Fofocas, fofocas, fofocas…

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Panda

A Fórmula 1 ferve em meio a fofocas de todos os tipos. A seguir, uma seleta delas, colhidas na imprensa internacional, no www.grandepremio.com.br e nos antenadíssimos e-mails enviados pelo Ricardo Divilla, que nesta altura, deve estar chegando a Magny-Cours.

– Fórmulas 3000 podem completar o grid dos GPs, caso haja carros de menos nas largadas. Nota: um Fórmula 3000 pode ser até 15 segundos mais lento por volta do que um Fórmula 1.
– Os Williams estão disputando as sessões de classificação com um sistema de escapamento ultra leve, que custa US$ 14 mil mas que, após o treino, tem de ser jogado fora. A economia de peso proporcionada pelos escapamentos: 200 gramas!
– Os motores BMW são os que mais incrementaram seu regime derotação desde o começo da temporada, beirando agora os 19 mil giros em configuração de treino. Em Melbourne, eles chegavam a “apenas” 18 300 giros.
– As repetidas quebras dos motores BMW se devem a um ambicioso programa de redução de peso. Os BMW pesavam 120 kg na temporada passada. Motores concorrentes pesam perto de 90 kg. O equilíbrio entre baixo peso, alto desempenho e durabilidade ainda não foi atingido pela BMW. Sorte da Ferrari!
– Bernie Ecclestone ficou louco da vida com a bagunça no lado externo de Silverstone porque o nevoeiro o forçou a pousar seu helicóptero alguns km distante do autódromo e chegar à pista de carro, como um ser humano comum. Barraquinhas de cachorro-quente que atrapalhavam o trânsito o deixaram tiririca.
– Bernie promete muitas surpresas para o calendário de 2004. Dois ou três novos GPs podem aparecer, dois ou três podem dançar. Insinua que um dos novos GPs pode acontecer na China.
– A Asiatech, fornecedora dos motores para a Minardi, pensa em não competir em 2003 voltando com um carro completo em 2004. O boato preocupa a Fórmula 1.
– Esta é velha: Alexander Wurz quer correr para a Toyota no ano que vem, no lugar de Allan McNish.
– Nick Heidfeld também quer correr pela Toyota. Ele seria substituído na Sauber por Giancarlo Fisichella.
– Incrível mas provável: Takuma Sato pode ir para a Bar – por pedido expresso da Honda. Panis poderia substituí-lo na Jordan, dividindo a equipe com Tomas Enge.
– A Jordan ainda não sabe com que motor correrá em 2003. Pode ser um Cosworth ou um Honda, que pretende concentrar as suas forças na Bar.
– Ninguém sabe ao certo o que acontecerá com a Jaguar em 2003. Continuará comandada por Niki Lauda? Quem serão seus pilotos? A equipe continuará a existir?
– A Renault promete lançar seu carro para 2003 em 15 de novembro. Jacques Villeneuve pode ser o companheiro de equipe de Jarno Trulli.
– E Jenson Button? Se Villeneuve de fato for para a Renault, terá de se contentar com Jaguar, Bar ou Toyota.
– As chances de Mika Hakkinen voltar a Fórmula 1 são praticamente nulas.
– A Sauber deu ao presidente da Malásia o carro que levou Niki Heidfeld ao 5o lugar no GP daquele país.
– Alain Prost está tentando voltar a Fórmula 1 num pacote que incluiria – pelo menos nos sonhos do francês – a VW.
– Jean Alesi e Jack Ickx gostariam muito de trabalhar para a Toyota, assim como Berger o faz para a BMW, ganhando muito e trabalhando pouco. Em sua defesa, Alesi alega que é casado com uma japonesa.
– Esta é antiguinha mas muito interessante: até o GP do Canadá, a Renault estaria usando um sistema de largada proibidíssimo. O sistema seria capaz de identificar o exato momento em que as luzes vermelhas se apagam, por meio do dispositivo da Fia embutido no asfalto e que monitora se houve ou não queima de largada. O sistema teria permitido a Trulli e Button ganhar muitas posições no Canadá e corridas precedentes – mas não em Mônaco, onde Button chegou a ser punido por queimar a largada.
– Pela folha corrida de Flavio Briattore, a fofoca acima é mais do que crível.
– E a verdade é que boa parte da graça das largadas foi-se embora com o controle automático de partida. Agora, até eu e você largaríamos bem num Fórmula 1.

Abraços

Eduardo Correa

Eduardo Correa
Eduardo Correa
Jornalista, autor do livro "Fórmula 1, Pela Glória e Pela Pátria", acompanha a categoria desde 1968

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