Uma nova chama

10% de Neymar, 5% de Justin Bieber
15/06/2016
Le Mans no Baku dos outros é refresco
19/06/2016

Na Terra do Fogo, a esperança por novas emoções

Conseguimos! Temos de volta o GP coringa do Mundial, aquele GP tapa-buraco! O GP da Europa, aquela prova que pode ser disputada em qualquer lugar do planeta como uma homenagem ao glorioso continente berço da Fórmula 1.

A Formula 1 chega a europeia República do Azerbaijão para a primeira prova de uma nova história em países da velha União Soviética. Um novo contrato, um novo mercado, novas histórias para serem contadas.

Na histórica Terra do Fogo, a F1 tenta manter a chama acessa do seu campeonato e presenciar o renascimento de Hamilton no embate contra Nico Rosberg, a única disputa realmente existente em 2016.

Separador

Pronto, chegou o dia de presenciar a novidade do campeonato. Não dá pra mentir: todo mundo fica ansioso para conhecer um novo circuito e ver como os carros se comportam, ver as disputas, conhecer o traçado.

O único problema é que o traçado foi feito novamente por Tilke. Prometemos não reclamar dele, não é uma reclamação na verdade, mas é notável algum esgotamento criativo do projetista oficial da categoria.

Aqui a receita de longas retas seguidas por curvas fechadas é levada ao extremo. Temos o segundo circuito mais extenso da temporada com a maior reta da temporada. Dos 6.007 metros do circuito, 2.200 metros estão em uma única reta. São 20 curvas, um monte de cotovelos e um beco. Isso mesmo, temos um beco onde mal passa um carro. Nesse traçado serão longas 51 voltas, com tempo na casa de 1:50.000 por volta, previsto pelas as simulações. Sem interrupções de Safety-Car – o que é difícil – e sem chuva, deveremos ter uma corrida com mais de uma hora e meia se as previsões de tempo de volta se confirmarem.

Separador

Se perguntarmos “Qual GP da Europa você gosta mais?”, 10 entre 10 brasileiros vão falar de Donington em 1993 com a largada incrível de Senna e tudo mais. Obviamente o GP da Europa não vive de Donington e sua única passagem por lá. Baku é sede da 23º corrida sob a alcunha de GP da Europa.

Tudo começou em 1983 com Brands Hatch e vitória maiúscula de Nelson Piquet de Brabham/BMW. De 1983 para cá, entre idas e vindas, intervalos, rodízios e interrupções, o GP da Europa foi ainda disputado em Nurburgring (12 vezes), no circuito de rua de Valencia (5) e Jerez (2).

Nesse período de 33 anos que separam as provas, uma curiosidade: famílias Rosberg e Palmer representadas na prova atual e na prova inaugural. Keke teve um motor estourado em 83 e não terminou a prova. Jonathan alcançou um singelo 13º. Ambos correndo de Williams/Ford.

Dos pilotos em atividade, Massa carrega uma vitória, Vettel duas e Alonso três. São os únicos ainda que correm. Nem perto da marca de 6 provas vencidas que foi atingida pelo eterno Schumacher.

Separador

Separador

A corrida vai ter um outro elemento interessante que deu o tom do GP do Canadá: consumo de combustível.

No conjunto de regras mais estúpido desde a invenção do esporte motor, um piloto de F1 não pode acelerar o seu carro de F1 durante a prova toda. É verdade. Nico Rosberg teve que poupar combustível durante sua corrida de recuperação no Canadá. Circuitos com grandes retas vão apresentar essa “dinâmica”. Um lixo completo. Agora quando olharmos um cara com o melhor carro do fim-de-semana perdido no meio do pelotão após algum problema na largada, teremos que nos contentar em saber se o carro chega até o final. Recuperações incríveis? Impossível. Para isso, ele teria que andar “no limite extremo”, já citando nosso poeta narrador predileto, e não teria combustível para chegar ao final da prova.

Faltam palavras para definir uma categoria que presenteia seus fãs com um conjunto de regras que faz isso com o espetáculo.

Separador

Dentro das maravilhas da F1. O horário da largada de domingo é o mesmo horário da chegada das maravilhosas 24 Horas de Le Mans.

Separador

A Mercedes chega pressionada. Rob Smedley (da Williams) disse que os motores alemães não tem mais vantagem para Ferrari e Renault. Sério gente, sem rir. O rapaz falou isso mesmo. O que nos leva a crer que o carro da Williams é uma desgraça mesmo.

Recomeçando. A Mercedes vem pressionada. A briga de seus pilotos é evidente e o carro está consumindo um pouco a mais do que deveria. Rosberg tem tudo para sacramentar sua condição de segundo piloto do time. No Canadá, com o carro lado-a-lado com seu companheiro de time, deveria ter ficado na tomada interna da próxima curva. Azar do Hamilton se viesse a batida, o jovem tricampeão tomou um “passão” por fora e está atrás no campeonato. A atitude de Rosberg, repetida como em 2015-Austin e Spa-2014, deve dar os mesmos resultados: fortalecer Hamilton rumo ao título.

Separador

Sim, a Mercedes fará a pole.

Separador

A Ferrari não tem carro para vencer. Mesmo sem gaivotas na pista. Está mais rápida, está mais próxima. Mas ainda erra estratégia, é mais lenta e gasta mais pneu que a Mercedes. Simples assim. Há esperanças de um desempenho um pouco melhor em Baku se conseguirem o aquecimento correto dos pneus. O time vermelho sofre com baixas temperaturas.

Os problemas de equilíbrio e aquecimento de pneus não atrapalham a Red Bull. Mas eles usam motor Renault na maior reta do ano. Segundo a equipe, se fosse uma corrida só na reta, eles chegariam 1.2s atrasados em relação aos Mercedes. Vai ser uma prova dura para enfrentar a legião de carros com motores melhores e um pódio só estará na mira se houver uma corrida cheia de variações com safety cars.

Na sequencia de Ferrari e Mercedes, poderemos ter um bolo de Force India e Williams ocupando o espaço da Red Bull. Eles vão se aproveitar da grande reta e dos cotovelos. Não são curvas de média/alta velocidade que precisam de grande equilíbrio dos carros. O acelera-para-acelera obriga um bom desempenho da unidade de potencia, tirando um pedaço da importância do equilíbrio geral do carro.

Separador

O grupo de trás está mais embolado. A Toro Rosso deve se misturar com Mclaren na luta pelos últimos pontinhos. As duas pagando seus pecados com motores mais fracos que a concorrência. Como sempre há o sonho do super equilibrado carro da Mclaren mostrar seus serviços na pista. Mas de Honda ano/modelo 16/16 não há glória prevista no horizonte.

No pelotão da desgraça, os de sempre! Renault, Sauber e Manor na incrível disputa para não ser o último. A surpresa é a evolução da pequenina Manor que faz mais que o esperado e vem andando próxima as duas equipes maiores e mais consolidadas no esporte. A Renault está preparando o terreno para 2017. Não fará milagres e conta com dois pilotos em um momento da carreira, por assim dizer, desastroso. No box da Sauber chegaram as boas noticias! Teremos atualizações no carro!!! Sim, daqui a 2 ou 3 corridas. Isso mesmo, sem data definida. As peças serão feitas quando houver dinheiro. Aposto duas moedinhas que antes da pausa de verão, a equipe disputará as duas últimas vagas do grid.

Separador

Na segunda prova em duas semanas a F1 explora um novo cenário e apresenta ao mundo suas aventuras na Terra do Fogo. Em um circuito onde o que mais chama a atenção é a paisagem, há chances de um embate decisivo para o desdobramento do campeonato entre os pilotos da Mercedes.

Quem leva esse caneco para casa? Qual sua aposta?

Abraços, Flaviz Guerra – @flaviz

Flaviz Guerra
Flaviz Guerra
Apaixonado por automobilismo de todos os tipos, colabora com o GPTotal desde 2004 com sua visão sobre a temporada da F1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *