DE NOVO ELE… O título de 2002 já tem dono: Michael Schumacher.

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Edu,

“Chato” é um adjetivo bastante suave para definir o GP da Espanha. Como sempre acontece em Barcelona, a corrida foi absolutamente monótona. De dar sono. A TV espanhola, a certa altura, até esqueceu que Schumacher estava correndo. Só no finalzinho o interesse se acendeu pelas disputas entre Massa, Button e Frentzen. A coisa estava tão desesperadora que a certa altura mostraram até a disputa entre Ralf Schumacher e Mika Salo pelo penúltimo lugar…

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Dizer o quê sobre a Ferrari? Barrichello poderia terminar pelo menos em 2º lugar, mas desta vez seu carro sequer saiu para a volta de apresentação. Evidentemente, ele ficou p… da vida na hora, mas preferiu contar até dez e se acalmar antes de falar aos jornalistas. Sensato de sua parte, sem dúvida.Schumacher, por sua vez, lembrou-se no final da corrida de lamentar a falta de sorte de Barrichello. É uma prova de apreço e de que ele deseja a permanência do brasileiro na equipe em 2003.

Por paradoxal que pareça, Barrichello está fazendo em 2002 sua melhor temporada na F 1. Não em termos de resultados (que só lhe fugiram por causa das quebras), mas por estar mais próximo de Schumacher do que em outros anos. Tem tudo para ganhar pelo menos uma ou duas corridas este ano… Desde que o carro não quebre.

A Ferrari, como se esperava, está muito à frente das outras equipes neste primeiro terço de campeonato. A classificação atual do Mundial de Construtores, com apenas 7 pontos separando a equipe italiana da Williams, não reflete a realidade. As quebras de Barrichello já custaram à Ferrari pelo menos uns 15 pontos, além dos 6 ou 8 que a Williams teria deixado de marcar com o brasileiro na pista. E neste cálculo não está incluído o que Barrichello e Ralf poderiam ter feito na Austrália se não batessem na primeira curva.

O campeonato deste ano já tem dono. Resta apenas saber quando ele poderá levar a taça para casa.

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Muito boas as corridas de Felipe Massa e Enrique Bernoldi, ainda que ambos tenham sido superados por seus companheiros de equipe durante todo o final de semana. Massa foi um dos animadores do final da corrida, brigando com vontade para atacar Button e, depois, defender-se de Frentzen. Este também fez uma ótima corrida, aproveitando bem as poucas qualidades de seu Arrows.

Com o resultado do GP da Espanha, apenas duas equipes permanecem sem pontos no atual campeonato: BAR e Jordan, as duas que correm com motores Honda. A poderosa, temida, admirada e desejada Honda, que outrora fez da Williams e da McLaren equipes imbatíveis, ficou reduzida a isto: fornecedora de motores a duas equipes que não conseguem sequer fazer um carro decente para terminar entre os seis primeiros.

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Coincidência ou não, as asas dos carros sofreram bastante neste GP. A Minardi detectou o problema durante o warm-up e, prudentemente, retirou seus carros da corrida. Ralf Schumacher trocou dois bicos durante a corrida e Kimi Raikkonen perdeu o aerofólio traseiro em plena reta. Por habilidade e sorte, controlou o carro e conseguiu chegar aos boxes.

Nosso companheiro do Grande Prêmio (www.grandepremio.com.br) fez uma constatação interessante. Sem a asa, Raikkonen atingiu 324 km/h no final da reta – 8 km/h a mais do que a melhor marca do final de semana inteiro. Isso mostra como elas “seguram” o carro nas retas.

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Heidfeld ultrapassou Button literalmente nos boxes, quando ambos pararam para abastecer e trocar pneus na mesma volta. A imagem dos dois andando lado a lado nos boxes resume a F 1 atual, em que 90% das trocas de posição acontecem dentro dos boxes.

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Um parabéns a Bruno Junqueira, que conseguiu em Motegi, no Japão, sua segunda vitória na CART. Seu companheiro de equipe, o sueco Kenny Brack, considerado um “rei dos ovais” (foi campeão da IRL) e que chegou à equipe Ganassi com todo o status de primeiro piloto, não deve ter gostado muito…

Abraços,

LAP

GPTotal
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A nossa versão automobílistica do famoso "Carta ao Leitor"

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