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Olá, amigos! As provas da Nascar geralmente são imprevisíveis quanto aos possíveis vencedores do dia, esse é um fato que todos sabemos. A conversão de vitórias partindo da pole position é baixa, segundo alguns sites, fica abaixo de 20%. Em termos comparativos, a F1 tem um índice de conversão de poles em vitórias de mais de 40%.  Claro que temos aqueles que se destacam em determinadas pistas e condições. Jeff Gordon e Chase Elliott nos mistos, Dale Earnhardt Sr. e Dale Jr. nos superspeedways, Richard Petty e Kyle Busch nos ovais curtos, por exemplo. Mas se tem algo que realmente acontece com muita frequência na NASCAR são as vitórias conseguidas na última volta.

Mas quem seriam os grandes vencedores nesse quesito? Será que os grandes campeões também se destacam na arte de ultrapassar o oponente no último giro? Vamos à lista daqueles que conseguiram repetir esse feito emocionante:

A lista, que começa com pilotos que conseguiram ao menos três vitórias na última volta da corrida, já traz logo nomes de peso. Dale Jarrett, o campeão de 1999 e três vezes vencedor da Daytona 500 venceu na última volta nas pistas de Daytona, Talladega e Michigan. Na sequência temos o gigante David Pearson, tricampeão e segundo maior vencedor na categoria. Pearson levou as provas de Atlanta, Michigan e Daytona em seus últimos giros. Outro piloto que deu o pulo do gato na última volta, três vezes, foi o bicampeão Kyle Busch. O piloto do carro número dezoito venceu duas vezes na Auto Club e outra em Martinsville. O campeão de 1983, Bobby Allison, no alto de suas oitenta e cinco vitórias, levou três delas na última volta nas pistas de Talladega, Montgomery e North Wilkesboro. Fechando a lista dos que venceram três provas na última volta, mais um gigante, o tetracampeão Jeff Gordon. O garoto prodígio da NASCAR venceu nas pistas de Bristol, Michigan e Talladega.

A lista dos que decidiram tudo no final por quatro vezes tem menos nomes, mas o peso é absurdo. O campeão Kevin Harvick, atual piloto da Stewart-Haas venceu nas provas de Auto Club, Charlotte, Daytona e Talladega. Não é por menos que seu apelido é The Closer. Depois dessa o negócio fica mais bruto. Nada menos do que dois heptacampeões na sequência: Dale Earnhardt e Jimmie Johnson. O primeiro venceu duas vezes em Talladega, uma em Bristol e outra em Darlington. Johnson também levou duas vezes em Talladega, uma em Charlotte e outra em Las Vegas.

Na sequência da lista temos outro campeão, também considerado um especialista em pistas rápidas e longas, o ex-Penske, Brad Kaselowski, venceu cinco vezes no último giro. Provando sua característica de vencedor em pistas longas, Brad venceu três vezes em Talladega, uma em Auto Club e outra em Las Vegas.

Estava faltando mencionar ele, o maior vencedor da história da NASCAR, the King Richard Petty. Mas se engana quem acha que ele está sozinho na lista dos que venceram seis vezes na última volta. Outro tricampeão o acompanha nesta posição. O grande Darrell Waltrip acompanha Petty nesta lista. Waltrip venceu nas pistas de Atlanta, Darlington, Martinsville, Pocono, Riverside e Talladega, enquanto Petty venceu em Michigan, duas vezes, Asheville, Daytona, North Wilkesboro e Talladega.

Grandes pilotos estão presentes nessa lista, muitos dos maiores vencedores da categoria, mas ela ainda não acabou. Por mais incrível que pareça, um piloto conseguiu bater o feito de todos os anteriores. Tricampeão, quatro vezes vencedor da Daytona 500, oitenta e três vitórias na categoria principal da NASCAR e muitas histórias para contar em sua longa carreira. Cale Yarborough é o piloto que mais venceu provas na última volta, conseguindo o feito sete vezes. Foram quatro vitórias em Daytona, duas em Talladega e uma em Bristol.

Vitórias na última volta não são tão comuns em diversas categorias do automobilismo, pelo menos não nas categorias principais. Talvez podemos contar nos dedos quantas dessas vimos na F1. Categorias como Moto GP e Indy já proporcionaram disputas acirradas até o fim, principalmente a primeira. Mas a NASCAR tem provas sendo definidas na última volta todos os anos. A característica dos carros e pistas, além do próprio regulamento, facilita esse tipo de final eletrizante. O fato inegável é que conquistar uma vitória a poucos metros de uma corrida é algo que dá um gosto a mais para pilotos e equipes, uma emoção carregada de adrenalina que incendeia os fãs e telespectadores ao redor do mundo.

Aos derrotados no último giro fica aquele gosto amargo de ver uma vitória tão próxima escapar pelos dedos. O pensamento do que faltou para vencer, uma manobra defensiva, um traçado diferente.

Para os fãs, o que mais queremos é ver a disputa ser travada até o último centímetro de pista. Desde que o piloto na frente seja aquele que torcemos, claro. Em uma época em que muitas categorias nos privam de boas provas, com esse tipo de disputa, a NASCAR cumpre esse papel e nos faz querer acompanhar a prova com atenção. Ao adicionar os segmentos durante a corrida, ela foi capaz de criar formas de disputa dentro da própria corrida. Claro que o fim da prova é sempre o ápice da disputa, mas ao distribuir a pontuação nos segmentos, ela proporciona novos momentos em que pilotos se esforçam para conseguir aquele ponto extra na disputa do campeonato.

A última volta pode ser a volta aonde o piloto que vêm na liderança, com larga vantagem, relaxa, tira o pé, controla o ritmo e acena para os fãs. Mas com certeza eu escolho a opção de ver pilotos concentrados até o último metro de pista, lado a lado com seu oponente, todos assistindo com a respiração ofegante, coração acelerado e olhos arregalados. Essa é a emoção da NASCAR. A emoção da vitória no último suspiro.

Grande abraço.

Rafael Mansano

Rafael Mansano
Rafael Mansano
Viciado em F1 desde pequeno, piloto de kart amador e torcedor de pilotos excepcionais.

3 Comments

  1. Fernando marques disse:

    Mandando,

    É verdade.
    Última volta na Nascar tudo pode acontecer.
    Eu penso que assistir in loco numa corrida num oval na Nascar deve ser o máximo.

    Fernando Marques
    Niterói RJ

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