Imola vermelha

F1 e MOTOGP: CADA VEZ MAIS PARECIDOS
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PROCURAM-SE ULTRAPASSAGENS
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Panda

Sem precisar de coelhos nem cartolas, a Ferrari fez a dobradinha em Imola, numa corrida de poucas “emoções”. Sem ultrapassagens, sem golpes de estratégia e com uma largada de moça. Até o público parecia frio em Imola.

A Ferrari ganhou porque seu carro novo é mesmo super ou porque o Williams andou para trás desde o Brasil?

Acho que pelas duas coisas e também porque os pneus Bridgestone realmente são superiores aos Michelin em pista fria. Ou será que é o tal assoalho flexível denunciado por Patrick Head?

Em qualquer caso, o favoritismo da Williams já era. Neste momento, o campeonato volta a ser vermelho, pelo menos até a próxima corrida.

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Todo mundo largou igual – coisas da partida automática. Você reparou o close das câmaras no volante do Toyota na largada? A menininha só tem de tirar o dedinho do botão (hehe) quando as luzes se apagam e o carro vai embora sozinho. Não tem de dosar embreagem e acelerador, não tem de trocar marchas, nada. Uma gracinha.

Rubinho perdeu a posição para Ralf na largada mais por força do traçado da pista, que curva logo a seguir para a esquerda e pune todos que largam junto ao muro dos boxes.

Com o Ferrari sobrando, Rubinho pode recuperar-se de uma parada desastrada, daquelas que só acontecem para ele, nunca para Schumacher.

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E isso é praticamente tudo o que aconteceu em San Marino. Merda de Fórmula 1 onde um Rubinho visivelmente mais rápido do que Ralf tem de cozinhar trinta e tantas voltas em 3º para não se arriscar numa ultrapassagem. Pode ter certeza de que o box da Ferrari o proibiu pelo rádio de qualquer valentia. “Fique aí mesmo que, no reabastecimento, nos te devolvemos na frente”. Quase que ferram o bom Rubens na segunda parada mas tudo bem…

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O episódio Rubinho-Irvine, que segurou o brasileiro um instantinho e ganhou um dedinho evidencia a excessiva cautela ou falta de ousadia, como queira, que reina na Fórmula 1 atual. No caso específico do brasileiro, ninguém na pista o teme. Ele está se aproximando? Ora! Que espere. Não era o caso de Senna, por exemplo. Quando o viam no retrovisor, os pilotos tratavam de abrir caminho porque, de um jeito ou de outro, seriam ultrapassados na hora, por bem ou por mal.

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Do que foi possível ver, Massa fez uma grande corrida e foi muito rápido no começo. Creio que, com pista livre, estaria no ritmo dos McLaren e de Montoya. Aos poucos, Massa vai ganhando confiança, se fortalecendo, criando músculos. Que Deus ajude este garoto.

Boa corrida também de Bernoldi. Bela ultrapassagem sobre Salo no começo da corrida, pondo o Arrows de lado na chicane antes da linha de chegada, coisa difícil de se ver hoje em dia. Mas Bernoldi não vai a lugar nenhum com este carro. Pena. Deus que ajude ele, também.

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A corrida latrinária da Jordan e Jaguar deve dramatizar a crise técnica e financeira que estas equipes estão vivendo.

O problema da Jordan é aquele de várias outras equipes da Fórmula 1 atual: promete muito mais do que entrega. Um dia, os patrocinadores percebem, tiram a escada e o pintor fica pendurado pela brocha. Prost caiu rapidinho. Quanto tempo Eddie Jordan, Niki Lauda e as turma da Bar e Arrows vão resistir?

Bela observação do pessoal da Globo: no momento em que as equipes discutem redução de custos, a McLaren inaugura com pompa um motor home de US$ 10 milhões. Mas sabe porque a McLaren pode fazer isso? porque ela cumpre suas promessas comerciais e esportivas.

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Duas coisas que não deram para entender na transmissão. Como Rubinho se recuperou dos problemas no segundo pit-stop e continuou à frente de Ralf? E como Villeneuve ganhou a posição de Massa? Resposta nos próximos dias.

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E por falar na transmissão, será que o Reginaldo e o Galvão andam lendo o GPTotal? Quando é que você viu o Reginaldo fazendo conta de consumo de combustível? E logo depois que nós fizemos contas por aqui…

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O que será pior? Tomar uma volta do líder na 20ª volta, como a Jaguar, ou na 55ª, como a McLaren. Na dúvida, nossos parabéns à direção técnica das duas equipes
Extensivos a Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher. Ao primeiro bela corrida bunda (perdoem o termo mas não há outro) e ao segundo pela cara de bunda no pódium.
Parabéns ao box da Sauber pelo extraordinário desempenho na primeira parada de Nick Heidfeld, graças ao qual a equipe perdeu uma pontuação certa.

Bom final de domingo a você e aos nossos leitores.

Eduardo Correa

Eduardo Correa
Eduardo Correa
Jornalista, autor do livro "Fórmula 1, Pela Glória e Pela Pátria", acompanha a categoria desde 1968

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