Em busca da ultrapassagem perfeita 4/4

Em busca da ultrapassagem perfeita 3/4
19/01/2025

Nossa busca pela ultrapassagem perfeita começou aqui: https://gptotal.com.br/em-busca-da-ultrapassagem-perfeita-1-4/https://gptotal.com.br/em-busca-da-ultrapassagem-perfeita-2-4/ e https://gptotal.com.br/em-busca-da-ultrapassagem-perfeita-3-4/

Veja mais Pilotoons (valeu aí pela nossa imagem da home): https://www.pilotoons.com.br/

 

 

Mansell x Berger – México 90

Aqui, falamos de coragem em estado puro, uma coragem da qual só Nigel Mansell era capaz, coragem que tangenciava a burrice. A pista da Cidade do México era mais mal pavimentada do que a de Interlagos de antigamente. Notem na câmera do carro de Gerhard Berger o absurdo das irregularidades da pista. Agora pensem o que é encarar a Peraltada, a curva mais rápida do autódromo – e uma das mais rápidas da F1 – por fora. Mas… Berger, por algum motivo, facilitou a vida de Mansell ao errar na tomada da curva, o fazendo muito por dentro. Desta forma, não só deu espaço para o adversário abordar a curva em condição ideal como também entrou nela em velocidade menor.

Inventividade: 2

Reflexos rápidos: 1

Coragem: 3

Habilidade: 2

 

Villeneuve x Arnoux – França 79

É até um pouco herético comentar só as ultrapassagens desta disputa épica, mas há pelo menos duas manobras de Gilles Villeneuve que merecem destaque. A primeira delas, a belíssima ultrapassagem no final da reta de largada, com as rodas travadas. Lembro aos amigos leitores que, quando as rodas travam, não se pilota o carro, a não ser que se controle o freio de forma que ele solte as rodas no exato ponto em que você deseja e acredita que conseguirá, a partir dali, retomar o controle. Foi o que Gilles fez.

A segunda manobra começa no mesmo ponto da pista de Dijon-Prenois e segue pelas curvas seguintes, Gilles inicialmente defendendo a sua posição da forma mais temerária e depois seguindo com toques e controle dos carros em situação extrema. A batalha se resolve quando René Arnoux fica sem tração, por falha dele próprio ou do carro, nunca consegui apurar. Em qualquer caso, um dos momentos mais belos da Fórmula 1.

Inventividade: 1

Reflexos rápidos: 1

Coragem: 3

Habilidade: 3

 

Mansell x Senna – Hungria 89

O reflexo em seu grau mais elevado somado a um magnífico controle do carro. Uma pintura de Mansell que, nesta altura da prova, tinha carro melhor do que o de Ayrton Senna. Quando o brasileiro hesitou por uma fração de segundo atrás de um retardatário, Mansell jogou seu carro com máxima violência para a direita escapando do McLaren, mas com aceleração forte o bastante para tomar a liderança da prova.

Inventividade: 0

Reflexos rápidos: 3

Coragem: 2

Habilidade: 3

 

Rubinho x Kimi e Rubinho x Schumacher – Silverstone 2003

A grande corrida de Rubinho – aquela, da invasão de pista pelo irlandês maluco –, com ao menos duas ultrapassagens antológicas, tendo como vítimas Kimi Raikkonen e Ralf Schumacher, aparentemente sem problemas em seus carros.

A primeira ultrapassagem (1 minuto do vídeo), sobre Kimi, é feita por fora na Abbey, local de raríssimas ultrapassagens.

Mais tarde, na mesma curva, Rubinho passou pelo retardatário Ralf (2m45 do vídeo) de um jeito totalmente diferente, ficando por dentro na primeira perna da curva e tomando a posição na segunda perna.

E teria mais: Rubinho retoma a liderança de Kimi na saída da Bridge, numa manobra clássica, mas muito corajosa (3m50 do vídeo).

Inventividade: 2

Reflexos rápidos: 1

Coragem: 2

Habilidade: 3

 

Senna x Wendlinger – Donington Park 93

Não discuto que tenha sido a melhor primeira volta da história da Fórmula 1, mas me fascina especialmente a ultrapassagem de Senna sobre Karl Wendlinger, tomando o terceiro lugar da prova recém iniciada. Aqui temos a coragem (notem a visibilidade praticamente nula), a precisão da manobra e a intuição perfeita do nível de aderência numa curva que ele não havia percorrido em velocidade até então. Ainda lembro nitidamente, quando assisti à corrida, do salto que dei na cadeira, ao ver a velocidade com que Senna entrou naquela curva. Pensei que ele ia voar longe. No entanto…

Inventividade: 3

Reflexos rápidos: 1

Coragem: 3

Habilidade: 3

 

Jones x Prost – Hockenheim 81

Coisa finíssima, forte rival da Ultrapassagem Perfeita, marcando uma atuação épica de Alan Jones.

Ele largou em 4º e, na volta 5, chegou à vice-liderança, partindo atrás de Alain Prost, que pilotava um Renault. O desempenho dos carros era quase que idêntico, Prost ligeiramente mais rápido nas retas, Jones com seu Williams mais estável nas curvas. Foram treze voltas e várias tentativas até realizar a ultrapassagem, belíssima, corajosa e extremamente inventiva, Prost tendo sido ligeiramente atrapalhado por um retardatário, seu companheiro de equipe, René Arnoux. A velocidade que Jones chega à curva é espantosa.

Inventividade: 3

Reflexos rápidos: 2

Coragem: 2

Habilidade: 3

 

Piquet x Senna – Hungria 86

O paraíso! Não vi manobra mais bela, ousada e corajosa, tanto mais pelo fato de Senna ter dificultado o quanto lhe foi possível a vida de Nelson Piquet (notem como ele muda sua trajetória na reta, deixando centímetros de pista para o rival) e também pelo fato de os dois carros estarem em condições bastante semelhantes.

Inventividade: 3

Reflexos rápidos: 2

Coragem: 3

Habilidade: 3

Foi a mais bela ultrapassagem que vi, a ultrapassagem perfeita!

Eduardo Correa

Eduardo Correa
Eduardo Correa
Jornalista, autor do livro "Fórmula 1, Pela Glória e Pela Pátria", acompanha a categoria desde 1968

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