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Algumas apostas para o que está por vir em 2012.

Após os primeiros testes, muitas verdades já têm sido anunciadas e muitas previsões vêm acontecendo. O discurso padrão de que “os testes não são base para nada além de modificações nos programas das equipes” e que “nunca se tem o verdadeiro potencial dos carros” permanece, mas já é possível vislumbrar o que podemos esperar de 2012 na F1. Vamos a alguns palpites sobre os principais nomes.

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Ferrari

Após um 2011 muito frustrante pros lados de Maranello, passamos o último terço do ano escutando que a Ferrari faria um carro revolucionário que estavam “fartos da mesmice e da falta de arrojo”. Foram muitas promessas. Porém, nessa primeira bateria de testes, o que se viu foi mais uma vez o carro da Scuderia deixar a desejar.

Em que pese Alonso ter feito o melhor tempo no último dia de treinos – e obteve tal marca mesmo tendo sido o piloto que menos voltas deu no circuito naquele dia –, a impressão que se teve foi a de que, mais uma vez, o projeto teve erros.

Segunda equipe a lançar o carro usando o ‘bico degrau’, a Ferrari não conseguiu passar da sexta colocação nos primeiros três dias de testes. Foram apontadas algumas mazelas de ordem mecânica, provocando falta de estabilidade no carro, especialmente em curvas.

A impressão não foi boa, e a cúpula ferrarista admitiu isto. No entanto, no último domingo Fernando Alonso deu uma longa entrevista ao italiano ‘La Stampa’, e ali fez uma aparentemente sincera análise dos aspectos a serem melhorados e deixou no ar que muitos dos problemas ocorridos em Jerez já foram resolvidos: “mudamos o carro de branco para preto.

A aposta do colunista: a Ferrari terá uma temporada semelhante à de 2010, com um carro competitivo, mas que não será bom o suficiente para vencer corridas de modo constante. A chance de título fica, novamente, dependendo do trabalho exaustivo e obcecado de Fernando Alonso.

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Lotus

Uma das grandes surpresas dos testes veio com o bom desempenho apresentado pela Lotus. Kimi Räikkönen foi o mais rápido no primeiro dia, e nos outros três a equipe conseguiu ficar entre os três melhores mesmo tendo Grosjean (!).

A impressão geral foi a de que a equipe conseguiu construir um carro que, se não é o mais rápido, foi um dos mais regulares até então apresentados.

E temos em Kimi a possibilidade de reavaliação histórica do piloto e de outros: foram mais de dois anos sem andar num F-1, e logo de início o melhor tempo e o comentário geral de que o piloto segue sendo muito rápido e eficiente.

O padrão de comparação de Kimi será o retorno de Schumacher, em 2010: ok, o alemão tinha já 8 anos a mais do que Räikkönen tem hoje, mas o tempo longe dos carros foi o mesmo, e é importante lembrar que nunca, jamais, alguém chamou o finlandês de “melhor de todos os tempos”.

Minha aposta: Kimi conseguirá alguns bons pódios e poderá beliscar uma vitória esse ano.

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McLaren

A única equipe a não contar com o ‘ornitorrinco’ até aqui, a McLaren foi considerada também uma decepção e o motivo apontado foi justamente a diferença no design do MP4/27. O time britânico afirmou que não há problemas nessa diferença, e que irá manter o desenho.

Foi visto que o carro carece de problema parecido com a F2012, pois também não apresenta grande performance em curvas, diferentemente do modelo que o antecedeu.

Por outro lado, a aderência foi vista como um fator bastante positivo, e nisso reside minha aposta: assim como ano passado, veremos Button superando Hamilton ao final da temporada, nesse que é o duelo de estilos mais antagônicos dentre as grandes equipes.

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Mercedes

Uma vez que a equipe alemã ainda não usou o novo modelo (este só será lançado no início da próxima semana), ainda não podemos tecer nenhuma previsão mais apurada. Porém, Michael Schumacher já andou dizendo que não vê no novo carro potencial para lutar pelo campeonato: ele está escondendo o jogo ou é sinceridade à flor da pele?

Não podemos nos esquecer que, quando foi anunciado como piloto da Mercedes, ao final de 2009, Schumi disse exatamente isso: que estava num projeto a médio prazo, e que “em três anos brigaria pelo título”.

A Mercedes não ‘quer’ Nico Rosberg, e já deixou isso bem claro, mesmo o jovem alemão tendo superado o ‘mestre’ em nada menos que 30 (!) de 38 classificações, e tendo marcado mais pontos que o hepta em ambas as temporadas.

Ano passado tivemos uma diferença menor, é verdade, principalmente em ritmo de corrida: as melhores performances da Mercedes vieram justamente com Schumacher, no Canadá e na Bélgica. Mas a preferência interna é muito clara, e somente Schumacher ainda não conseguiu fazer jus a ela.

Minha aposta: veremos Schumacher tendo uma boa performance, e pela primeira vez batendo treinos. Mas o lugar mais alto do pódio não virá…

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Red Bull

A equipe austríaca teve uma performance também discreta nos primeiros treinos, não conquistando o melhor tempo em nenhum dos dias. Mesmo assim, já estão se levantando suspeitas quanto ao design do carro, como vem acontecendo nos últimos anos. Pensem se os RBR tivessem feito tempos assombrosos…

Dietrich Mateschitz fez uma aposta muito (uh!) arriscada: Vettel dominará o circuito novamente esse ano.

E eu fecho com ele (e com Eduardo Correa, que disse que Vettel já é candidato ao título de 2013): esse ano é do Vettel, novamente, tornando-se o primeiro da história a vencer seus primeiros três títulos de modo consecutivo.

Não será um passeio como 2011, mas o final será o mesmo. Resta esperar que as corridas sejam mais emocionantes que o campeonato.

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Abraços a todos.

Marcel Pilatti

Marcel Pilatti
Marcel Pilatti
Chegou a cursar jornalismo, mas é formado em Letras. Sua primeira lembrança na F1 é o GP do Japão de 1990.

7 Comments

  1. Gustavo C. disse:

    Vou com você de que o ano tem cara de Vettel, mais acho que vai ser como em 2010, no aperto, mais por um carro inferior (ao do ano passado) do que por uma disputa com algum rival a sua altura.

    No fundo, estou torcendo para a Lotus, e para o Kimi, apesar de não terem chance de campeonato nenhum.

    Ferrari parece estar voltando aos anos 80 e 90 (tinha ano com carro bom, piloto ruim, ano de carro ruim, piloto bom), 2012 é de carro ruim mesmo. Alonso vai tentar fazer o dele (outra vez), o Massa assiste.

    McLaren para mim está meio de coringa, não se sabe o que vem dela e seu bico “inovador”

    Mercedes não se sabe, a principio para mim corre pelas beiradas (bem pelas beiradas), mas vai que sai uma verdadeira Flecha de Prata agora, daria até para o Schumi tirar um pódio da cartola.

    E o resto é conversa (Williams, Force India, HRT, Caterham etc…) Senninha que se cuide lá na Williams Venezuela.

  2. William disse:

    Creio que Mclaren fará bonito também, Webber e Massa estão fora do top 4 (Vettel, Alonson + Mclaren).
    E acho que seja mais provável o Bruno Senna e o Schumacher fazerem pódio do que o Massa. Vamos aguardar, só sei que ao fim desse ano teremos apenas um piloto brasileiro no grid.

    Abraços.

    William
    Videira-SC

  3. Fernando Marques disse:

    Se é para apostar eu fico com o Vettel …
    mas algumas perguntas deverão ser respondidas em 2012 tipo:

    1) A RBR poderá ser vencida?
    2) Vettel x Webber: o australiano tem alguma chance nesta briga?
    3) A Ferrari conseguirá ao menos uma vitoria em 2012?
    4) Alonso x massa: o brasileiro tem alguma chance nesta briga?
    5) Hamilton x Button? eu acho que dá o Hamilton

    Fernando Marques
    Niterói RJ

    • admin disse:

      1) Acredito que em GPs, sim, mas não ao longo do ano, daí minha comparação com 2010.
      2) zero chance
      3) acredito que sim
      4) zero chance
      5) pauleiras, mas acho que dá Button

  4. Mauro Santana disse:

    Olá!

    Eu Aposto na dupla da Mclaren.

    Abraço!

    Mauro Santana
    Curitiba-PR

  5. Fernando Marques disse:

    Será que o MAssa ao menos sobe no podium em 2012?

    Fernando Marques
    Niterói RJ

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