Por pura coincidência, coube a mim a honra de escrever a coluna que inaugura o novo visual do GPTotal.
Nestes dois anos e meio, a idéia de fazer um site voltado à história, às curiosidades e a comentários diferenciados, com opiniões e preferências expostas claramente, foi bem recebida por quem gosta de automobilismo. O mês de janeiro foi fechado com um recorde de visitas ao site: mais de 56.000. Recorde este que não resistiu ao fechamento de fevereiro: 69.367 visitas, registrando uma média de quase 2.400 visitas por dia. Guardo até hoje um e-mail que enviei uns dois anos atrás ao Edu, comemorando um dia excepcional em que o GPtotal teve exatas 38 visitas…
O novo visual vai atender a uma reivindicação antiga de nossos leitores e facilitar a procura pelo conteúdo do site. O antigo, muito bem elaborado pela dupla Daniela e Maurício, era perfeito para a concepção inicial do site: troca de cartas entre eu e o Edu, respostas às dúvidas dos leitores e pronto. Isto era o GPTotal naquele agosto de 2001.
Só que, nesses dois anos e meio de funcionamento, fomos tendo idéias, acrescentando seções, fazendo artigos especiais, agregando novos colunistas. Esta foi a razão principal da mudança de visual, elaborado por um de nossos leitores, o Flaviano Guerra, da Fan Interactive. O conteúdo anterior continuará no ar, com o visual adaptado.
Além do lay-out, há novidades entre os colunistas. Luiz Fernando Ramos passa a ser colunista semanal, dividindo as tarefas da semana comigo e com o Edu. Os colunistas mensais Geraldo Tite Simões, que está conosco desde 2002, e Miguel Costa Jr., recém-chegado, terão a companhia da jornalista Alessandra Alves, que estreará sua coluna mensal na segunda quinzena de março. Alessandra cobriu GPs de Fórmula 1 no começo dos anos 90 e ainda acompanha o esporte à distância. Gosta e, principalmente, entende de automobilismo. Mas foge do padrão “fanático e praticante” que caracteriza os colunistas do GPTotal. Justamente por isso, esperamos dela contrapontos surpreendentes em algumas oportunidades.
A outra novidade entre os colunistas é a chegada de Ricardo Divila. Ele nos manda quase todos os dias imagens, comentários e artigos muito interessantes. Resolvemos dar vazão a esse material abrindo uma coluna sem periodicidade definida – a melhor solução para alguém que viaja muito e trabalha praticamente em todos os finais de semana. Para quem ainda não o conhece, Divila foi o projetista dos Fórmula 1 construídos pela equipe Fittipaldi, trabalhou nas equipes Ligier, Minardi e Prost e tem experiência em categorias como Fórmula Indy, esporte-protótipos, GT, turismo e rally. Atualmente é engenheiro senior da Nissan Motorsport, no Japão. Estas colunas estarão reunidas no botão “Colunistas convidados” e serão renovadas todas as quintas-feiras.
Seções como o Pergunte ao GPTotal, Opinião dos Leitores e os especiais continuarão exatamente como são feitas hoje. E, é claro, sempre que acharmos interessante vamos publicar o “With a little help from our friends”, nome que demos à coluna (também sem periodicidade definida) que aproveita as melhores histórias enviadas pelos nossos leitores.
Esperamos que vocês gostem. Sobre Fórmula 1, já tenho alguns comentários a fazer, e um deles é igualzinho ao que permeou praticamente todas as minhas colunas do ano passado. Mas prefiro falar sobre isso no próximo domingo, quando estarei aqui com minhas impressões sobre o GP da Austrália.
Até lá! (LAP)