10 anos!

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Pilotos, astronautas, alpinistas. Não me ocorrem outros paralelos porque aqui falamos de um mistura de coragem e habilidade, desprendimento e virilidade - e de solidão, muita solidão.

E assim se passaram dez anos desde a estreia do GPTotal.

Coube a mim assinar o primeiro texto. Título: “Rubinho deve ter batido com a cabeça”. Estava dado o tom do site: crítica dura à Fórmula 1 e aos seus atores, mesmo que falassem português. Não adiantou muito, é verdade, mas não critico a categoria pra muda-la; a critico para que ela não mude a mim.

Ao olhar pra trás, não há outro sentimento possível que não o prazer e orgulho de ter conquistado tantos e tão fieis leitores e ter trazido para o site jovens jornalistas como Márcio, Marcel e Lucas para juntarem-se a mim, Roberto, Tiago e Chiesa. Foi este grupo que, com a sua dedicação e talento, me estimularem a seguir adiante.

Também gosto de pensar que acertei ao abrir – escancarar, seria mais preciso – o site aos leitores. Há dez anos, acreditem, não havia mídias sociais e os leitores tinham de se contentar com os fóruns de debate. Saído de uma experiência de, naquela altura, 25 anos em jornais e revistas, pensei que seria legal abrir um espaço determinado no site para os leitores, para que eles enviassem as suas opiniões e perguntas, mais ou menos como jornais e revistas costumavam fazer.

Espaço aberto, os e-mails começaram a chegar às dezenas, centenas, milhares. Eram majoritariamente elogiosos mas um ou outro tecia críticas às nossas opiniões. Nas empresas em que havia trabalhado até então, dificilmente eles seriam publicados mas me pareceu injusto e desproporcional agir deste forma também no GPTotal e passei a publica-los intactos, só eliminando algum xingamento pessoal. Foi uma das melhores decisões profissionais que tomei. O único problema é que receber os e-mails dos leitores, dar o que chamamos de um penteada nos textos, organiza-los e pesquisar fotos agregou um bom trabalho a um dia já normalmente cheio. Como esta era uma tarefa a qual costumava me dedicar no final do expediente, deixei de consumir várias e várias caixas de cerveja. Valeu, leitores…

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Não por coincidência, na medida em que os blogs, Twitter e Facebook proliferaram, o volume de e-mails foi caindo. Culpa totalmente minha, a cabeça dura como a fibra de carbono, resistindo às novas tecnologias e possibilidades criadas pelas chamadas mídias sociais.

Agora, qualquer teimosia minha veio abaixo e vocês notarão uma guinada, estando disponíveis todas as facilidades para que entrem direto no ar, sem qualquer controle prévio. Ficam aqui as minhas desculpas pela demora.

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Como vocês já viram, estamos comemorando os dez anos do GPTotal com uma nova apresentação visual, fruto do trabalho do Flaviano Guerra, parceiro de longa data, também ele tendo se aproximado do site a partir da sua leitura, e da equipe da Elo Digital.

Mais textos na home, álbuns de fotos, espaço privilegiado no Twitter e no Facebook e navegação simplificada são as maiores novidades. Gostei particularmente de editar nosso perfil no Facebook. Tenho algumas ideias que vou implementando aos poucos e me entusiasmam as facilidades para a participação de vocês.

Ainda sobre o novo lay out, peço a compreensão de todos: há muitos detalhes a serem apurados no site, o que faremos nas próximas semanas. Qualquer ajuda é bem-vinda.

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Um trecho da coluna de Tiago Toricelli, sobre o Festival de Goodwood, grudou na minha cabeça:

“Emerson pilotou o carro que chamou de “The Beast”, de 1994. Foi, segundo ele, o carro com mais potência que já teve nas mãos”.

Fiquei imaginando a sensação que um grande piloto tem ao pilotar um carro que ele próprio define como “um monstro”. É um momento raro: um campeão, experiente, corajoso e sábio, encontra um grande carro, esta grandeza expressa não em facilidade de pilotagem, segurança ou conforto mas em potência e velocidade final. Um desafio em seu estágio mais avançado, uma relação de fascínio que pode levar até à morte.

Fiquei pensando em quantas ocasiões isso aconteceu na história do automobilismo, além de Emerson e seu Penske Mercedes. Lembrei de Dan Gurney e o Ford Mk IV, de Jo Siffert e outros pilotos que fizeram o desenvolvimento do Porsche 917 e, principalmente, de Mark Donohue e Nelson Piquet, quando se sentaram no Porsche 917/30 e no Brabham BMW BT52B, ambos carros excepcionais, principalmente pela potência estúpida que ofereciam aos seus condutores – se eles tivessem a coragem e habilidade para domá-la.

httpv://www.youtube.com/watch?v=LvD0QVQnYqM

Nos dois casos, não faltou nem uma coisa nem outra e o mundo viu toda aquela potência transformada em tempos demolidores e vitórias. Fala-se, nos dois carros, de 1100 cavalos ou mais mas a verdade é que a potência exata daqueles motores nunca foi medida com precisão pois Porsche e BMW não dispunham de dinamômetros tão grandes mas basta saber que o último ato da relação Donohue-917/30 foi o estabelecimento, em 1975, em Talladega, do recorde absoluto de velocidade em circuito fechado, a uma média horária de 355 km/h.

httpv://www.youtube.com/watch?v=UYBtCJDQqqg

Não creio que Donohue e Piquet tenham sido capazes de expressar em palavras o que sentiram no momento em que, presos ao cockpit, solitários como astronautas ou alpinistas no trecho final de uma escalada especialmente difícil e perigosa, tiveram de se entender com seus carros. Posso apenas imaginar que sentiram uma mistura de medo e excitação depois substituída pela concentração fria e embriagante – os dentes trincados e o senho franzido – na medida em que as imagens nas bordas da pista foram se tornando mais e mais borradas, os limites de aceleração e frenagem sendo testados e superados, eles mergulhando naquele túnel surreal mencionado por Ayrton Senna. Imagino que Donohue e Piquet saíram dos carros em silêncio e talvez tenham tido um pouco de dificuldade para conciliar o sono, à noite.

Pilotos, astronautas, alpinistas. Não me ocorrem outros paralelos porque aqui falamos de um mistura de coragem e habilidade, desprendimento e virilidade – e de solidão, muita solidão porque, por mais apoio que tenham tido dos boxes, dependia apenas deles descobrir até onde era possível. Esta face toda especial do automobilismo está além da nossa compreensão. É um mistério só raramente entrevisto. Só podemos sonhar com ele.

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Bom final de semana a todos, votos aos quais junto meus sinceros agradecimentos pela companhia tão agradável neste dez anos de caminhada, aqui no GPTotal.

Eduardo Corrrea

Eduardo Correa
Eduardo Correa
Jornalista, autor do livro "Fórmula 1, Pela Glória e Pela Pátria", acompanha a categoria desde 1968

16 Comments

  1. Flaviz disse:

    Vamos lá pra mais 10?

  2. Eduardo,
    Participo de seu GP Total desde o início, sempre lhe mandando os emails que eram publicados posteriormente nos comentários e isto me influenciou a cerca de um ano criar o meu blog que fala de automobilismo antigo, principalmente, o brasiliense, do qual acompanhei desde o final da década de 60.
    Fico feliz que você tenha criado este site/blog mostrando todo o talento que tem para escrever.
    Jovino/Brasília

  3. Luciano Balarotti disse:

    Edu, fazia tempo que não vinha aqui e só tenho elogios, como sempre. Parabéns pelos dez anos e pelo novo visual do site. Abraço, Bala

  4. Que susto!!! e que felicidade!! o GEPETO de cara nova!! Aprendi MUITO quando da minha primeira conexão, com o Gp Total. Fiquei muito feliz. Feliz mesmo. Parabens!!!

  5. Humberto Luis Mendes disse:

    Grande Edu, esta foi realmente uma flying lap! Sua volta voadora e redentora.
    Como leitor do site desde o seu início, parabenizo desde já, torcendo para que este seja o reencontro com a própria essência daquilo que sempre tivemos aqui.
    Abraços,
    Humberto

  6. Fernando Marques disse:

    Edu e a todos do GP Total,

    10 anos passaram rapido … aqui varias passei, comentei, ganhei brinde (o anuario da F.1 de 2005) … e agora pelo que vejo, nova cara … mudança para melhor …
    Parabens a todos que fazem deste site o melhor de todos quando o assunto é automobilismo ….

    Fernando Marques
    Niterói-RJ

  7. Evandro disse:

    Meus sinceros parabéns pelos 10 anos de GP Total. Também estou por aqui desde o tenro início e continuo apreciando todo o conteúdo que só este espaço oferece.

  8. Romeu Nardini disse:

    Parabens Edú, nem parece que já se passaram 10 anos!
    Me lembro bem do começo do GPTotal e do inicio da interatividade entre leitores e site.
    Nós só temos a agradecer o trabalho que voce e os parceiros fizeram, durante todo esse tempo, informando, discutindo, trocando idéias sobre o apaixonante assunto automobilismo, dando oportunidade a quem quisesse comentar ou enviar material sobre corridas e pilotos e entre outras coisas proporcionando o inicio de grandes amizades.
    Posso garantir que muitos grupos, “bandos” e “quadrilhas” se formaram por causa do GP Total.
    Ainda não “fucei” devidamente a “cara” nova do site, mas já percebi que está muito legal.
    E vamos em frente, mais 10, 20, 30 anos…
    Grande abraço.

  9. Estava me lembrando dos 10 anos do site, mas ñ sabia a data. O GPTotal é muito especial para mim, pois tive contato com a maioria dos monstros que já escresveram para o site e ainda foi a semente do meu humilde blog. Parabéns pelo novo lay-out e pela oportunidade.
    Abraço!

  10. Geraldo Flávio Chaves disse:

    Parabéns Eduardo pelos 10 anos de GP Total. Sempre que posso, gosto de visitá-lo, é o meu site preferido para os assuntos de F-1. Gosto de mais das colunas assinadas por você e pelo Márcio Madeira. Confesso que estranhei ao ver o novo layout mas ao mesmo tempo gostei de mais de ver aquela foto sensacional da Brabham pilotada pelo gênio Nelson Piquet em Monza (é Edu, você tem bom gosto e aqueles tempos eram bons de mais, não é ?). Assim desejo muitos anos de vida à você e seus colaboradores e a este excelente site.
    Abraços

  11. alexandre disse:

    Grande Edú;Meus parabéns a voce pelos 10 anos do GP Total.Sinto-me a vontade para sempre escrever e tenho orgulho de ter feito o primeiro “Friends” como leitor,dividindo com o jornalista Wagner Gonzales a coluna. Lembro ainda das escolhas dos grandes carros esporte e prototipos feita pelo site e tantas outras coisas boas que eu pude participar.Pelo jeito, o Panda não está mais com vc, mas mando a ele também um grande abraço.Que venham muitos mais anos assim.Um abraço,do Alexandre.

  12. Alex Cristiano de Sá disse:

    Olá amigos do GPTOTAL.

    Parabéns, pelos 10 anos do site. Realmente se tornou um espaço agradável, onde podemos expressar nossas opiniões, frustações, alegrias e decepções com o automobilismo como um todo.
    O site ficou muito bacana!

    Mais uma vez parabéns e que venham mais 10 anos!
    Um abraço a todos!

  13. Meus parabens com o layout. Gostava do antigo, mais simples, e estou estranhando um pouco, mas isso passa com o tempo.
    O site segue em ótima forma, com os colunistas fazendo sempre ótimos textos (muitas vezes acabo voltando a ler algum tempo depois um texto antigo). Sinto falta de mais participações dos leitores recentemente.
    Continuem com o bom trabalho, Dyeison Martins

  14. Marcelo Kozak disse:

    Edu, parabéns pelos 10 anos de GPTotal (“Gepeto”, lembra disso?).
    Eu lembro, pois sou um dos que o acompanham desde os tempos de antanho (essa palavrinha também aprendi com você!).
    Como lembro também do Pandini, do Blanco, do Habara, do Marcio assinando “Mamadeira”, do Bob Sharp, do Lico e de tantos outros que passaram por aqui e deixaram suas valiosas contribuições e aulas sobre F1.
    Ainda não tive tempo de navegar pelo lay out, mas já adianto que esta foto da Brabham do Piquet abrindo sua coluna já me fez ganhar o dia!
    Além dos parabéns, tenho que lhe dizer “muito obrigado”, pois este site tornou-se parte importante das minhas leituras díárias e enriqueceu demais meus parcos conhecimentos sobre F1!
    Abraços,
    Marcelo Kozak
    Curitiba

  15. Mauro Santana disse:

    Grande Edu!

    Parabéns GPTotal!!!!!!!!

    E que venham mais 10, e mais 10, e mais 10…

    Abraço a todos!

  16. Eduardo Trevisan disse:

    Lindo texto.

    Já briguei (civilizadamente) com você por e-mail, te chamei de mal humorado e acusei-o de não gostar do esporte (sim, esporte) F1, poucos meses depois me retratei, mantive o mal humorado mas entendi que a raiva era absolutamente passional, era por excesso.

    Frequento o site há anos e fiquei surpreso com o novo layout. Na verdade nem o explorei ainda, vim direto para este editorial para entender o que aconteceu.

    Parabéns e obrigado por este espaço que frequento com calma normalmente e freneticamente às segundas após as corridas.

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