Nó tático – Leia a coluna, veja o video

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Uma novidade!

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Nos últimos anos, a Ferrari se caracterizou por seus diversos erros táticos, que tiraram algumas vitórias ou bons resultados das mãos dos seus pilotos. Os Planos A, B, C entoados via rádio entraram para o folclore da F1. Um tempo bem distante dos anos em que a Ferrari ganhou várias corridas por causa de estratégias orquestradas por Ross Brawn e executadas à perfeição por Michael Schumacher.

Só que a Ferrari parece ganhar poderes extras em Monza, seu lar espiritual, e até mesmo os pontos fracos da equipe de Maranello se transformam em pontos decisivos rumo à uma vitória. A McLaren dominou o final de semana lombardo, mas foi na base da estratégia que a Ferrari deu um nó tático nos ingleses e garantiram uma vitória com Charles Leclerc que parecia improvável antes da largada em Monza, para delírio dos tifosi.

O final de semana em Monza começou com algumas novidades. Como esperado, o pobre Logan Sargeant foi sacado da Williams e ao contrário de todos os prognósticos, que apontavam para Liam Lawson e Mick Schumacher, o escolhido para substituir o americano foi a jovem prata da casa da Williams Franco Colapinto, argentino de 21 anos de idade, com nome de quinta série e bastante promissor.

Na sexta-feira o jovem prospecto da Mercedes Andrea Kimi Antonelli, fez sua estreia na F1 com a equipe no primeiro treino livre. Andrea começou até bem, mas com apenas dez minutos estampou a Mercedes no muro de pneus na curva Michele Alboreto, antiga Parabólica. Para quem pensava que esse incidente poderia atrapalhar o sentimento da Mercedes para com o jovem de 18 anos se enganou redondamente. No dia seguinte, a Mercedes anunciou Antonelli como piloto da equipe em 2025 em substituição à Lewis Hamilton.  Uma aposta alta feita por Toto Wolff, ainda mais com Carlos Sainz dando bobeira no mercado. Mesmo Antonelli sendo um piloto bastante promissor, sua pouca experiência em carros potentes e a temporada pobre na F2 pesam contra a escolha de Wolff, mas o tempo dirá se Kimi entrou na F1 cedo demais ou não.

A classificação mostrou um grande equilíbrio entre McLaren, Ferrari e Mercedes, com os seis carros dessas equipes separados por menos de dois décimos, mas com a dupla da McLaren completando a primeira fila, enquanto a Red Bull se conformava com a quarta fila, mais de seis décimos atrás do pole Lando Norris.

Gabriel Bortoleto não começou bem o seu final de semana na F2, ao errar no único treino classificatório e com isso, largar em último nas duas corridas do final de semana. Na Sprint, Gabriel já conseguira uma boa corrida de recuperação, mas foi na corrida principal no domingo que o jovem paulistano deu um show.

Como foi falado na transmissão internacional, Bortoleto ‘tornou o impossível em possível’ e saiu da última posição para uma vitória consagradora, se tornando o primeiro a conseguir a proeza na F2.  Com a incrível vitória de hoje, Bortoleto encostou de vez no líder do campeonato Isack Hadjar e pode seguir os passos do badalado Oscar Piastri, vencendo a F3 e a F2 no primeiro ano da categoria. Contudo, mesmo que o título desse ano não venha, Bortoleto mostrou seu recado. Independentemente da nacionalidade, Gabriel vem mostrando que tem totais condições de estar na F1 em breve.

O recapeamento do asfalto em Monza criou muitas expectativas para o desgaste de pneus, com a tendência para que as equipes deixassem de lado a tradicional estratégia de uma parada e fazerem os seus pilotos visitarem os boxes duas vezes durante a rápida corrida na região da Lombardia. Mesmo com forte calor, não havia sol à pino nesse começo de outono italiano e surgiu até mesmo a possibilidade de chuva, que não se confirmou. A largada foi bem convencional, com Lando Norris defendendo muito bem a sua pole, enquanto Piastri defendia a honra da McLaren ao fazer uma defesa de posição bastante forte em cima de George Russell, que para não bater no australiano saiu da pista na Variante del Rettifilo e ao voltar no meio do pelotão, acabou estragando sua asa dianteira num toque com Max Verstappen na Variante della Roggia. A corrida de George acabou praticamente ali.

A surpreendente manobra de Piastri deixava a McLaren com um abacaxi nas mãos. O australiano não apenas liderava, como ainda tinha Leclerc entre ele e Norris, impossibilitando qualquer ordem de equipe naquele momento. Leclerc andava na mesma balada de Piastri, enquanto Sainz segurava sem maiores sustos Hamilton e Verstappen. Seis meses depois de um início de campeonato auspicioso, não é nenhum segredo que hoje a Red Bull é quarta força da F1 e Max apenas tentava ficar próximo das primeiras posições, com Russell e Pérez logo atrás dele. Precisando trocar a asa dianteira danificada e tendo sido ultrapassado por Pérez, Russell inaugurou a primeira rodada de paradas ainda na volta 11, deixando claro que a Mercedes iria para tática de duas paradas, mas o fato de estar nublado fazia com que as equipes deixassem no ar a opção de parar apenas uma vez. Norris se aproximava de Leclerc e por isso, antecipou sua parada na volta 14, tentando um undercut em Leclerc.

A Ferrari trouxe o monegasco para os pits na volta seguinte, mas a manobra da McLaren tinha dado certo, para desespero de Leclerc, enquanto Sainz ficou mais algumas voltas na pista e questionava a tática das equipes de pararem tão cedo. Tentando fazer diferente, a Red Bull largou com pneus duros, enquanto os demais times top saíram com pneus médios. Será que a Red Bull, que dera alguns pulos do gato na estratégia, surpreenderia a todos novamente? Foi com uma enorme decepção que a Red Bull trouxe seus dois pilotos apenas algumas depois dos líderes e colocou… pneus duros! Para completar, o pit-stop de Verstappen foi lento, por causa de uma roda traseira direita presa. O soco que Max deu no volante mostrava a sua frustração, assim como o de todos que assistiam a prova. A Red Bull definitivamente decai a olhos vistos em vários setores, passando da engenharia para as táticas de corrida.

O segundo stint tinha as duas McLarens na ponta. Hora de trocar as posições dos pilotos capitalizar a corrida ruim da Red Bull, certo? Andrea Stella não pensou assim e deixou os seus dois pilotos correrem soltos, sendo que claramente Piastri estava mais veloz do que Norris, que tinha Leclerc em seu encalço. Era a ‘Papaya rules’!

Norris iniciou a segunda rodada de paradas, sendo seguido por Piastri e as duplas de Red Bull e Mercedes. Faltavam pouco mais de quinze voltas e a McLaren pareceu ter acordado de supetão para o que via na pista. Sim, a Ferrari arriscaria para uma tática de uma parada com os seus dois pilotos. Se até ano passado a Ferrari devorava pneus, neste domingo os italianos contavam com um carro mais equilibrado e a torcida de todo um país os empurrando. A Ferrari iria se manter na pista e tentar uma vitória inesperada, para desconsolação da McLaren, mais uma vez deixada para trás por causa da estratégia de uma rival.

Ao perceber a tática ferrarista, não restou alternativa à McLaren do que mandar seus dois pilotos acelerarem, se esquecendo de qualquer ordem de equipe, até porque Piastri estava mais rápido. Norris suou para ultrapassar Verstappen, em tática diferente, mas quando efetuou a manobra na reta dos boxes, foi embora do neerlandês, demonstrando o abismo que houve entre McLaren e Red Bull nesse final de semana. Segundo colocado, Sainz fez o que pode, mas com Oscar 1,5s mais rápido, o espanhol viu primeiro Piastri, depois Norris, o ultrapassar como se o espanhol estivesse parado. Porém, faltavam menos de dez voltas e Piastri não tirava o suficiente para chegar em Leclerc. O monegasco, que duvidou da estratégia da Ferrari no início da prova, se assegurava como vencedor do Grande Prêmio da Itália pela esperteza de sua equipe, além de uma pilotagem vencedora, onde Charles não errou, mesmo Piastri se aproximando e recebendo a bandeirada menos de 3s atrás. A festa que os italianos fizeram, principalmente no hino italiano, foi daquelas para se lembrar para sempre, ainda mais com a Ferrari vencendo em 2024 em Mônaco, Le Mans e Monza. E duas com Leclerc!

Assim como os tifosi não esquecerão esse dia, a turma da McLaren não esquecerá essa derrota em Monza, uma das mais amargas dos últimos tempos. Piastri usou a palavra ‘doloroso’ para demonstrar seus sentimentos, enquanto Norris parecia desalentado por tudo que tinha acontecido. Após renunciar a uma vitória na Hungria, Norris provavelmente esperava uma maior atenção de sua equipe, algo que não aconteceu. O ataque de Piastri e a não troca de posições pode custar muito caro num campeonato que vai para o seu terço final indefinido, mas com Verstappen ainda na frente de Lando no Mundial de Pilotos. Superado por Sainz e uma das Mercedes (que fizeram uma corrida opaca nesse domingo), Verstappen foi apenas sexto, longínquos 37s atrás do líder e ainda perdeu o ponto da volta mais rápida para Norris no giro final.

Pérez foi oitavo, dessa vez andou próximo de Max, mas ele ficou mais perto do nono colocado Albon do que o sétimo colocado Russell, que o ultrapassou no terço final de prova. No Mundial de Construtores, a Red Bull ainda lidera por apenas oito pontos e já não se pode descartar a Ferrari, menos de quarenta pontos atrás dos austríacos. No Mundial de Pilotos, Max ainda sustenta uma diferença de 62 pontos, superior a duas corridas, mas o próprio neerlandês já falou que, nesse momento, a Red Bull não tem ritmo para vencer qualquer corrida. E ainda faltam oito provas, mais duas Sprints.

No pelotão intermediário, destaque para o nono lugar de Alexander Albon, confirmando a boa forma da Williams em circuitos de baixo downforce, com o novato Franco Colapinto terminando num decente 12º lugar, na frente de pilotos bem mais experientes do que ele, além de superar a dupla da Alpine, que andou junta o tempo todo, mas sem maiores incidentes entre Albon e Ocon. Os funcionários da Renault se manifestando nas arquibancadas com o possível fim do projeto do motor gaulês chamou mais atenção do que a Alpine fez na pista. Hulkenberg teve problemas com os dois pilotos da Racing Bulls, sendo vítima no caso de Ricciardo e culpado no caso de Tsunoda, único abandono do dia. O outro carro da Haas fez uma corrida agressiva, mas no fim Kevin Magnussen ainda amealhou um pontinho, só que o dinamarquês tanto aprontou que somou mais pontos na carteira e pela primeira vez na história desse regulamento, um piloto foi banido de uma corrida por ter tantas punições. Em sua última temporada na F1, Kevin Magnussen deixou sua marca. Aston Martin fez outra corrida medíocre e ficou zerada, o mesmo com a Sauber, mas no caso dos suíços, isso nem é mais novidade.

A temporada 2024 entregou mais uma corrida surpreendente e de um campeonato parecia decidido ao final da primeira corrida, temos um certame completamente aberto, com quatro equipes podendo vencer corridas. Afinal, a Red Bull pode se recuperar e não se pode subestimar o talento e a solidez de Max Verstappen. A Mercedes chegou a vencer três corridas em quatro antes de decepcionar na Itália, enquanto a própria Ferrari vinha de resultados abaixo do esperado, principalmente após a vitória em Mônaco com o próprio Leclerc. Sim, o campeonato está aberto nesse terço final!

Em Monza, tudo levava a crer que a vitória seria da McLaren, mas a Ferrari surpreendeu a todos e conseguiu o triunfo num verdadeiro nó tático perpetrado pelos italianos. Max Verstappen sofre com a falta de ritmo do seu carro e suas esperanças recaem nas pisadas de tomate que a McLaren vai fazendo, mesmo que o carro laranja hoje claramente o melhor do pelotão. Ainda teremos muitas corridas pela frente e estão cada vez melhores. Gostamos!

 

 

Abraços!

João Carlos Viana

JC Viana
JC Viana
Engenheiro Mecânico, vê corridas desde que se entende por gente. Escreve sobre F1 no tempo livre e torce pelo Ceará Sporting Club em tempo integral.

1 Comments

  1. Fernando Marques disse:

    J. C. Viana,

    o termo “nó Tático” define o que foi a vitoria da Ferrari em Monza … e tiremos o chapéu pela tocada do Charles Leclerk … sem a tocada perfeita dele a vitoria não viria …
    A Mclaren, até para o bem do campeonato, deveria eleger o Norris para vencer corridas e assim tentar ultrapassar o Verstappen … mas sei lá … estou achando o Piastri mais piloto que o Norris …
    A Mercedes a meu ver decepcionou … pelos erros do Russel e baixo desempenho do carro do Hamilton … pelo que fizeram no TL 2 e 3 imaginei que eles fossem ao menos se destacar na corrida …
    Verstappen só perde o campeonato se deixar de pontuar em duas ou tres corridas … querendo ou não cabe ele pontuar o máximo oque for possivel com um carro que virou 4ª força nas pistas e assim ir gastando a gordura que tem aos poucos …


    Agora o que o Gabriel Bortoleto fez na corrida principal da Formula 2 em Monza … não tem mastercard que pague … e não entendo que tantos nomes que neste momento migram para Formula 1, tem de melhor que ele … só se for grama mesmo … é inadimissivel um talento como ele não estar no grid da F1 em 2025 …

    Aproveito tbm para reverenciar Marc Marquez … fez o cabelo, barba e bigode no GP de Aragon … inclusive faturando a corrida sprint … o fera parece que voltou … já seu irmão Alex Marquez fez uma bela de uma bobagem na corrida e tirou Bagnaia da corrid a … com isso J. Martin volta a liderança e com bons pontos na frente … o italiano vai ter que remar de novo …

    Fernando marques
    Niterói RJ

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