A NOVA MÁQUINA DE RICARDO DIVILA

Massa, Villeneuve
31/10/2003
“MINEIRINHO”
08/11/2003

Edu,

Estas são as primeiras fotos do Nissan Pickup, a máquina com a qual a empresa japonesa, atualmente integrante do grupo Renault, pretende lutar pela vitória no próximo Rally Paris-Dakar. Seu projetista é Ricardo Divila, nosso amigo e colaborador, velho conhecido da maior parte dos leitores.

O Nissan Pickup é um protótipo feito especialmente para os “ralis-raid”, como alguns chamam os ralis de longa duração como o Paris-Dakar. Mas o público brasileiro conhece bem o modelo-base. Trata-se da picape Nissan Frontier, que pode ser comprada em qualquer concessionário da marca no Brasil. Como essa picape muda de nome em alguns mercados, optou-se por chamar o carro do Paris-Dakar de “Nissan Pickup”, a fim de facilitar (e otimizar) a identificação do público entre o modelo de produção e o de competição.

Divila, engenheiro-senior da Nismo (Nissan Motorsport), modificou a picape para este ano. Diminuiu a distância entre-eixos, alargou a cabine e cobriu a caçamba com uma carenagem, a fim de melhorar a aerodinâmica. Quem imagina que os protótipos do “Dakar” são veículos rústucos se surpreende ao ler a ficha técnica: câmbio seqüencial de 6 marchas, motor V6 de 3,5 litros com 268 cv, sistema de variação contínua da abertura das válvulas – uma tecnologia usada em carros esportivos como o Porsche 911. Como não poderia deixar de ser em um fora-de-estrada, o torque é privilegiado a baixas rotações: 36 kgfm a 4.000 rpm. Os pilotos serão o finlandês Ari Vatanen (campeão mundial de rali-FIA em 1981 e quatro vezes vencedor do Paris-Dakar) e o sul-africano Giniel de Villiers, que em 2003 venceu o Rally de Marrocos pilotando a versão anterior do Nissan Pickup.

Ricardo vai continuar mandando notícias para o GPtotal. Vamos acompanhar os pilotos da Nissan no Paris-Dakar, torcendo para que eles levem a picape projetada por Divila à vitória.

Abraços,

LAP

GPTotal
GPTotal
A nossa versão automobílistica do famoso "Carta ao Leitor"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *