2002=1986?

e tome lista (inclusive as minhas)
22/02/2002
A Austrália e a realidade
27/02/2002

Edu,

Está chegando a hora… O GP da Austrália é de sábado para domingo. Finalmente vamos parar de fazer conjecturas e ver quem realmente vai andar bem ou não nesta temporada.

Apesar de achar que a Ferrari está em vantagem, acho que estamos muito próximos de ver uma disputa parecida com a de 1986. Lembra daquele ano? Prost, Mansell, Piquet e Senna, que terminaram o campeonato nesta ordem (que derrota dolorida…), fizeram um campeonato que eu considero um dos três mais empolgantes e eletrizantes de todos os tempos (os outros foram os de 1974 e 1981, vencidos respectivamente por Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet). Os pilotos mudaram, mas as equipes são praticamente as mesmas: McLaren, Williams e Ferrari (em 1986, era a Lotus).

Naquele ano, a Lotus tinha um primeiro piloto definido (Senna, cujo companheiro era o inexpressivo Johnny Dumfries); a McLaren tinha dois pilotos de bom nível, Prost e Keke Rosberg, mas apenas o primeiro entrou firme na luta pelo título; e a Williams, com Piquet e Mansell, deixou os dois brigarem entre si, com os resultados que nós conhecemos…

Neste 2002, temos a Ferrari com Michael Schumacher claramente como primeiro piloto; a McLaren, com Coulthard e Raïkkönen, deverá esperar o meio do ano para ordenar que quem estiver em melhores condições no campeonato vai receber a ajuda do outro; e a Williams, como em 1986, não vai definir nada: Montoya e Ralf que se entendam na pista. Considerando que Barrichello é muito mais piloto do que Dumfries e terá um papel real no trabalho contra os adversários, podemos aguardar a possibilidade de termos um campeonato com o mesmo nível de disputas do de 1986.

Isso, é claro, se a Ferrari der uma bobeada e as outras duas subirem de produção. Do contrário, você já sabe em quem apostar…

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Ainda sobre 1986, você deve se lembrar daquela clássica foto do quatro (Senna, Prost, Piquet e Mansell) abraçados na mureta do box do autódromo de Estoril. Em 1999, em Nurburgring, alguém teve a idéia de juntar para uma foto os quatro pilotos que chegaram àquela corrida com chances de conquistar o título no final da temporada: Hakkinen, Irvine, Coulthard e Frentzen. Com todo o carinho e respeito que eles merecem, o quarteto de 1986 deixava todos no chinelo…

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Recebi de Ricardo Divila uma notícia que me deixou um pouco triste: o autódromo de Pergusa, em Enna, na Sicilia, será desativado em um prazo de três anos. Pelo menos será por uma causa nobre: o autódromo foi construído em uma área que depois foi considerada reserva ecológica. Durante muitos anos, não houve problemas, mas nos últimos tempos começou-se a perceber que a convivência entre o autódromo e a reserva natural estava prejudicando os dois lados. Um novo autódromo será construído na região.

A mente humana é curiosa. Eu nunca estive nesse autódromo e acho que jamais vi sequer uma imagem de televisão dele. Conheço-o apenas por fotos e o traçado – que, por sinal, não tem nada demais: ele simplesmente circunda o lago Pergusa, na cidade de Enna (daí o nome do autódromo), formando um hexágono com chicanes a cada duas curvas. Em 1995, o Jorge de Souza, que era meu chefe na Grid, foi para lá a convite do Tarso Marques para cobrir uma corrida de F 3000. E seu relato sobre o lugar despertou minha simpatia por essa pista.

Segundo o documento emitido pelo conselho comunitário de Enna, o autódromo será fechado “a bem da sobrevivência do lago”. Sem dúvida, Enna terá um final muito mais honroso do que autódromos como Brooklands (bombardeado na Segunda Guerra Mundial), Riverside (engolido pelo crescimento urbano de Los Angeles), Nivelles, Ontario e Autopolis (que fecharam devido à falência das respectivas empresas proprietárias).

Saudações ecológicas motorizadas,

Panda

GPTotal
GPTotal
A nossa versão automobílistica do famoso "Carta ao Leitor"

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