Melhor seria um livro-legenda, tantas histórias há para contar da Chaparral e dos carros construídos por ela entre o começo dos anos 60 até final dos anos 70. O amigo Carlos Chiesa resumiu tanto quanto possível esta saga extraordinária numa série de quatro colunas e eu não poderia fazer melhor do que ele.
Por isso, limito-me nesta coluna a desfilar foto dos modelos da Chaparral, com brevíssimas informações sobre cada um, ressalvando que raramente a equipe deixou de implementar alguma mudança nos seus carros entre uma e outra corrida. Por isso, peço desculpas prévias por enganos e descuidos meus.
Em tempo, aqui vai o link para a coluna final do Chiesa sobre a Chaparral, publicada em janeiro de 2016. Lá, vocês encontram os links para as colunas anteriores: https://gptotal.com.br/o-pioneiro-do-ar-final/
Chaparral 1
Jim Hall, o fundador da equipe, pilotou este carro entre 57 e 62. Não foi originalmente construído por ele e seu sócio Hap Sharp, mas eles o modificaram de tal forma ao longo dos anos que se sentiram estimulados a assumir a criação e construção dos modelos seguintes.
O carro era equipado com um motor Chevrolet V8, marcando o início de um relacionamento técnico entre a equipe e a GM.
Chaparral 2A
Este foi o primeiro carro concebido e construído inteiramente pela equipe. Estreou em 1963 e foi continuamente modificado até 65, a ponto de alguns o definirem como 2B. competiu no United States Road Racing Championship e no West Coast Pro Series, entre outras competições americanas.
O modelo incorporou várias inovações ao longo da sua existência, inclusive uma transmissão automática. Venceu as 12 Horas de Sebring de 1965, com Hall e Sharp ao volante.
Chaparral 2C
Uma evolução natural do modelo anterior, incorporou a partir de um dado momento um aerofólio traseiro móvel, acionado por um pedal, dando origem às pesquisas aerodinâmicas que revolucionariam o automobilismo nos anos seguintes.
Chaparral 2D
O primeiro Chaparral fechado. Marcou a internacionalização da equipe, que o inscreveu em várias corridas na Europa, vencendo os 1000 km Nürburgring em 66 com Phil Hill e Joakim Bonnier e competindo também nas 24 Horas de Le Mans daquele ano.
Chaparral 2E
Este carro participou do Can-AM 66, com Hill e Hall, conseguindo uma dobradinha em Laguna Seca.
Não se engane com a sua aparência inofensiva: o carro foi considerado à época como a mais ousada experiência aerodinâmica incorporada a um carro de competição, inclusive com o deslocamento dos radiadores para a traseira do carro, um movimento que seria copiado pela Fórmula 1 anos mais tarde.
É considerado por Hall como o seu carro favorito.
Chaparral 2F
Coberto e com aerofólio, este modelo (visto acima e na foto de abertura desta coluna) tem conquistas importantes, como uma vitória nas 6 Horas de Brands Hatch e participação nas 24 Horas de Le Mans de 67, nas mãos de Hill e Mike Spence. É uma evolução natural do 2E.
Chaparral 2G
Inscrito no Can-Am 67 e 68, este modelo consegue três segundos lugares nas temporadas, com Hall ao volante.
Na corrida de Las Vegas, ele sofre grave acidente. É o fim da carreira de piloto de Hall.
Chaparral 2H
Uma experiência exasperada em aerodinâmica, concebida para competir no Can-Am em 1969, o modelo incorpora aquele que é provavelmente o maior aerofólio já aplicado a um carro de competição.
Nas mãos de John Surtess, o carro tem sucesso modesto, mesmo depois que a asa gigantesca foi retirada.
Chaparral 2J
O aerofólio dá lugar a potentes ventiladores instalados na traseira do carro que, com a completa vedação do fundo do carro, cria um efeito de sucção extremamente forte. Inscrito em quatro provas de Can-Am 70, o 2J mostrou-se rápido, mas inconsistente, mesmo quando pilotado por Jackie Stewart e Vic Elford.
No final da temporada, as autoridades esportivas proíbem o uso do artifício, mas o veremos reaparecer no Brabham BT 46B, que levou Niki Lauda à vitória no GP da Suécia de 78.
Chaparral 2K
O Fórmula Indy da Chaparral foi criado por John Barnard, incorporando efeito solo. Estreou em 79 e teve uma carreira de sucesso na categoria nos três anos seguintes, somando seis vitórias, incluindo a Indy 500 de 80 e o título da temporada, com Johnny Rutherford ao volante.
Mais Foto-Legendas:
Viva Can-Am – https://gptotal.com.br/foto-legendas-viva-canam/
Le Mans, desde 2000 – https://gptotal.com.br/foto-legendas-le-mans-desde-2000/
Le Mans, 81 a 99 – https://gptotal.com.br/foto-legendas-le-mans-81-a-99/
Le Mans – Os anos 70: https://gptotal.com.br/foto-legendas-le-mans-anos-70/
A saga do Ford GT40 em Le Mans: https://gptotal.com.br/foto-legendas-a-saga-do-ford-gt-40-em-le-mans/
As joias da Ferrari em Le Mans https://gptotal.com.br/foto-legendas-as-joias-da-ferrari-em-le-mans/
O Porsche 917 https://gptotal.com.br/foto-legendas-porsche-917/
Jim Clark https://gptotal.com.br/foto-legendas-jim-clark/
Legendas 1 https://gptotal.com.br/foto-legendas-1/
6 Comments
Bela reportagem!! Jim Hall foi um dos pioneiros e gênios da aerodinâmica aplicada aos carros de competição. O cara é muito criativo!!
Bela coluna Edu. Carros com uma ousadia de projetos que não veremos mais. Hoje temos uma infinidade de simulações que cercam erros de projeto mai rapidamente…( ou não, vide a Mercedes W13 que mais se parece com um 1313 basculante!!) . E revendo a foto do 2A algo me diz que ele foi a inspiração do carro do corredor X da serie Speed Racer. Segue o link
https://www.worthpoint.com/worthopedia/speed-racer-shooting-star-2003-ertl-2013806932
https://leotogashi.blogspot.com/2017/04/carros-e-filmes-shooting-star-e-o.html
Abs e que venham mais colunas como essas.
Muito gentil a menção à coluna publicada anteriormente. Tenho certeza de que você faria melhor.
Edu
.o Chaparral 2J nunca tinha visto.
Mais uma vez “Foto Legendas” dá um show de informações e belos registros.
Fernando Marques
Niterói RJ