Panda
Rubinho vencerá, afinal, seu segundo GP?
Durante toda a semana pipocaram boatos vindos da Europa – devidamente repercutidos no Brasil pelos nossos parceiros do www.grandepremio.com.br – de que Michael Schumacher receberia uma penalização com o acréscimo de dez segundos ao seu tempo total de corrida no GP da Áustria, de forma que Rubinho pudesse ser declarado vencedor. A decisão seria tomada pelo Conselho Mundial da Fia em reunião no próxima dia 26.
Não faltaram desmentidos aos boatos, inclusive da própria Fia, que avisou ser impossível antecipar qualquer decisão do Conselho.
Considero, de fato, que a antecipação pela imprensa de uma decisão complicada como esta seja muito difícil. A Fórmula 1 gosta de surpresas – mas gosta de boatos também. Nas cabeças de Max Mosley e de Bernie Ecclestone, uma coisa e outra fazem parte do espetáculo.
Não duvido que os boatos foram cuidadosamente soprados para a imprensa com o duplo propósito de agitar o ambiente e também observar as reações a uma eventual punição mais pesada ao alemão e à Ferrari.
A verdade, só saberemos dia 26.
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Não sei se torço ou não por uma sentença favorável a Rubinho.
Seria humilhante vencer um GP desta forma, por uma canetada de dirigentes esportivos 40 dias depois de encerrada a corrida, mesmo ressalvando-se que Rubinho fez por merecer o primeiro lugar do GP da Áustria, um dos poucos casos na carreira de Schumacher onde ele foi batido de forma inapelável pelo seu companheiro de equipe.
Mas, por humilhante que seja, uma vitória é uma vitória e Rubinho precisa muito de vitórias, sejam elas quais forem.
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Continua a repercutir bastante entre os leitores minha coluna do dia 5 sobre sport-protótipos, motivada por sua vez pelo especial escrito inteiramente pelo Panda sobre as 24 Horas de Le Mans – que será disputa amanhã e que deve levar a Audi à sua 3a vitória consecutiva.
A boa acolhida do nosso público nos motivou a criar um novo especial, Os Mais Belos Sport-Protótipos, nos mesmos moldes do que fizemos com a Fórmula 1. O especial entra no ar na próxima semana.
Pesquisando as fotos, me dei conta de que os Sport-Protótipos, principalmente os do passado, são ainda mais belos do que os carros de Fórmula 1. Os Ferrari dos anos 50 são verdadeiras obras de arte – obras devidamente reconhecidas aliás, que podem valer até US$ 10 milhões, como me informa o amigo Alexandre Zamikhowsky Filho, apaixonado pelo assunto e que auxiliou a mim e ao Panda na pesquisa do especial.
O mesmo vale para os carro dos anos 60 e 70, época em que Ferrari, Matra, Alfa Romeo e principalmente a Porsche lançaram carros inesquecíveis.
Nos anos 80, quando o Mundial de Sport-Protótipos perdeu quase todo o seu encanto, a beleza dos carros – estou falando de marcas como Mercedes e Jaguar, entre outras – feneceu. E sabe por que?
Porque a aerodinâmica passou a ditar as regras também nestacategoria. Ainda pode-se ver alguma beleza nos carros atuais mas o complexo de curvas e reentrâncias de um Audi fica muitos km atrás da simplicidade de traços de um Ferrari 312 ou de um Porsche 917.
Não estou lamentando o progresso; estou lamentando o preço que se paga por ele.
Bom final de semana
Eduardo Correa