A resposta de Lando (coluna + YouTube)

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Após o que aconteceu nas voltas finais do Grande Prêmio do Canadá, novamente Lando Norris entrou no olho do furacão, com muitas pessoas duvidando se a sua mentalidade era sólida o suficiente para lhe dar um título na F1. Não apenas o toque evitável com Oscar Piastri em Montreal, mas os constantes erros que Norris comete durante o Q3 das classificações resultaram em mais dúvidas sobre a capacidade de Lando. Uma quinzena depois do ocorrido em Montreal, Lando Norris deu uma bela resposta aos seus críticos no Red Bull Ring, local da principal rival de sua equipe.

Lando liderou todos os treinos livres que participou (no TL1 o inglês cedeu seu carro para o piloto reserva Alexander Dunne), conseguiu uma pole impactante, com direito a maior diferença do campeonato e, na corrida, largou bem, administrando a pressão de Piastri para vencer pela terceira vez em 2025, encostando na briga pelo campeonato, num dia em que a McLaren dominou a concorrência.

Com o forte calor que fez no final de semana austríaco e uma pista mais ao gosto ‘papaia’, a McLaren dominou praticamente todos os treinos livres, para desgosto da Red Bull, anfitrião nesse final de semana. Max Verstappen muito reclamou na classificação, mesmo o neerlandês mostrando, mais uma vez, sua magia ao colocar seu Red Bull sempre em boas posições, enquanto Tsunoda mais uma vez caiu no Q1.

A Sauber mostrou sua evolução na Áustria e Gabriel Bortoleto em particular mostrava que teria um final de semana bem promissor. Com conhecimento da pista e vindo de vitória na F2, Bortoleto sempre andou entre os dez primeiros nos treinos livres. Pela primeira vez ele avançou ao Q3, apenas um centésimo mais lento do que Verstappen nas mesmas condições de pneus.

No Q3, Bortoleto não virou o mesmo tempo espetacular do Q2, atrapalhado por uma rodada de Gasly na última curva que estragou também a classificação de Verstappen. Max não brigaria pela pole, mas estaria nas duas primeiras filas, porém teve que tirar o pé com a bandeira amarela, terminando numa opaca sétima posição, largando ao lado de Bortoleto. Lando Norris não deu chances para Piastri. Mais rápido do que o australiano, Lando dominou o Q3 e conseguiu sua terceira pole em 2025 e como Oscar também foi vítima de Gasly, o australiano conseguiu apenas o terceiro lugar, mais de meio segundo atrás do companheiro de equipe.

Piastri mostrava que sua desvantagem na classificação era irreal e lutou bravamente para se manter dentro de 1s, utilizando o DRS nos três setores da pista para se aproximar de Norris. Oscar chegou a ultrapassar Norris, mas o inglês deu o troco na reta seguinte, usando o DRS pela única vez nessa briga. Voltas mais tarde, Piastri tentou mais uma vez na freada da curva 4, fritando os pneus e fazendo Zak Brown dar um pulo da cadeira de susto. Um novo acidente entre seus pilotos era tudo o que a McLaren não queria.

Logo em seguida Lando foi chamado para a sua primeira parada, enquanto Oscar demorou mais um tempo antes de visitar os boxes da McLaren. Não foram duas paradas perfeitas, com problemas na roda dianteira esquerda de ambos os carros, mas nada que pudesse impedir o domínio da McLaren nesse domingo e para alívio de Andrea Stella e seus papaias caps, ambos ficaram separados, com a diferença entre eles chegando aos 6s. Piastri começou a tirar a vantagem de forma gradual, andando ligeiramente mais rápido do que Norris, principalmente nos momentos de ultrapassar os retardatários. A segunda parada de ambos foi sem problemas e ao contrário da primeira, ambos retornaram mais próximos, a ponto de haver uma sensação de que poderia haver uma briga pela ponta novamente, quando Piastri baixou a diferença para 1,2s.

No entanto, a corrida se aproximava do fim e num ritmo muito forte, Lando Norris segurou a ponta até o fim e venceu pela terceira vez em 2025, diminuindo a desvantagem para Piastri em sete pontos, agora quinze pontos separando os dois pilotos da McLaren no Mundial de Pilotos.

Para melhorar a situação dos homens de laranja, seu mais perigoso perseguidor teve um dia esquecível na casa de sua equipe. Max Verstappen largou em sétimo e saindo do meio do bolo, a chance de acontecer um B.O. é bem maior. O novato Andrea Kimi Antonelli cometeu um erro de principiante na forte freada da curva 3 e para não encher a traseira de Lawson, acertou o carro de Max em cheio, terminando com uma sequência incrível de pontos de Verstappen, além de iniciar um dia simplesmente terrível para a Red Bull em casa. Yuki Tsunoda fez uma corrida horrorosa, onde tocou em Colapinto quando lutava pela antepenúltima posição e sendo punido pelo toque, Tsunoda terminou em último lugar, dando razão à Sergio Pérez, que nessa semana falou que a Red Bull se arrepende de tê-lo demitido.

Com Max Verstappen agora mais de cinquenta pontos atrás de Piastri, a McLaren poderá administrar sem tantas amarras a luta dos seus dois pilotos, mesmo que por trás dos sorrisos, a situação entre Oscar Piastri e Lando Norris vai ficando cada vez mais tensa. O quase toque nesse domingo, agora provocado por Piastri, foi uma prova disso.

Contudo, hoje a turma de Zak Brown não tem do que reclamar, com a McLaren liderando o Mundial de Construtores com quase o dobro de pontos da nova segunda colocada, a Ferrari.

O time de Maranello trouxe um pacote de melhorias para a prova austríaca e o ritmo dos carros vermelhos melhorou, mas isso apenas permitiu à Leclerc e Hamilton ficarem isolados na terceira e quarta posições, respectivamente. Duas corridas solitárias, mas mais uma vez Hamilton se estranhou com seu engenheiro via rádio.

Quinze dias depois de um duplo pódio no Canadá, a Mercedes teve uma corrida miserável na Áustria. Antonelli saiu da corrida logo na primeira volta por culpa única e exclusiva dele, já devidamente punido para a próxima semana na prova em Silverstone. Já Russell simplesmente não teve ritmo para andar sequer perto das duas Ferraris, terminando a corrida mais de um minuto atrás do vencedor, num distante quinto lugar. Em certos momentos, Russell viu a aproximação da Sauber de Bortoleto. Com isso George não capitalizou o zero ponto de Max Verstappen na briga pelo terceiro lugar no Mundial de Pilotos.

Nesse final de semana novamente se falou no suposto interesse da Mercedes em contar com Max Verstappen já em 2026, com Russell podendo sobrar, dando mais motivos para o inglês superar o neerlandês no campeonato. No entanto, Toto Wolff deveria se preocupar com seu carro, que tem sérios problemas quando corre em asfalto quente. Se Toto chamava seus carros de ‘Prima Donna’ devido ao temperamento deles, imagine qual apelido ele colocará no carro de 2025…

No pelotão intermediário, grande destaque para Gabriel Bortoleto, escolhido pelos internautas o ‘Piloto do dia’ nesse domingo. O brasileiro da Sauber confirmou na corrida os bons treinos que fez no Red Bull Ring. Bortoleto não executou a melhor das largadas, ultrapassado por Albon e Gasly, mas se livrou do melê entre Antonelli e Verstappen, que ocorreu praticamente ao seu lado.

Temia-se pelo ritmo de corrida da Sauber, mas Bortoleto fez uma prova sólida, sempre entre os dez primeiros e mesmo a Sauber não fazendo a melhor das estratégias, Bortoleto conseguiu seus primeiros pontos da F1 e os primeiros do Brasil na F1 desde 2017. Porém, a posição de Bortoleto poderia ser ainda melhor. Lawson e Alonso, que vinham atrás de Bortoleto no primeiro stint, arriscaram numa tática de uma única parada, enquanto os demais pilotos pararam duas vezes. Os dois conseguiram maximizar a tática e ficaram logo à frente de Bortoleto, que vinha mais rápido nas últimas voltas e travou uma bela luta com Alonso, mas o piloto da Sauber acabou atrapalhado pelas bandeiras azuis.

Destaque para o sexto lugar de Lawson, que vinha pressionado pelas constantes derrotas sofridas para Hadjar, mas na Áustria o neozelandês superou o francês na classificação e numa corrida sólida, não se deixou levar pela grande experiência de Alonso, ficando à frente do espanhol a corrida inteira. Com os pontos do sétimo lugar, Alonso se igualou à Stroll no Mundial de Pilotos, colocando ordem dentro da Aston Martin.

Hulkenberg corroborou com a boa fase da Sauber terminando na nona posição, ganhando onze lugares após sair de último. A Sauber marcou pontos com seus dois pilotos pela primeira vez desde 2023, abrindo um sorriso no rosto dos homens da Audi, apenas esperando para entrar com tudo na F1 em 2026. Ocon fechou a zona de pontuação com o décimo lugar com a Haas, seguido pelo seu companheiro de equipe, Bearman. Mesmo classificando entre os dez primeiros e fazendo uma boa largada, Gasly não esteve sequer perto dos pontos, enquanto Colapinto foi punido por espremer Piastri para fora da pista enquanto levava uma volta. Colapinto e Doohan se mostram praticamente farinha do mesmo saco.

A Williams teve um dia para esquecer, após uma boa sequência nos pontos. Carlos Sainz ficou parado no grid e atrasou a largada. Quando tentou largar dos boxes, os freios traseiros pegaram fogo, terminando o domingo do espanhol, enquanto Albon até largou bem e tinha tudo para marcar mais pontos, mas antes da volta 20, o tailandês encostou seu carro com problemas mecânicos.

Se o Brasil vibrou com um jovem piloto na F1, no Mundial de Motovelocidade não foi diferente. Diogo Moreira havia batido na trave em Aragão, perdendo a vitória por três milésimos, mas vindo de três poles consecutivas na Moto2, Diogo via sua primeira vitória na classe intermediária ficar cada vez mais madura. Diogo fez uma prova segura em Assen e se aproveitando de um erro de Aron Canet na penúltima volta, Moreira assumiu a ponta para não mais perde-la, vencendo pela primeira vez na Moto2, sendo o primeiro brasileiro a fazê-lo.

Na MotoGP, Marc Márquez se igualou à Giacomo Agostini com 68 vitórias na categoria principal e caminha lépido rumo a mais um título, ainda mais com seu mais próximo rival, o irmão mais novo Alex, tendo caído e fraturado a mão esquerda.

A Áustria não viu a corrida mais empolgante da temporada. Houve brigas pelo pelotão intermediário, como sempre, mas afora o jogo de gato e rato entre a dupla da McLaren e a normal apreensão pelos primeiros pontos de Gabriel Bortoleto para a torcida brasileira, a corrida não foi das mais atrativas.

Lando Norris não tinha nada com isso e com uma pilotagem segura, derrotou Piastri num dia de domínio da McLaren. Com Verstappen ficando cada vez mais para trás no campeonato, a dupla papaia lutará cada vez com mais liberdade pelo título e Lando Norris deu sua resposta ao erro de Montreal.

Abraços!

João Carlos Viana

 

 

JC Viana
JC Viana
Engenheiro Mecânico, vê corridas desde que se entende por gente. Escreve sobre F1 no tempo livre e torce pelo Ceará Sporting Club em tempo integral.

2 Comments

  1. Fernando Marques disse:

    J.C. Viana,

    Bortoleto escapou de enrosco duas vezes … na largada ele teve que jogar o carro pra fora na primeira curva para não ser tocado e depois de novo desviando da batida entre Antonelli e Verstappen … mas mesmo assim fechou a primeira volta em 8º, mesma posição de largada …
    Lando Norris fez uma corrida perfeita … teve trabalho no inicio e no fim para segurar o ímpeto do Piastri … que me parece correndo mais com a cabeça já que lidera o Mundial … com certeza Piastri tentou levar o Norris a cometer algum erro mas não teve sucesso nesse sentido … Norris estava bem concentrado …
    Com relação ao Bortoleto, enfim a Sauber de uma estratégia A para ele … e se não chegou numa melhor colocação as bandeiras azuis por causa da aproximação das Mclarens certamente atrapalhou … acho que se tivesse outra oportunidade Alonso não conseguiria manter a posição … aliás Alonso tem que agradecer essas bandeiras azuis no final, Bortoleto era quase 2 segundos mais rápido que ele naquele momento …

    Não sei o que deu neste fim de semana e esqueci por completo da MOTO GP … e deixei de assistir a vitoria do Diogo Moreira na MOTO GP2 … que já era mais do que merecida

    Fernando Marques
    Niterói RJ

  2. Leandro disse:

    Só discordar sobre a má largada do Bortoleto. Se eu vi bem, ele fez uma largada ok mas perdeu posições para Albon e Gasly por ter de desviar do enrosco entre Verstappen e Antonelli.

    Teve reflexos rápidos.

    Ocon e Bearman sempre estavam ali beliscando o 10º lugar, parece que o motor Ferrari redeu bem no circuito.

    A vitório de Diogo Moreira na Moto2 era questão de tempo somente, está muito combativo e consistente.

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