Vem aí a biografia mais completa sobre ayrton senna

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Panda

Eu sei o que você e a maioria dos nossos leitores estarão fazendo no Natal deste ano: devorando o livro ainda sem título do jornalista Ernesto Rodriges, meu ex colega de Rede Globo, sobre a vida de Ayrton Senna, a ser lançado pela Editora Objetiva no final do ano. O livro deverá ter cerca de 450 páginas mas torço para que tenha muito mais.

É que o Ernesto, um cara tão simpático quanto competente, está trabalhando full time no livro há 18 meses, conta com a ajuda de pesquisadores, já realizou mais de oitenta entrevistas com todas as pessoas que tiveram algum relevo na vida de Senna (incluindo Ron Dennis, Bernie Ecclestone, Julien Jacobs etc. etc. e etc. Se não me engano, Ernesto deve andar pelo Japão no momento, em busca de informações diretamente com o pessoal da Honda). Ele reuniu quase cinco mil fichas com informações/desdobramentos/fontes/dúvidas sobre todos os aspectos da carreira do piloto brasileiro, inclusive sua vida pessoal. Além disso, Ernesto herdou um arquivo acumulado por um amigo com virtualmente todas as notícias sobre automobilismo brasileiro desde os anos 70.

Ou seja: Ernesto sabe tudo ou tudo o que é possível saber sobre uma pessoal. Jornalista de edição, Ernesto esteve ao lado de Senna em alguns momentos importante da carreira do brasileiro. Ernesto estava na Espanha, preparando um especial sobre Senna quando ambos presenciaram o acidente com Martin Donnely. Ernesto foi também um dos editores do Globo Repórter exibido na sexta-feira seguinte à morte de Senna.

Ernesto, que mora no Rio, veio me visitar noite dessas, imaginando que eu poderia ajudá-lo em algumas questões ligadas aos pacotes de patrocínio das transmissões das provas pela Globo. Mas logo ficou claro que o melhor que eu poderia fazer seria indicar pessoas mais qualificadas para lhe dar as informações, de maneira que nos “restou” apenas bater um longo e gostoso papo, entre 7h da noite à 1h da manhã.

Enquanto conversávamos, o Corinthians via mais uma vez seus sonhos de conquista da Libertadores rolarem água abaixo. Já o meu querido Santos segue firme rumo ao tri. Se segura Milan…

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Nos dias seguintes ao papo com o Ernesto, além de me roer de inveja do esquema montado por ele e que lhe permitiu dedicar todas as suas energias à pesquisa sobre Senna, fiquei pensando numa maneira de ajudá-lo e, ao mesmo tempo, envolver os leitores do GPTotal nesta aventura sensacional.

Mediante minhas limitadas luzes, pensei no seguinte: vamos lembrar de passagens, história e lendas sobre a carreira de Ayrton Senna que consideramos mal esclarecidas e enviá-las para uma nova sessão de cartas do site, aberta com este propósito.

Naturalmente a maioria das dúvidas serão eliminadas por nós próprios, digo o conjunto de leitores sempre antenadíssimos, mais eu, Panda, Bob, Luis Fernando e Tite que, por sinal, já lembrou de uma história impagável sobre Senna. Mas ele me ameaçou de morte – disse ter origens nordestinas e coisa e tal – se eu a adiantasse aos leitores de forma que cobrem dele!. No fim, talvez sobre alguma história para a qual não saibamos a resposta e fique a dica para as investigações do Ernesto.

Ele não pode assumir qualquer compromisso prévio em aproveitar as histórias inclusive porque o livro já está nos finalmente. Mas não importa. Com a tradição de bons papos que rolam aqui no GPTotal, pelo menos a gente vai se divertir.

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Rubinho na Sauber em 2004, é o que diz a edição de Autosprint que saiu na Itália nesta terça-feira.

Desde logo, registre-se que Autosprint, minha leitura privilegiada desde 1972, apesar de muito ligada à direção da Ferrari, é comprovadamente independente, além de muito competente. Se afirmou tal coisa, é porque há um fundamento de verdade.

Mas não descarto a possibilidade de que esteja rolando um jogo de pressão sobre o brasileiro, cujo desempenho em 2003, como observei em meus comentários sobre o GP da Áustria, deixa realmente a desejar.

Mas, argumenta você: ele não tem contrato também para a temporada 2004? Um advogado me explicou há muitos anos e nunca esqueci: não há contratos irrevogáveis.

O contrato de Rubinho deve ter cláusulas que permitem à Ferrari despachá-lo, mediante multas e outras condições, da mesma forma que Rubinho poderia fazê-lo com a Ferrari caso o F2003 fosse um retumbante fracasso ou ele simplesmente preferisse encerrar a carreira internacional e se dedicar à Stock Cars brasileira, como disse recentemente.

Juntando tudo, acho que a Ferrari resolveu esquentar um pouco o assento do F2003 GA para ver se Rubinho pisa mais no da direita. Lembre-se que foi mais ou menos nesta altura do campeonato do ano passado que Rubinho, depois de algum zumzum, renovou com a Ferrari.

Agora, não deixa de ser estimulante a segunda parte da notícia, de que Rubinho poderia ser substituído por Massa.

Será que o jovem brazuca está desenvolvendo seus músculos e capacidade de pilotagem na pista de testes de Fiorano, a tal ponto de já ser cogitado como segundo piloto da maior equipe da atualidade?

Cruze os dedos como estou cruzando.

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Para encerrar, convido os amigos do GPTotal a acordarem um pouquinho mais cedo no domingo, sintonizarem as rádios Globo ou CBN e ouvirem, por volta das 8h30 da manhã, este humilde comentarista lembrar histórias e lendas do GP de Mônaco.

Boa corrida a todos.

Eduardo Correa 

Eduardo Correa
Eduardo Correa
Jornalista, autor do livro "Fórmula 1, Pela Glória e Pela Pátria", acompanha a categoria desde 1968

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