BOA SORTE RAPAZES-II

O bicho vai pegar para você em 2003
27/11/2002
Tudo igual em 2003 e 2004
10/12/2002

Edu e amigos leitores,

Voltei! Com o ânimo revigorado depois de umas férias passadas no Taiti, Valencia (de onde mandei um cartão postal para falar da motovelocidade… Lembra?), Europa Oriental, Tunísia e Havaí. Tentei conhecer Marte, Vênus e Lua, mas não havia transporte disponível. Paciência…

Coisas boas aconteceram no mês que passou. A melhor delas, sem dúvida, foi a confirmação das contratações de Antônio Pizzonia pela Jaguar e de Cristiano da Matta pela Toyota. Perspectivas? Repito o que escrevi há algumas semanas ao nosso amigo Alexandre Zamikhowsky Filho: “A primeira coisa a fazer é rezar para que essas equipes façam carros melhores em 2003… Do contrário, o máximo que eles vão poder fazer é tentar superar os respectivos companheiros de equipe.

“Acho que os dois devem causar boa impressão. Da Matta é mais experiente (em termos de carreira como um todo) e tem menos necessidade de afirmação profissional do que Pizzonia – isto pode ajudar na hora de manter a cabeça fria. Além disso, vai ter como companheiro de equipe Olivier Panis, que é quase um veterano em final de carreira.

“Pizzonia tem a seu favor uma enorme quilometragem em carros de F1 (adquirida como piloto de testes) e o conhecimento dos circuitos europeus (depois de disputar duas temporadas seguidas na F 3000). Da Matta também correu na F 3000 (em 1996), mas conhece menos circuitos de F 1 porque naquela época o campeonato tinha corridas disputadas em circuitos como Pau, Enna-Pergusa e Mugello, que não recebem a F 1. Contra ele, uma relativa inexperiência (se comparado a Da Matta) e a perspectiva de ter um companheiro ‘osso duro de roer’ como o Mark Webber.”

É isso. Vão em frente, rapazes. Faço minhas as palavras do Edu na carta “Boa sorte, meninos” (para quem quiser ler, foi ao ar em 6 de novembro), sem esquecer de estender os bons augúrios para Rubens Barrichello e para um eventual brasileiro que venha a ocupar o cockpit do segundo Jordan – Felipe Massa e Enrique Bernoldi estão na parada.

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Nada de Arrows em 2003. Todo mundo já sabia disso: a única diferença é que agora é oficial, pois a FIA recusou a inscrição da equipe. Alguma surpresa? Sim: que Tom Walkinshaw ainda esteja solto, andando livremente por aí…

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Minha paixão por motos, várias vezes explicitada aqui no GPtotal, rendeu-me um amigo virtual: Marcelo Caram, que gentilmente enviou-me uma fita de vídeo com um ótimo documentário sobre várias modalidades de motociclismo (motovelocidade, cross, trial, enduros de velocidade em desertos dos Estados Unidos). O filme foi produzido em 1979 e tem imagens para arrepiar qualquer um que goste de motos.

Há uma passagem hilariante, provavelmente uma história real que foi reconstituída de modo a mostrar o ridículo da situação. Um piloto estava perdido no deserto, distante de qualquer sinal de vida e com a moto pifada. Seguiu a orientação dos organizadores: fazer uma fogueira para servir como sinalização (ainda não havia GPS e outros instrumentos de orientação por satélite).

O infeliz protagonista abriu então a torneirinha do sistema decombustível da moto, jogou um pouco da gasolina do tanque em um arbusto seco e afastou a máquina do local para poder atear fogo. Só que não fechou a tal torneira direito… Resultado: incendiou o arbusto e viu, com a maior cara de pateta, o fogo seguir o rastilho de gasolina, até chegar na moto… Só teve tempo de exclamar um “shit!” antes de ver a moto literalmente explodir. Melhor que algumas cenas de desenho animado da Hanna Barbera.

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Convido os leitores a entrar no site às segundas, quartas e sextas para ver os especiais fotográficos que preparamos sobre diversas categorias nacionais e internacionais de automobilismo. Às terças-feiras entrarão no ar as nossas cartas, e às quintas uma nova versão do “Pergunte ao GPtotal”. Este esquema de atualização funcionará até o dia 20 de dezembro, quando todos nós sairemos em férias para as festas de final de ano.

Abraços a todos,

LAP

GPTotal
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A nossa versão automobílistica do famoso "Carta ao Leitor"

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