FIM DE ANO, ÉPOCA DE DESCANSO

Tudo igual em 2003 e 2004
10/12/2002
QUANTOS PILOTOS JÁ CORRERAM NA F1?
08/01/2003

Caro Edu e amigos leitores,

Fim de ano, época de descanso, de férias… A impressão é que a temporada de 2002 foi encerrada há alguns séculos e que ainda faltam outros antes de começar a de 2003, não é?

Bom, nem sempre foi assim. O que vocês acham de um campeonato de F 1 começar no dia 1º de janeiro? Ou no dia 2 do mesmo mês? Indo a outro extremo, que tal encerrar a temporada (com decisão de título e tudo!) no dia 29 de dezembro?

Parece loucura, mas já aconteceu. Em 1962, o GP da África do Sul(último da temporada) aconteceu em 29 de dezembro – mais de dois meses após a penúltima corrida do ano, o GP dos Estados Unidos. Foi nessa corrida que Graham Hill venceu seu primeiro título mundial (único da BRM) depois que Jim Clark parou por causa de um vazamento de óleo em seu motor. Tem gente que adora copiar ipsis literis (sem dar o devido crédito) um trecho do livro “A Fórmula 1 Moderna”, de José Rosinski, que explica que a quebra de Clark foi causada por um mecânico que esqueceu-se de colocar uma arruela no parafuso de suporte do mancal do eixo-piloto do motor ou algo parecido. Mas não insistam: eu não vou fazê-lo aqui…

A temporada seguinte, 1963, começou em 26 de maio e terminou em 28 de dezembro, também na África do Sul. Em 1964, o GP sul-africano não foi disputado (ou, se foi, não valeu para o Campeonato Mundial). Ele voltou ao calendário em 1965, como etapa de abertura – disputada em 1º de janeiro. O segundo GP aconteceria quase seis meses depois (Mônaco, no dia 30 de maio). Em 1966, mais uma vez, a África do Sul ficou fora do calendário. Voltaria em 1967, disputada no dia 2 de janeiro. E, em 1968, ela foi realizada novamente em 1º de janeiro – seria a última vitória de Jim Clark na F 1. Não é difícil imaginar que, terminado o último treino classificatório (presumivelmente disputado no dia 31 de dezembro de 1967, ou quem sabe no dia 30), alguém tenha recorrido à velha piada: “Foi um bom treino. Pena que a corrida seja no ano que vem…”.

Essas datas aparentemente disparatadas têm uma explicação. Naquela época, os pilotos de F 1 corriam também em outras categorias – freqüentemente, passavam vários finais de semana seguidos em atividade. Naquela época, um dos campeonatos mais fortes era a Taça Tasmania, um “Torneio de Verão” (no hemisfério sul) realizado em circuitos da Austrália e Nova Zelândia. Estar na África do Sul facilitava bastante a viagem de pilotos e equipes para esses dois países.

A Taça Tasmania reunia muitos bons pilotos da F 1, inclusive campeões mundiais, que corriam contra os astros daqueles dois países. Os carros eram chassis de F 1 ou similares, mas equipados com motores um pouco diferentes (com 2,5 litros, por exemplo). Ferrari, Lotus, Brabham e BRM construíam carros especialmente para essa competição, que tem em sua lista de campeões nomes como Bruce McLaren, Jim Clark, Jackie Stewart e Chris Amon. A partir de 1970, a Taça Tasmania passou a ser disputada por carros de Fórmula 5000 e o interesse por ela caiu drasticamente. Sua última edição foi realizada em 1976.

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O GPtotal está prestes a encerrar a “sua” temporada 2002. Amanhã, vai ao ar sua última retrospectiva do ano, relativa aos campeonatos nacionais que usam veículos como caminhões e picapes. Depois, entraremos em férias e voltaremos no dia 6 de janeiro de 2003. Até lá, vocês poderão rever as melhores cartas (minhas e do Edu) e alguns dos melhores artigos e respostas às perguntas de nossos leitores.

Os leitores, por sinal, são os maiores responsáveis pelo sucesso do site – nós (eu e o Edu) apenas atendemos à demanda de vocês. A todos, nosso muito obrigado, de coração. Desejamos boas festas (regadas a champanhe, como se faz nos pódios) e um 2003 cheio de vitórias.

LAP

GPTotal
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A nossa versão automobílistica do famoso "Carta ao Leitor"

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