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OS MAUS PERSONAGENS
15/09/2004
Coisas de macho
20/09/2004

Esquartejamentos e cinzas

– Victor Lagrotta

Edu, adorei a sua coluna !! você andou filando um dos cigarrinhos do Tite, foi ???

Bem como diria Jack, o estripador vamos por partes . Eu gostaria de enterrar o meu coração no final da Mulsanne em Le Mans , logo depois do calombo ( que foi aplainado depois da decolagem da Mercedes do Weber….) , assim todo ano na Classic Le Mans dá para ver e ouvir um Bentley speed 6, um Jaguar Type C ou D, uma Testarossa ou uma 250 GTO, um GTezão 40, um 917,
uma 512 M , um Matra V12, um 962 e um R-8 .

Já o meu cérebro eu gostaria de de colocar um pouco antes da Chicane de Monza, ou na linha de tijolos de Indianapolis, só para ver os foguetes chegando a quase 400 km/h, porque este é o ponto culminante do automobilismo, é para isso que essas máquinas existem (nota: acho que a velocidade máxima de reta atingida em Le Mans foi pelo Jonatham Palmer com um 962, que fez 414 km/h em teste e 405 km/h na corrida , mas não deixemos que aspectos técnicos empobreçam a poesia…).

Os pulmoões e estômago eu enterraria em Nürburgring na Flugplatz , para respirar fundo e sentir um friozinho na barriga vendo as encrencas decolarem nas 4 rodas a quase 300 km/h e admirar o arrojo, a técnica e a coragem de Fangio, Clark, Hill, Stewart, Emmo ou Lauda decolando nas 4 a quase 300 km/h, com um controle quase divino da encrenca ( lembrando que Dan Gurney disse que se o carro está totalmente sob controle, você não está indo suficientemente rápido…assim é a vida também, se está tudo mais ou menos descontrolado, mas na direção certa, então está bom…A viagem pode ser louca se o viajante for lúcido , é isso aí!).

Os testículos eu enterraria entre nas antigas curvas 1 e 2 de Interlagos, porque para fazer de pé em baixo o cara tinha que ter 3 (tenho esperanças para a próxima vida…) e como disse Piquet, separava os homens dos meninos.

Os olhos e a boca eu enterrava em Donnighton Park para poder ver as máquinas maravilhosas do museu todos os dias e também poder contar a volta fantástica do Ayrton no GP da Europa de 93.

Os intestinos eu enterrava em algum lugar do Passo de Futa entre Florença e Bologna, porque a comida é ótima, Tem a Mille Miglia Clássica todos os anos e a estrada é usada como campo de teste da Ferrari, Maserati e Lamborghini ( ah se acerto essa mega sena acumulada eu quebro a banca… te cuida San Pietro, sai da frente !) .

E vocês, Edu e PAnda, como gostariam de ser esquartejados ?

Abraços

PS.: sobre o cambio CVT tenho uma explicação mas não estou a fim de papo técnico hoje. E o Steve Mc Queen ( corrige para mim panda, grato ) não correu em Le Mans porque a seguradora da United Arts ( financiadora da Solar , empresa do artista; lembrando também que o filme causou a falência da empresa, mas também os caras contrataram 50.000 extras para lotar a arquibancada! ) vetou a participação dele, e sem seguro ele não podia
correr. Alegou-se que o 917 era muito instavel ( vide inúmeros acidentes , incluindo a morte de John Woolfe no ano anterior ) e ele tentou ainda um 908 de aluguel, mas no fim não deu certo .

Quanto à ameaça da BMW abandonar a F-1 se for realmente adotada a formula de
motores V-8 de 2,4 L, tenho a minha própria teoria conspiratória . Acho que
além do investimento a ser feito no desenvolvimento da nova usina , existe
também uma questão mercadológica, uma vez que eles estão lançando o sedã M5
com motor V-10 de 500 HP, e se for mudada a configuração será perdido uma
referência tecnológica importante ( como se os motores de rua e de pista
tivessem algo mais em comum além da configuração em V e o número de
cilindros ) . Si non é vero, e bene trovato…. (sabe, nem dormi a noite pensando nisso..quase que tomo um Lexotan)

Victor Lagrotta , sao Paulo

Oi, Victor. Eu falo a todos (isto é sério) que quando morrer eu quero que todos meus órgãos “aproveitáveis” sejam doados para transplante ou para estudos científicos. O que sobrar pode ser cremado e as cinzas espalhadas na reta dos boxes de Interlagos e na praia de Santos.

Mas, depois que você e o Edu começaram essa viagem maluca, meus desejos passaram a ser basicamente os mesmos de vocês. Além de Interlagos, podem jogar um punhado de cinzas em Jacarepaguá, em Buenos Aires, em Donington, em Montreal, em Hockenheim, em Monza, em Indianapolis, em Le Mans, em Spa, no percurso da Targa Florio, em Laguna Seca e no percurso da Carrera Panamericana. Algumas pistas ficaram de fora porque acho que a esta altura as cinzas já acabaram…

Sobre a participação da dupla McQueen/Stewart em Le Mans, a história é essa mesma que você contou. E já que o assunto é esse, o recorde de velocidade na reta de Le Mans pertence ao francês Roger Dorchy, que chegou a 405 km/h em 1988, com um WM-Peugeot. Desconheço a história do Palmer e seus 414 km/h em treinos com um 962.

Abraços. (LAP)

Victor Lagrotta , sao Paulo
GPTotal
GPTotal
A nossa versão automobílistica do famoso "Carta ao Leitor"

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