Agonia

O mais fácil e conveniente
29/10/2014
Nó górdio
03/11/2014

Uma prova nos EUA para aliviar a agonia de tantas decisões controversas.

A F1 agoniza em solo americano. Chegamos ao Texas para uma corrida que inicia a reta final do campeonato. Daqui para frente restará apenas Brasil e Abu Dhabi. Há um campeonato histórico desenhando na nossa frente e a F1 é incapaz de transformar esse momento em um momento épico para o esporte a motor.

Ao menos Rosberg e Hamilton tem feito a lição de casa e garantido uma disputa na pista que deve continuar em Austin

Separador

O circuito de Austin é um raro bom traçado da nova geração de shopping centers – quer dizer, autódromos – feitas pela FIA. São 20 curvas desafiadoras com uma característica comum a todas as grandes pistas históricas: respeito ao relevo. Repare bem que todas as pistas que amamos tem esse denominador comum, não são feitas em terrenos aplainados e possuem grande diferenças de altitude. São Paulo e seu mergulho da junção, Spa com a Eau Rouge e a descida vertiginosa na floresta, Suzuka com a Spoon e a Dunlop.

Austin já apresenta logo na largada um paredão, desafiando os pilotos a contornarem uma curva cega logo na sequência. A sucessão de curvas que começa na 2 e termina somente na 10 é tecnicamente desafiadora apesar de não demandar uma grande pressão e detalhamento do setup aerodinâmico.

Apesar de ser uma pista nova, nesse terceiro ano de competições em Austin, a Pirelli ainda espera o primeiro treino livre para dizer se as equipes precisarão de uma ou duas paradas. Para minimizar o risco de te haver só uma parada a fornecedora oficial disponibiliza pneus mais macios do que os oferecidos nas últimas duas edições.

Separador

Em longa agonia a situação da F1 é crítica.

Seu maior campeão está acamado por mais de 10 meses. Sem notícias, sem informações. Um ídolo caiu e não sabemos como – e se – ele irá se recuperar.

Um piloto que era uma promessa de uma nova geração. Cuidado com os olhos carinhosos da zelosa mãe Ferrari está acamado faz, exatamente, um mês. Em condição crítica e estável. Nada mais é dito.

Pateticamente a empresa gestora do circo e a FIA, em resposta aos terríveis acontecimentos (palavras deles), vai testar um sistema novinho em folha para reduzir a velocidade dos carros quando a bandeira amarela for acionada. É isso mesmo FIA? Essa merda toda que acontece na vida de Jules Bianchi é causada pela velocidade alta em bandeira amarela? É muito cinismo para não justificar a porcaria de um trator na pista.

Misturado ao bolo, o pastelão da F1 perdeu duas equipes em uma semana.

Caterham não sabe quem é dono do que. Uma zona criada na venda da equipe e que tinha chance nenhuma de dar certo tendo como capitão do barco o senhor Colin Kolles. Fechou. Faliu.

A Marussia falou que só não tem dinheiro para essas duas corridas, mas em Abu Dhabi vai aparecer. Sei. Vai aparecer se for vendida e o comprador quiser garantir a “bolsa” pelos dois pontinhos marcados por Bianchi. Se não aparecer em Abu Dhabi, dificilmente o Tio Bernie vai liberar a grana.

Separador

E assim agonizando a F1 chega aos EUA mais uma vez com um grid reduzido. Só 18 carros. Para melhorar, Vettel não vai participar da classificação por conta da troca do motor que o obriga largar do box. O Q1 agora eliminará 4 pilotos e o Q2 mais quatro.

Junte na mistura do nosso bolo a espetacular data no calendário. Antepenúltima prova da NASCAR acontece no mesmo estado, distante 200 milhas de Austin. Um campeonato eletrizante com um novíssimo sistema de playoffs que pode deixar de fora da disputa dois dos favoritos já nessa prova de domingo. Não é suficiente? Dois jogos da NFL! Um deles no glorioso estado do Texas.

Diz a verdade, não é pedir pra não ter audiência e espaço nas coberturas televisivas?

Separador

Logicamente, lembre-se, só é crítica a situação pra nós fãs do esporte. Tio Bernie passa bem, e bem rico. Não se preocupem que ele não vai ficar desamparado ou na fila do INSS

Separador

httpv://www.youtube.com/watch?v=qTwb-K7sfNo
10 minutos na fábrica da Red Bull. Vale a visita!

Separador

Marussia não correu com dois carros na última etapa para homenagear a Bianchi ou não havia condições de ter dois carros na pista e aproveitaram para homenagear Bianchi?

Separador

httpv://youtu.be/6s13N5gPpos

Separador

Mercedes sobrando só torce para não quebrar para garantir mais uma dobradinha e fazer história. Rosberg precisa chegar na frente para mostrar que está não vai se render na luta pelo título. Hamilton está em ótima fase e não pretende abrir mão de ganhar todas as corridas até o fim-do-ano. Será divertido o embate entre os dois.

A Mclaren está curtindo o finzinho de namoro com a Mercedes e aproveitando para desenvolver a base do carro para o motor Honda. Os prateados devem estar fortes dada a boa evolução do carro nas últimas provas.

Também deve vir na briga pelo pódio, as Williams. Carro se adapta bem em circuito com essas caraterísticas. Massa precisa emplacar uma boa série de corridas agora no final para diminuir a diferença pro seu companheiro na tabela. Fará bem pra ele em 2015. A única diferença no tipe é a presença de Felipe Nasr no treino de sexta.

Vettel e Riccardo estão se divertindo também em clima de despedida. Curioso que apesar de todos saberem, Vettel não pode anunciar ele próprio que é piloto da Ferrari para 2015. O chefe dele disse que é, mas ele não pode afirmar. Qual o mistério? Além da despedida de Vettel, também está chegando o fim da era Newey. Não dentro da Red Bull, mas no comando da prancheta do departamento de F1.

Se Vettel não pode anunciar por ele mesmo, caímos na Ferrari, onde Alonso foi dispensado. Já foi dado o “furo” que ele está assinado com a McLaren, mas ninguém confirma. Nem piloto. Nem empresário. Nem equipe. Alonso aparece com um ar misterioso e alegre. Dizendo que é tudo segredo, diferente do que todos imaginam, e será surpreendentemente excelente para todos os envolvidos. Ninguém mais afirma nada categoricamente e temos que aguardar.

O resto do pelotão se arrasta já pensando em 2015. Vestarpen vai treinar nessa sexta para ganhar um pouco mais de rodagem. E só. Obviamente Lotus e Sauber vão se estapear para saber quem ficará com a honrosa última fila.

Separador

Circuito: Circuit of The Americas
Voltas: 56
Comprimento: 5.513 km
Distância: 308.405 km
Recorde da Pista: 1:39.347 – S Vettel (2012)

Separador

Programação
Sexta-Feira: 13h – 1º treino livre e 17h – 2º treino livre
Sábado: 13h – 3º treino livre e 16h – Classificação
Domingo: 18h – Corrida

Separador

Um raro e belo autódromo de nova geração, um campeonato brilhante, um sabado ensolarado. Tudo certo para uma grande corrida!

Que seja um sopro de alívio na agonia qua a categoria vive.

Boa corrida! Tous Avec Jules! Keep Fighting Michael!

Abraços, Flaviz Guerra – @flaviz

Flaviz Guerra
Flaviz Guerra
Apaixonado por automobilismo de todos os tipos, colabora com o GPTotal desde 2004 com sua visão sobre a temporada da F1.

3 Comments

  1. Lucas dos Santos disse:

    E a briga fica extremamente interessante.

    Hamilton lidera o campeonato, mas se Rosberg vencer esta e as próximas corridas, leva a taça. Se o Hamilton quiser ser campeão, não poderá deixar o alemão vencer. Será que ele vai ter cabeça e sangue frio para não fazer bobagem nessa reta final? Façam suas apostas!

  2. Fernando Marques disse:

    Para piorar acabo de ler que o Tio Bernie disse que em 2015 teremos apenas 14 carros na pista. Titio não garante a Lotus e nem a Sauber ano que vem. Se isso acontecer o regulamento diz que as demais equipes devem ter um 3º carro. Será que terão aquilo roxo para botar um 3º carro nas pistas?

    Fernando Marques
    Niterói RJ

  3. Mauro Santana disse:

    É…

    Pois é…

    Depois o pessoal não entende porque o público das antigas vai ficando cada vez menor e as novas gerações preferem assistir a TV globinho, ou uma partida de futebol, que alás, os clubes vem colocando em campos cada vez menos craques, e sim, alguns pernetas, que fingem ser o que não conseguem ser, mas, que possam como tais.

    Repito, a Raposa Velha de rabo mais peluda de todas, esta sim MATANDO A F1!

    Um bom GP a todos.

    Abraço!

    Mauro Santana
    Curitiba-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *