Fim de semana dos sonhos!

“Estratégias”
23/05/2012
Comédia dramática
28/05/2012

Todo mundo animado para o final de semana mais incrível do automobilismo. Monaco, na F1. Indy 500 para Indy e Charlote 600 na Nascar.

Todo mundo animado para o final de semana mais incrível do automobilismo.

Temos Mônaco logo cedinho, pausa para os preparativos do almoço e logo depois as 500 Milhas de Indianapolis. Eu ainda somo na minha lista a Nascar e suas 600 milhas tradicionais de Charlotte, a corrida na casa de 99% das equipes da categoria. Para esse domingo, menos que 8 horas de corrida na TV é sinal que você não acompanhou tudo que poderia, fica aquele gostinho de “tem mais algo passando?”

Esse fim de semana, claro, está na agenda de todos os fanáticos do automobilismo. Sempre ele, o último do mês de maio, todas as provas juntinhas. Você acompanha todos os treinos da Indy, conhece o pole position uma semana antes, torce para ver aquele treino de quinta em Mônaco. É tudo diferente. É tudo especial. As provas estão recheadas de tradições, símbolos e emoções. Não poderia ser diferente. Nunca será diferente. Mônaco habita o calendário da F1 desde que ela existe e Indianápolis vai para sua 96º em 101 anos de história. Como não se encantar com esses dois cenários? Ainda de “lambuja” a NASCAR presenteia os fãs na sua “Home Track” com uma corrida de 600 Milhas (956,61 km ?!?!?!), a sua mais longa do calendário em simpáticas 400 voltas.

Fazendo as contas no papel de pão aqui, são 678 voltas, distribuídos em 2030,79 km. Acredito que dê pra matar a vontade de ver automobilismo.

Separador

Mônaco esse ano vem cheio de novidades.

Mentira. Continua tudo igual.

O traçado sofreu 4 mudanças significativas desde o início da F1. Tivemos algumas mudanças aqui e ali. Mas basicamente foram 5 traçados principais 1996 – atual, 1986-1996, 1976-1985, 1973-1985 e 1929-1971. As ruas continuam apertadas e o muro continua próximo. Ninguém passa ninguém. E sempre tem uma corrida maluca e imprevisível.

O cenário glamoroso continua lá. Essa prova, Indy500 e 24h de Le Mans formam a deliciosa tripla coroa do automobilismo mundial. Somente o grande Graham Hill “unificou” o título das 3 provas. Gênio. Agora, acredite você, o ser humano mais próximo a alcançar esse feito é o simpático Juan Pablo Montoya (Mônaco 2003, Indy 2000). Não dá pra acreditar que o cara fica correndo na NASCAR sem ao menos testar um carrinho pra conseguir esse número em Le Mans.

Voltando a pista de Mônaco. Sim tem uma novidade: asfalto novo. Tudo recapeado. Mesmo assim as equipes não esperam menos saltos e ondulações. Nesse ponto, as 19 curvas do traçado demandam atenção especial no motor porque a cada salto o motor pode chegar ao seu limite de rotações, comprometendo a vida útil da unidade.

Como você já deve imaginar, baixíssima velocidade média, muita dependência do grip mecânico e importância fundamental no mapeamento do motor para trabalhar em baixo RPM e entregar a potência necessária na saída das curvas. A Pirelli vem para a pista com macios e super-macios. Primeira vez dessa combinação na temporada, podemos ter surpresas de equipes se adaptando melhor a esses compostos.

Separador

No press-release tradicional pré-corrida e na entrevista ao Ico do TotalRace, Williams e Bruno Senna agradecem aos outros times. Depois do incêndio em Barcelona, outras equipes ofereceram equipamentos que a Williams havia perdido no incêndio. Rádios, computadores, servidores. Uma atitude bacana que mostra um lado mais humano de quem faz a F1 além dos pilotos.

Separador

O GPTotal não vai falar das vitórias épicas de Senna? Vai, mas por outro lado. Todo mundo tá careca de saber que Ayrton é o maior vencedor, com 6 canecos (1987, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993). O de 1993 deveria valer dobrado porque aquela McLaren-Ford era uma bigorna, não um carro. Depois temos Graham Hill (1963, 1964, 1965, 1968, 1969) e Michael Schumacher (1994, 1995, 1997, 1999, 2001), cada um com 5. Depois disso, dos pilotos em atividade, Alonso aparece distante com 2 troféus de 1º colocado.

Agora, amigo leitor, e se o Schumacher leva essa corrida de domingo? Ninguém vive de “se” nesse planeta, mas existe uma possibilidade de Schumacher igualar o Mr. Mônaco. Poderíamos chamar o alemão de Mr Mônaco também? Ele será considerado (mais) genial, além dos 7 títulos conquistados? Igualar o grande Ayrton atestaria, coroaria, a trajetória de títulos de Schumacher e apagaria a imagem ruim dessa volta, até agora, um pouco apagada?

Separador

Legal. Depois de 5 vitórias diferentes em cinco corridas, quem vem em boa forma pra fazer bonito em Mônaco? Tirando a HRT e a Marussia, todo mundo é considerado palpite válido. Seriamente não dá pra fazer muitos prognósticos lógicos. Eduardo Correa já falou sobre as “Estratégias” malucas essa semana e o Marcel Pilatti já entregou o ouro com o tradicional “palpitando assim, como é que vai errar?!”. Mas essa é a verdade do cenário da F1 atual: não há previsão.

Voltando a Barcelona, por exemplo, a Red Bull chegou líder do campeonato e durante a corrida nenhum dos carros conseguiu sequer brigar pelo pódio. A Williams surpreendeu em uma combinação improvável e Pastor costuma andar bem em Mônaco (vide ano passado). Soma-se a isso o fato que mais que a habilidade do piloto é fundamental confiança em buscar os limites do traçado. Maldonado está ‘vendendo’ confiança! A McLaren pode vir forte e a Lotus parece ter um conjunto bem ajustado para saídas de curvas. Da Ferrari, bom, de Alonso ainda pode vir um pódio, e só. E a Mercedes pode ter uma corrida sólida já que o desgaste de pneus não é ponto crucial nessa prova. Para colocar mais pimenta no molho. Sol no Treino Livre 1 e chuva no segundo. Tudo embaralhado, sem os testes reais de pista. Vai ser uma festa a classificação!

Sim, então podemos ter tantos vencedores quanto corridas esse ano. Um campeonato incrível e totalmente imprevisível. Mas está na hora da turma buscar alguma consistência para lutar pelo título.

Em quem você aposta?

Separador

Na Indy500, loteria pura, será cinematográfico se o Castroneves ganhar mais uma e igualar Mears, Unser e Foyt com 4 vitórias. Vai virar nome de Rua, praça, modelo de Corvette e vai ter visita ao Obama. Entra para aquela categoria de “feitos do esporte” que não podemos perder a chance de ver ao vivo.

Separador

Informações da Pista

GP de MonacoCircuito: Circuit de Monaco
Voltas: 78
Comprimento: 3.340 km
Distância: 260.520 km
Recorde da Pista:
1:14.439 – M Schumacher (2004)

Programação

Quinta-Feira
5h – 1º treino livre
9h – 2º treino livre

Sábado
6h – 3º treino livre
9h – Classificação

Domingo
9h – Corrida

Separador

Para relembrar Mônaco e fazer uma justa homenagem aos carros mais belos, a nossa página no Facebook apresenta os bólidos que desfilaram por Mônaco em toda sua história na F1. Um bom contraponto aos modelos atuais. Confere lá!

Bom fim de semana e boa corrida!

Abraços
Flaviz Guerra – @flaviz

Flaviz Guerra
Flaviz Guerra
Apaixonado por automobilismo de todos os tipos, colabora com o GPTotal desde 2004 com sua visão sobre a temporada da F1.

7 Comments

  1. Rogerio Kezerle disse:

    A corrida de Monaco foi fraca. Apesar da minuscula diferença entre os cinco primeiros colocados ao final da corrida, ela foi monotona.
    Uma duvida, quando será que Galvão, Reginaldo e cia, se conformarão com o fato de que o PRIMEIRO piloto da Ferrari é Alonso e a equipe jamais dará uma ordem para que ele deixe Massa ultrapassa-lo. Passaram o inicio da corrida toda insistindo nesta teoria estupida de que a equipe deveria ordenar que Alonso, lider do campeonato, com “miseros” 61 pontos à mais que Massa, deixasse o brasileiro ultrapassa-lo….
    Irritante……

  2. Mias uma vez a princesa das provas, Mônaco. e realmente torço para q o Brasil vá melhor nela, com nossos representantes. Sorte a Bruno e a Felipe.

    Enquanto Indy 500, to aq é de olho na atuação de Rubens. 10º foi uma colocação incrivel. é esperar para ver.

  3. Gostei da ousadia, Fernando. Se der Felipe, pode me cobrar alguma corrida antiga de presente. Abs!

  4. Mauro Santana disse:

    Vou torcer para a vitória ficar com o Kimi!

    Abraço!

    Mauro Santana
    Curitiba-PR

  5. Fernando Marques disse:

    Monaco sempre tem zebra … assim sendo aposto naquela que seria a maior zebra … Felipe Massa vai ganhar a corrida

    Fernando Marques
    Nioterói RJ

    • Flaviz Guerra disse:

      Será que vai pintar a vitória do Schummy????

    • Mauro Santana disse:

      Tomara que o Schumy não leve essa, e não consiga nenhum pódio nesta temporada, e se aposente para sempre!

      Vai ficar para história esse retorno do Schumy, só que de fracassos!

      Mauro Santana
      Curitiba-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *