piquiniques e acompanhar seus carros favoritos até aqueles tipos que sentam em suas cadeiras ao lado do isopor de cerveja e so levantam pra ir ao banheiro ou pra pegar mais cerveja.

Le Mans é uma grande festa, cercada de rituais formais e nao tao formais assim, o clima é bem mais discontraido que o da formula 1.

Antes da largada todos os carros vao pra pista e ficam como se fossem largar no estilo ‘Le Mans’ a 45 graus da mureta dos boxes. Nao lembro a ordem das coisas entao vou apenas listar o que acontece :

Apresentacao dos paises. Todos os paises que tem algum piloto no grid é apresentado, toca – se o hino, seguindo dos que tem um numero menor de participantes até os que tem um numero maior. Infelizmente o hino brasileiro foi um dos primeiros. O locutor cometeu uma tremenda gafe na hora do hino britanico, ele apresentou todos os pilotos britanicos mas na hora tocou o hino dos EUA, o pessoal nao gostou nem um pouco. Logo depois dessa gafe foi tocado o hino britanico e logo em seguida o frances, todo mundo cantando os hinos o mais alto possivel é uma coisa emocionante.

Desfile de pilotos, cada trio de pilotos passa na reta dos boxes em cima de um Citroen conversivel, quase todos os trios tem um piloto entrevistado antes de subir no Citroen, o clima é bem discontraido, alguns pilotos passam de pé fazendo gestos pra arquibancadas, outros so dao tchauzinho, alguns levam as mulheres que ficam em volta dos carros pro publico ver também, teve até um trio que pilou uma Porsche que passou na reta de costas pro publico e mostrando o telao pra todos, as imagens mostravam que as garotas em volta da Ferrari 575 estavam lutando contra o vento que insistia em levantar a saia delas.

Desfile das Tropic Girls, nao tem nada de formalidade, um bando de mulheres bonitas desfilando em trajes sumarios, o publico caiu na gargalhada quando a camera mostrou no telao os pilotos do Team UK Veloqx Audi fazendo poses com elas, uma camera focalizava o grupo de frente enquanto uma outra deu um close na mao de J. Herbert na bunda de uma delas.

Apresentacao do troféu, o trofeu vem em cima do carro que ganhou a primeira 24 Horas, O Chenard & Walker numero 8 sai do museu com o troféu em cima cercado de miniaturas de carros que fizeram a historia da prova, tinha até o Bentley do ano passado.

Depois de todos os eventos os carros partem para a formaçao do grid, parecida com a antiga formaçao do grid na F1, e param no grid como se fossem largar. A largada é dada em movimento, precisamente as 16 :00 horas de sabado, e assim começa a maior corrida do mundo.

Pra quem nunca tinha visto a corrida é um pouco dificil entender os ‘porques’ das coisas, é bem diferente das 1000 milhas que eu estava acostumado a ver. So as 16 :00 de domingo é que da pra entender muita coisa, quem chega ao final das 24 horas ainda na pista é um vencedor, todos comemoram, mesmo aqueles que foram derrotados por muito pouco comemoram, enfim, ver aquele Rolex marcando 16 :00 pela segunda vez é motivo de festa pra todos, publico, equipes, pilotos, todos, é um tesao indescritivel.

Depois do final da corrida o publico invade a pista, tem gente que sai correndo pra ficar perto do podio, tem gente que corre na outra direçao pra tentar pegar algum pedaço de carro, eu so fiquei la parado no meio da pista, olhando para o podio, depois passei pelos boxes, e por fim fui ver os carros no parque fechado.

Alguém imagina um piloto de F1 de qualquer equipe abrir as portas dos boxes da sua equipe e ficar la fora como um anonimo, sem macacao, dando autografos pra qualquer um que o reconhecece ? em Le Mans isso aconteceu, o cara saiu dos boxes da sua equipe e ficou la fora conversando com quem quisesse. Algumas equipes abrem as portas dos boxes enquanto os mecanicos guardam as coisas, apenas pra galera ver os carros, nao é muito dificil achar um mecanico disposto a responder alguma pergunta.

Um tesao, depois de muitas horas no autodromo eu estava todo quebrado, morrendo de sono, todo queimado do sol, mas com um sentimento indescritivel, é animal. Fui sair do autodromo la pelas 6 da tarde, a cada 3 passos uma parte nova do meu corpo estalava, mas foi uma das melhores coisas que eu fiz na vida, melhor do que os GP’s de F1 que eu fui em Interlagos e no Rio (so o de 91 foi melhor, mas la a historia foi outra), melhor do que qualquer 1000 milhas, Stock, Truck, F Ford e F3 que eu ja vi.

Bom, vou tentar comentar a corrida, cada categoria e cada equipe, começo respondendo a pergunta que eu fiz sobre o regulamento e que o Edu nao soube responder:

O regulamento de Le Mans muda praticamente a cada ano, ao gosto do ACO (entidade que organiza a prova), este ano o regulamento é dividido em 4 categorias, LMP1, LMP2, LMGTS e LMGT. Em todas as categorias as equipes nao podem trocar o motor, nem a caixa de cambios. O regulamento pode mudar mais uma vez ano que vem para acomodar os ‘Supercars’ como a Ferrari Enzo e Aston Martin DB9.

Prototipos

Capacidade do tanque 80L para gasolina e diesel ou 135L para alcool.

LM P1 : Esta categoria abriga os carros abertos ou fechados, antigos carros das categorias LMP900 e LM GTP, e ainda os chassis de carbono da antiga categoria LMP675. Dimensoes : Comprimento maximo 465cm, largura maxima 200cm, altura 103cm. Motores 6L para motores atmosféricos, 5.5L para motores turbo-diesel, 4L para motores turbo-gasolina.
Peso minimo 900KG.

LM P2 : Esta categoria tem muito em comum com a LM P1 e abriga os carros da LMP675 com chassis de aluminio ou tubulares. Dimensoes : As mesmas da LM P1. Motores : 3.4L para motores atmosféricos (maximo de 8 cilindros), 2L para motores turbo(maximo de 6 cilindros). Peso minimo 750KG.

GT’s

Capacidade do tanque 100L, tem de ser construidos ao menos 100 carros do modelo para os grandes fabricantes ou 25 para os pequenos(venda anual de menos de 2000 carros) .

LM GTS : Carros de 2 portas, aberto ou fechado, e que deve estar a venda na Europa ou EUA.
Peso : de 1100Kg a 1300Kg, conforme o tamanho das bridas de admissao.
Largura maxima de 200cm. Motores 8L para motores atmosféricos, 4 L para motores turbo.
Permitido freios de carbono. Largura dos pneus limitada a 14 polegadas

LM GT : Carros do tipo GT abertos ou fechados acessiveis para a utilizaçao normal. Peso minimo : 1100Kg. Dimensoes e motores iguais ao da LM GTS. Freio de carbono proibido
Pneus de 12 polegadas pra quem tem peso menor de 1200Kg e 14 pros mais pesados

Este ano a participacao das grandes montadoras se resumiu a Corvette (GM), de resto apenas times privados ou pequenos fabricantes.

Categoria GT.

Esta categoria reuniu principlamente Porsches 911 mas tinha também 2 Ferrari 360 (uma com Jaime Mello Jr), 2 TVR’s de fabrica e um Morgan de fabrica. As Ferraris e Porsches foram inscritas por times particulares.

Porsche : Dominaram tranquilamente a categoria, quase todos chegaram ao fim, a se destacar apenas a tremenda porrada que um deles deu na curva Karting.

Ferrari : A esperança era a preta na qual estava Jaime Mello Jr, mas eles nem largaram com um problema de vazamento, quando foram pra pista ja estavam algumas voltas atras eram bem rapidos e poderiam conseguir um lugar no podio da categoria mas quebraram no meio da madrugada. A outra F360 nao andou direito o tempo inteiro, chegou cambaleante ao final.

TVR : Essa simpatica fabrica inglesa atraiu um bom publico mas os objetivos nao eram muito ambiciosos, o objetivo era um quinto lugar na categoria, nao conseguiram, mas mesmo assim comemoraram pois os dois carros chegaram ao fim, eram os carros mais bonitos do Grid.
Morgan : O objetivo era claro, terminar a corrida, era disparado o carro mais lento do grid (quase 1 minuto da pole e 5s mais lento que o penultimo), cumpriram o objetivo completando praticamente metade das voltas do vencedor, mesmo nao sendo considerado classificado comemoraram bastante. Recebeu ainda o premio que é dedicado aos mecanicos (nao lembro o nome agora).

Categoria LM P2

Essa categoria reuniu pouca gente, pois com a mudança do regulamento todos os carros com chassis de carbono foram pra categoria LM P1, nao teve brigas muito interessante.

WR Peugeot : 2 carros projetados pelo mesmo construtor que tem o recorde de velocidade de 405Km/hora, começaram muito mal e tiveram varios problemas durante a primeira metade, mas no final um deles chegou em segundo (so 2 carros terminaram) na categoria, o outro quebrou na manha de domingo.

Lola Judd : Dominou facilmente a categoria, correu sozinho na liderança e no final ainda se deu ao luxo de ficar parado um bom tempo no box pra poupar o carro. Venceu facil.

Courage : Os problemas da Courage começaram 2 semanas antes da largada, quando o seu fabricante de motor (JPX) resolveu se retirar da prova, correram 3 carros, um com um motor Willman de uma equipe particular, e os outros 2 com motor AER, um oficial e outro da equipe de Paul Belmondo, nenhum deles resistiu até a metade da prova, todos pararam de madrugada. O de Belmondo deu uma bela pancada por volta da meia noite.

Categoria GTS

A briga entre Ferrari e Corvette prometia, e foi de tirar o folego, foi um racha sensacional até metade da prova. Estavam presentes 2 Corvettes oficiais, 2 Ferrari 575 de uma equipe particular, e 3 Ferrari 550 de 2 equipes particulares.

Ferrari 575 : Foram uma decepçao, nunca foram competitivas e quebraram praticamente juntas no comecinho do domingo, tomam um pau feio das 550.

Corvettes : Um autentico carro americano, grande e barulhento, começaram um racha animal com as 550 no começo, um dos Vettes ficou um pouco afastado da briga com um acidente logo nas primeiras horas, a outra vinha liderando até ter problemas no meio da madrugada e se atrasar um pouco, mas no final tiveram uma merecida dobradinha no podio e ainda foram sexto na geral.

Ferrari 550 : Vinham de 2 equipes particulares, uma com freio normal (equipe Larbre) que nao foi tao competitiva mas chegou ao final sem maiores problemas. As outras 2 ,que tinham freio de carbono, participaram do racha com as Corvettes, a que era dirigida por Colin Mcrae teve alguns problemas no começo da noite e se atrasou um pouco, a outra vinha liderando com folga até que por volta do meio dia teve um problema de suspensao e nunca mais andou direito, uma pena pois estavam brigando pelo quinto na geral. A de Mcrae subiu no podio pelo terceiro lugar, as outras 2 ficaram logo atras.

Categoria LM P1

Bem inchada pela mudança de regulamento, a principal categoria propiciou um belo duelo entre os Audi pela ponta. Varios fabricantes faziam parte dela mas sem nenhum fabricante de peso com equipe oficial.

Panoz Elan : Era o unico carro fechado da categoria, foi inscrito por uma equipe particular (Larbre), teve problemas desde a larga e abandonou ainda antes de anoitecer.

Lister Storm : Era um carro diferente do que ja correu nas 1000 milhas, parecia um trator, pelo aspecto bruto e pelo barulho do motor, o carro foi uma porcaria tomou pau até dos GT, pelo menos completou a prova sem maiores problemas.

Dallara Judd : Vinha brigando com os Pescas pela primeira posicao depois dos Audi, mas no começo da manha deu uma bela porrada na curva Karting que acabou com o carro, ficou por la mesmo.

Lola MG : Um dos carros que ‘subiu’ de categoria, o brasileiro Tomas Erdos correu por eles, o carro foi se arrastando devido a varios problemas e abandonou nas ultimas horas com o motor quebrado.

Nasamax Judd : O carro se destacava pelo fato de usar alcool como combustivel, teve problemas desde o começo, mas poderia ter brigado por posiçoes melhores facilmente, foi competitivo depois mas voltou a ter problemas no final, chegou ao final em posicao intermediaria.

Dome Judd : Os carros do ‘Racing for Holland’ tinham uma grande torcida, a pintura era muito estranha, chegariam com os dois carros entre os 10 primeiros mas Ralph Firmam bateu a uma hora do fim.

Pescarolo Judd : Os ‘Pescas ‘ eram as esperanças francesas, principalmente o de S. Bourdais, eram os melhores carros depois dos Audi, mas o de S. Bourdais teve varios problemas e parou la pelas 10 da manha com o motor quebrado, o outro foi bem e chegou em quarto, mesmo enfrentando alguns problemas.

Zytek : Mais um dos que subiu de categoria, foi a sensaçao dos treinos ficando com o terceiro tempo no grid, na corrida vinha bem até quebra o motor domingo de manha.
Reynard Lehmann : Também subiu de categoria, vinha fazendo uma corrida discreta e parou no meio da madrugada.

Dome Mugen : Vinha fazendo uma boa corrida, tinha tudo pra ficar entre os 10 primeiros mas quebrou na manha de domingo.

Lola Caterpillar : Unico carro a diesel do grid, com um motor derivado do VW Touareg. O carro era lento, pesado e era o mais silencioso do grid, o objetivo era ser o primeiro carro a diesel a completar as 24 horas mas nao chegou nem ao anoitecer.

Lola Judd : Tinham dois deles, um que subiu de categoria e foi um dos primeiros a abandonar, o outro fez uma corrida discreta e chegou ao fim.

Audi : Os favoritos eram os do time UK veloqx (8 e 88) mas tinha também outros dois, o numero 5 do team Goh e o 2 do team Champion. Faziam uma corrida particular entre eles até que la pela terceira hora dois batem na mesma curva, um em seguida do outro, o de numero 2 bateu forte e perdeu mais de meia hora nos boxes, mesmo assim foi o terceiro no final. O de numero 8 se arrebentou no muro com Mcnish ao volante, demorou muito até chegar aos boxes e la ficou por umas 2 horas, Mcnish foi levado ao centro médico e nao pode voltar a correr, o carro voltou a pista e mesmo com todos os problemas chegou em quinto.

A batalha pela ponta parecia decidida com o numero 88 na frente e o numero 5 com quase duas voltas atras, até que la pelas 8 da manha o numero 88 vem ao box e perde quase 10 minutos para arrumar alguma coisa na suspensao, volta a pista uma volta atras do outro Audi. As horas seguintes sao de arrepiar, os dois voando pela pista com o numero 88 chegando cada vez mais perto, quando faltavam pouco mais de 2 horas pro fim a diferença era de menos de 1 minuto, os Audis param para troca de piloto, entra Herbert no 88 e o japones Ara no 5, ninguém mais senta no circuito, Herbert vem tirando mais de um segundo por volta, o japones começa a errar varias freadas, balançar em varias curvas a pressao era realmente muita. Uma hora e pouco pro fim a diferença era de 20 e poucos segundos, quando Herbert roda, a diferença aumenta pra 40 segundos, Herbert vem tirando mais ja era tarde, no final termina a uns 40 segundos atras mas seriam menos de 30 se nao tirasse tanto o pé na ultima volta.

Gustavo Lazzarini Fondevila, Paris França
GPTotal
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A nossa versão automobílistica do famoso "Carta ao Leitor"

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