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Nem o dia quente e abafado em Barcelona impediu o domínio da McLaren. Muito menos as esperadas novas diretivas técnicas da FIA com relação à flexibilidade da asa dianteira, que muitas equipes esperavam que mudassem o status quo da F1, mas esqueceram de combinar com a McLaren.

 

O time comandado por Zak Brown e Andrea Stella deu uma resposta para as rivais que esperavam uma queda de rendimento da McLaren após as novas diretivas. O circuito de Barcelona, que pode estar se despedindo da F1 em 2025, sempre se caracterizou por maximizar ainda mais os pontos fortes dos grandes carros e isso explica Adrian Newey ter visto tantos carros seus vencendo na Catalunha. Mesmo não sendo um carro de Newey, a McLaren dominou como tal, com Piastri comandando a dobradinha mclariana, mas tendo o onipresente Max Verstappen sempre próximo, numa tática diferente, mas tudo foi por água abaixo e tirou o neerlandês da caixinha.

 

 

Muito se falou sobre o Grande Prêmio da Espanha, que a corrida realizada em Barcelona poderia ser um verdadeiro turning point para a temporada da F1 em 2025. A McLaren chegou à Catalunha com as mesmas asas de sempre e o que se viu foi um massacre.  Desde os treinos livres a McLaren queria dar uma resposta às rivais, sendo bem mais rápida que Red Bull, Mercedes e Ferrari.

 

A McLaren dominou a classificação de cabo a rabo e a briga foi mesmo uma disputa particular entre Norris e Piastri, vencida por uma margem até mesmo surpreendente pelo segundo. Lando admitiu que errou em sua última volta do Q3, aumentando sua cota de vacilos que o deixam em inferioridade frente ao seu companheiro de equipe. Russell e Verstappen marcaram o mesmo tempo no Q3, mas esse não seria o único momento em que os dois estariam juntos.

 

O sol forte em Barcelona nesse domingo fez com que o asfalto chegasse aos 50ºC, além do asfalto catalão estar claramente abrasivo, tornando os pneus como os grandes protagonistas da tarde espanhola, alimentando estratégias diferentes por todo o pelotão. A largada no circuito de Montmeló é um pouco diferente de muitos circuitos do calendário, pois há um grande espaço até a primeira curva e o vácuo sempre faz a diferença. No entanto, Lando nem precisou do vácuo para se atrapalhar e continuando sua tradição de largadas vacilantes, perdeu a segunda posição praticamente de forma imediata para Max Verstappen,  enquanto o pole Oscar Piastri manteve a ponta com certa facilidade, contornando a primeira curva sem maiores problemas.

 

Mais atrás, Leclerc fazia uma grande largada, mas acabou encaixotado por Hamilton, que chegou forte na curva um e conseguiu ultrapassar seu compatriota Russell, enquanto Charles ultrapassou a Mercedes poucas curvas depois. No final da primeira volta Verstappen ainda esboçou um ataque em cima de Piastri, mas logo o australiano assumiu as rédeas da corrida, ao mesmo tempo em que Norris aos poucos se aproximava. O conhecido bom gerenciamento de pneus da McLaren entrou em cena quando Lando encostou em Verstappen e o piloto da Red Bull nem se preocupou em se defender do rival, mas com o vacilo na largada, Norris já tinha 4s de desvantagem para Piastri na ponta, com a McLaren construindo rapidamente a sua esperada dobradinha.

 

Para Max Verstappen não restava outra alternativa do que fazer algo diferente e Hannah Schmitz engendrou uma tática que se mostrou geniosa. Até a entrada do Safety-Car no final da prova.

 

Lembrando os bons tempos da Ferrari com Ross Brawn e Michael Schumacher, a britânica trouxe Max para os pits um pouco mais cedo e ao colocar pneus macios no carro de Verstappen, mandou o neerlandês sentar a bota e fazer algo bem raro nos últimos tempos da F1: uma estratégia de três paradas. A McLaren demorou um pouco a reagir à estratégia da Red Bull e chegou a acalmar Lando Norris, se dizendo ‘felizes’ com a situação.

 

O que a turma da McLaren não contava era com o ritmo alucinante de Verstappen e logo após a primeira parada de Oscar e Lando, perceberam que se não aumentassem o ritmo, Max poderia ser uma ameaça no fim da corrida, com pneus em melhores condições. Se antes parecia que Verstappen apenas se defendia de Leclerc para o último lugar do pódio, nas voltas finais o neerlandês estava fustigando novamente a dupla da McLaren. Com um carro melhor, o ‘despertar’ da McLaren veio na hora correta.

 

Max realizou sua terceira parada no mesmo momento em que a McLaren trouxe seus dois carros pela segunda vez. Tendo parado antes, Verstappen teria uma chance clara quando saiu menos de 1s atrás de Norris, mas o inglês teve sorte de entrar na reta dos boxes menos de 1s do retardatário Carlos Sainz e pode utilizar o DRS e se defender de qualquer ataque de Max. Mas esse não foi o único problema que Lando e Max tiveram com retardatários. Lando Norris se meteu no meio de uma briga entre Liam Lawson e Oliver Bearman quando estava para colocar uma volta em ambos, fazendo com que Verstappen se aproximasse deles, mas Bearman acabou ‘ajudando’ Norris, fazendo com que Verstappen levantasse o braço em fúria. Contudo, esse não seria o único momento de raiva de Max.

 

Quando a corrida se aproximava do seu fim, o motor de Antonelli explodiu e com o italiano atolado na brita, o Safety Car entrou na pista. Foi então que começou o tormento de Max Verstappen. Tendo parado três vezes nos boxes, Max não tinha mais pneus novos, a não ser um composto… duro! As McLarens pararam para colocar pneus mais novos macios, mesmo que usados. Por sinal, praticamente o grid inteiro fez isso. Max sabia que estava enrascado na relargada e tudo piorou quando abanou a traseira na entrada da reta dos boxes, permitindo o ataque de Leclerc.

Já no terço final da reta, os dois antigos rivais do kart tiveram um ligeiro toque, deixando Max furibundo. Na freada, Russell mergulhou e tocou em Max, deixando-o ainda mais irritado. Verstappen saiu da pista e voltou na frente de George, num clássico caso de devolver a posição para o adversário, mas quando o fez na volta seguinte, de forma inexplicável Max bateu forte em Russell, deixando todos estupefatos. Mesmo tendo deixado Russell passar algumas curvas depois, Max Verstappen acabou punido pela manobra tresloucada em cima de George e caiu para a décima posição.

 

 

Mesmo com a tensão de uma relargada nas últimas voltas da corrida, Oscar Piastri se comportou magistralmente bem e venceu pela quinta vez em 2025, alcançando a sétima vitória na carreira com direito a um hat trick (pole, melhor volta e vitória).  Norris lamentou bastante sua largada ruim, que basicamente o relegou a comboiar Piastri quando ultrapassou Verstappen até a bandeirada e perder mais alguns pontos no campeonato. Com mais essa dobradinha, a McLaren se consolida ainda mais na liderança do Mundial de Construtores.

 

Piastri vai se tornando o grande favorito ao título muito pelo o que vem demonstrando seus rivais, enquanto australiano já ganha o apelido de ‘Ice Boy’. Norris não para de vacilar em momentos críticos e em Barcelona, vimos um Max Verstappen birrento que a muito não se via, fazendo o piloto da Red Bull perder bons pontos no campeonato.

 

Leclerc não tentou uma segunda volta no Q3 para guardar pneus e a aposta acabou se pagando, numa prova correta do monegasco e com mais pneus novos à disposição. Charles  superou facilmente seu companheiro de equipe nas primeiras voltas após uma troca de posições orquestrada pela Ferrari e fez uma corrida solitária na maior parte do tempo. Quando teve a oportunidade de capitalizar o erro de Verstappen, Leclerc não perdeu tempo e garantiu o segundo pódio de 2025 numa temporada ainda abaixo das expectativas para a Ferrari.

 

Hamilton fez outra corrida ruim, muito atrás de Leclerc e na relargada, sendo ultrapassado pela Sauber de Hulkenberg e tendo que segurar os ataques de Hadjar. Muito pouco para quem chegava dizendo que faria história pela Ferrari. A Mercedes fez uma corrida opaca, onde Russell só apareceu quando atacou Verstappen e levou uma trancada inexplicável do piloto da Red Bull. Toto Wolff não gostou do abandono de Antonelli, mas algo chama a atenção: o motor Mercedes está quebrando demais. Ponto de atenção para a McLaren.

 

 

A Sauber trouxe novidades para Barcelona e já na classificação Bortoleto passou ao Q2 e Hulkenberg só não acompanhou o companheiro de equipe por um erro em sua última volta. Isso acabou ajudando o alemão, que tinha mais pneus novos à disposição na corrida.  Nico Hulkenberg fez a prova mais destacada da turma do pelotão intermediário em 2025, conseguindo um incrível quinto lugar. Após uma bela largada, ultrapassou Bortoleto, Alonso e Hadjar, se colocando como o melhor do resto com sua Sauber. No fim ainda encaçapou Hamilton quando colocou um set de pneus novos no período do Safety-Car e o quinto lugar veio pela punição à Verstappen.

 

Bortoleto foi para uma tática diferente do companheiro de equipe e que quase se pagou, terminando em 12º, bem próximo dos pontos. A evolução da Sauber pode significar um bom sinal para Gabriel. Hadjar fez outra prova sólida e é hoje o segundo melhor piloto do grupo Red Bull. Porém, isso não significa uma boa notícia, pois ser promovido para a Red Bull hoje em dia não é nada proveitoso, Tsunoda que o diga. Mais uma vez a Red Bull viu o seu segundo piloto tendo um final de semana tenebroso, com Tsunoda largando na última posição, colocando mais pressão na cúpula da Red Bull por não conseguir entregar um carro decente para seus pilotos. Pelo menos, um deles…

 

Tendo assistido a final da Champions League ao lado de Hadjar e vibrado com a vitória acachapante do PSG, Gasly também fez boa prova e marcou alguns pontos para a Alpine, enquanto Colapinto fez uma prova horrorosa, ficando nenhum momento próximo dos pontos. E Flavio Briatore dizia que o problema era Jack Doohan e ainda tendo que explicar a queda da Alpine para a última posição do Mundial de Construtores.

 

Finalmente Fernando Alonso marcou seus primeiros pontos em 2025, mas o assunto da Aston Martin foi o dia de fúria de Lance Stroll, que teria dado um piti dentro dos boxes após a classificação, onde tomou meio segundo de Alonso e ficou no Q2. Horas depois, foi anunciado que Stroll não correria na Espanha por dores no pulso por causa do seu acidente… no início de 2023! Algo muito estranho pode estar acontecendo dentro do feudo Stroll. Drugovich já está de olho na próxima corrida, em Montreal, mesmo que ele esteja escalado para correr nas 24 Horas de Le Mans, no mesmo final de semana. Haas pouco apareceu, enquanto a Williams teve seu pior final de semana no ano, com seus dois pilotos quebrando a asa dianteira nas primeiras voltas e quando Albon quebrou a terceira asa, a equipe mandou o tailandês encostar, provavelmente por falta de peças, enquanto Sainz andou sempre atrás na frente de sua torcida.

 

 

Num final de semana onde Verstappen e Stroll tiveram dias de fúria, Oscar Piastri mostrou sua mansidão para dominar outra prova em 2025 e se consolidar ainda mais como favorito ao título.

 

O destempero de Max Verstappen e sua manobra inexplicável em cima de Russell deve vir pela frustração do neerlandês, pois sabe que é o melhor piloto do pelotão,  mas está impotente frente a uma equipe que tem um carro bem melhor do que o seu e tendo que carregar, literalmente, o time nas costas.

 

A McLaren também deu uma bela resposta às suas adversárias, com uma dobradinha bem no final de semana das novas diretivas da FIA, mas que de nada serviram para parar a McLaren e Piastri.

 

Abraços!

João Carlos Viana

JC Viana
JC Viana
Engenheiro Mecânico, vê corridas desde que se entende por gente. Escreve sobre F1 no tempo livre e torce pelo Ceará Sporting Club em tempo integral.

1 Comments

  1. Fernando Marques disse:

    J. C. Viana,

    o GP da Espanha até que valeu pelas estratégias e obvio pelo ataque de furia do Verstappen no fim da corrida … estava ansioso para ver como seria o final da corrida en razão da tatica da equipe Verstppen/RBR que no mínimo ia dar trabalho a dupla da Mclaren … mas aí o motor do Antonelli foi pro espaço, safety car na pista e aMmcaren não vacilou dessa vez e chamou seus pupilos para um pit duplo … aí matou qualquer chance de reação do Verstappen … que acabou por ter um ataque de furia e voltando aos seus tempos de dick vigarista acabou por jogar todo o seu trabalho do fim de semana no lixo … mas tiro o chapeu pra ele, pois acabou por divertir a corrida no seu finzinho …
    A Sauber evoluiu não resta duvidaas … Amem!!! e enfim Bortoleto pode fazer uma corrida decente ,,, mas plano A em termos de estrategias pra ele ainda está longe de acontecer …

    Brasileiro que merece destaque é o Rafael C}amara na Formula 3 … venceu a corrida principal com autoridade de campeão … mesmo após um infortunio na carrida sprint no sabado … quem segura o Rafael? …

    Fernando Marques
    Niterói RJ

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