seu espertalhão!

Boa sorte, meninos
06/11/2002
Adeus! (ou até breve)
20/11/2002

Caro Luca

Sua raposa esperta!

Você mostrou mais uma vez que merece presidir a Ferrari, dando um nó em todo mundo. Exatamente como o velho Enzo fazia. Lá no céu, entre um e outro conselho ao Todo Poderoso, ele deve estar justamente orgulhoso.

Afinal, você desmontou esta história de novos regulamentos (limitação da eletrônica e dos testes, lastros e partes aerodinâmicas comuns, porque o resto era só brincadeirinha) sem se dar ao trabalho de sair de Maranello – e ainda conseguiu melhorar as coisas para a Ferrari!

Uma volta por piloto na qualificação?

Ora. Você tem Schumacher, o piloto que mais rapidamente se adapta às condições da pista e que menos volta deu em treinos de qualificação durante 2002. Quem mais se beneficiaria desta regra de uma única volta rápida aos sábados – uma regra idiota, banal, medíocre, típica de americano que quer ter sempre a liberdade de dar um pulo na geladeira entre um comercial e outro? Ralf, Coulthard, Montoya? Os caras podem até ser rápidos mas falta-lhes o toque preciso, infalível, indispensável num treino de tentativa única. Quem é que tem maior probabilidade de passar do ponto de frenagem no Bico do Pato de Interlagos, Schumacher ou Montoya?

Na hora H, o alemão faz a diferença, como sempre fez. E com esta nova regra você nem precisa se preocupar em melhorar muito o carro do ano que vem para as qualificações – o único ponto fraco do F2002…

E, quer saber? Qual o grande problema de largar mais atrás no grid? Rubinho largou em último na Inglaterra e em meia dúzia de voltas já estava entre os líderes. Com o carro que vocês estão aptos a produzir, Schumacher podia até largar uma volta atrás que chegaria entre os líderes.

Fim das ordens de equipe? Com Schumacher como primeiro piloto, é brincadeira. Rubinho pode até ser mais rápido que o alemão uma ou outra vez (está aí Áustria e Nurburgring que não nos deixa mentir) mas fora um brilhareco ou outro, nosso simpático garoto pode comer todo o feijão do mundo que não será páreo para o alemão nunquinha da silva.

Que mais? Você não deixou que limitassem as possibilidades de treino da Ferrari. McLaren e Williams também podem provar à vontade mas do que isso adiantou a eles até agora? Novo sistema de pontuação? Vocês fizeram pódium em todas as corridas da temporada…

Ah! E ainda tem aquele toque de fina ironia ao permitir que os fabricantes de pneus façam compostos diferentes para cada equipe. Foi só para reduzir o elenco de desculpas do Ron Dennis tentando justificar porque a McLaren vai tão mal, não foi?

E você ainda tem na manga a história do Hans, o dispositivo que protege a coluna cervical dos pilotos.

Você está em condições de exigir que o artefato seja usado da maneira como foi projetado e homologado pela Fia, sem que as equipes possam modificá-lo. E você bem sabe que Montoya já avisou que não consegue dirigir direito com o tal Hans fungando-lhe no cangote. É que ele, para torcer o volante, costuma mover um pouco os ombros e o Hans limita tais movimentos.

Bom, não vou me alongar porque sei que você já está trabalhando em velocidade total para garantir o título do ano que vem. Já estão falando por aí que vocês não são apenas favoritos ao título do ano que vem como também ao de 2004, quem sabe com o Rubinho.

Alexandre e Romeu, grandes admiradores do trabalho de vocês aí em Maranello mandam abraços e se associam a mim nos votos de mais sucesso na próxima temporada.

Sinceramente

Eduardo Correa

Eduardo Correa
Eduardo Correa
Jornalista, autor do livro "Fórmula 1, Pela Glória e Pela Pátria", acompanha a categoria desde 1968

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *