Foram três longas e distantes semanas. Um martírio de espera para um campeonato ainda imprevisível. Depois de cruzar o mundo para as provas de Austrália e Malásia, a Fórmula 1 volta para o Oriente no território vermelho Chinês. As equipes voltaram para suas sedes com dúvidas consideráveis na cabeça, carros que não funcionam como esperado, pneus que não são bem tratados, falta de velocidade e falta de aderência.
Nessas 3 semanas os termos mais lidos no “press releases” das equipes foram: análise de dados, entender o que aconteceu, trabalhar em pontos que identificamos, atualizações. Além, logicamente, de choros, lamúrias, lamentações sobre a degradação excessiva dos Pirelli de 2013. Tudo isso, apesar de relevante, ficou escondido, obscurecido, pela disputa pública entre os meninos da Red Bull. O que será que vai acontecer na próxima divisão de pista entre os dois? Vai sair faísca?
Logicamente a China tem um traçado especialmente desenvolvido pelo multi-adorado, projetista preferido das massas e multidões, o Oscar Niemeyer das pistas, o único e genial: Tilke. Dispensa apresentações.
Dou a mão a palmatória e admito que aqui Tilke fugiu da sua receita básica. Ele inovou e tirou todas as curva de alta velocidade! O circuito de Xangai mantêm as duas retas características dos Tilkódromos, mas as curvas são todas de média para baixa velocidade. Você pensa “Ótimo para os pneus que sofrem em curvas de alta”, mas as curvas da pista chinesa apresentam raios muito longos que mantem os pneus tracionados em situação de esforço lateral. Junte nesse cenário, temperatura mais baixas que as encontradas em Melbourne e Sepang e temos um espetáculo demolidor de pneus traseiros para os pilotos mais incautos.
A maior reta de Xangai também é a maior reta da F1. São 1.3km de aceleração total. Uma eternidade de quase 18 segundos que ainda conta com a única zona de DRS da pista. Você tem o desafio de ajustar seu cambio para o motor não chegar ao limite antes do final da reta e ainda assim ter torque nas saídas de curva do miolo travado. Não é fácil!
Além disso tudo, o circuito fica em uma zona industrial extremamente poluída que traz dois problemas para os engenheiros causados por um único fator: poeira. Primeiro, a poeira deixa a aderência da pista baixa e os carros escorregam muito. Segundo, os motores precisam ser monitorados com especial atenção na lubrificação para não sofrer danos internos.
Junte todas essa características e adicione o pit lane mais longo da F1. Fator chave para definição das estratégias, o tempo gasto nas paradas pode definir as estratégias desse final-de-semana.
A corrida desse ano está cheia de fatores e nenhuma certeza. Quem aposta em um favorito?
Todo mundo debruçado sob a tensão e a desconfiança entre os dois (ex?)companheiros Vettel e Webber na Red Bull. Vai ter briga na pista? Ou Webber vai sucumbir (já aconteceu antes) e ficar distante de Vettel a ponto de não termos chance de ver uma nova disputa por posições? Comentários antes do fim-de-semana por parte dos pilotos? Somente sobre suas melhores memórias e melhores restaurantes chineses. Tudo calmo. Até Vettel chegar no circuito e gastar todo seu vocabulário. Fez mesmo uma coisa que não deveria. Mas faria outra vez. E outra mais se precisar. Julgou desnecessário o chefão falar do fim do tipo de ordens vista na Malásia, por simplesmente achar que não precisa acatá-las. ele é pago pra vencer. E vencerá. Quando o repórter perguntou se ele pensou que receberia uma punição pelo ‘desacato’, devolveu a pergunta com um “você vive no mundo dos sonhos? A sinceridade do alemão não espanta, nem empolga. Parece um belo discurso ensaiado por 3 longas semanas com seu relações públicas e o marketing do time. Todas as frases milimetricamente colocadas, de fazer inveja no time de João Santana em época de campanha presidencial.
Na parte técnica, é a pista da primeira vitória da Red Bull, mas ano passado os dois carros ficaram fora do pódio e parece que esse ano o carro não é muito gentil com os pneus. É certo que Adrian Newey teve 3 semanas para ajustar o projeto e pode realmente virar o jogo.
Na Ferrari, a grande questão é o recorde de Massa. Ele pode ser o primeiro companheiro de equipe a superar Alonso 5 vezes seguida em classificações. Só acho digno de nota a virada do brasileiro em relação ao desempenho medíocre de 2012, de resto é um número pouco expressivo para a sequencia do ano. Massa precisa melhorar o ritmo de corrida para converter a posição de largada em uma classificação final melhor que a do companheiro. Alonso também não gosta muito de dividir atenções na equipe, se ficar pra trás novamente, será interessante acompanhar sua reação.
A turma animada de Ross Brawn quer repetir o desempenho do ano passado. Teve vitória de Nico e só não teve dobradinha porque esqueceram de apertar a porca da roda do Schummy. O carro vem bem para 2013 e o chefe já mostrou que vai controlar as posições na pista pelo “bem do time”. Já imaginou Nico na frente, pronto pra ganhar, com Hamilton no rádio dizendo que é mais rápido? Eu gostaria de ver!
O cenário de degradação de pneus é o que mais favorece a Lotus nesse começo de campeonato. Lembram da vitória de Raikkonen em Melbourne? Pois é, grande chances de se repetir. O que continua ser intrigante nessa equipe é a falta de dinheiro e comportamento de equipe pequena. Explico. Atualizações no carro de Grosjean só ficaram prontas para China, na Malásia só tinha um jogo de peças novas que foi colocado no carro de Kimi. Não era questão de teste, preferência de setup, adaptação do piloto. Só deu pra fazer uma mesmo. Pode ser um indicativo que esse brilho inicial do campeonato não se mantenha na tocada de investimentos necessário no ano.
Já a Mclaren não poupa dinheiro, mas está lá, perdida com esse novo carro. Vem com um caminha cheio de modificações e dedos cruzados para elas funcionarem. O time já perdeu muitos pontos preciosos se pretende disputar o título. Na china tem que mostrar poder de reação.
No pelotão da diversão, a turma da bagunça, o destaque continua a Force India com seu bem nascido carro. Vem redondinho e lidera esse grupo. O pessoal indiano também anda motivado pelo novo acordo técnico com a Mercedes. O resto, bem, o resto decepciona. Williams errou na mosca em seu carro. “Seu” Pastor Maldonado só fala que fez o que pode com aquilo que tinha em mãos. A Sauber e Toro Rosso prometiam bons carros, mas fica aquela sensação que já estão pensando em 2014. Uma pena.
E as nanicas? Sem noticias da Catherham, a maior decepção do ano até aqui. Já a Marussia mostra o lado sofrido das equipes pequenas. Os time leva pra China algumas atualizações sim, coisas pequenas na suspensão e freios. Mas os carros não foram pra fábrica depois de Sepang. Foram embarcados diretamente para China para economizar o famoso “frete”. Mas a expectativa do time é grande, Bianchi até aqui é o destaque da temporada!
Um trechinho que o Jonathan Noble da AUTOSPORT transcreveu do bate-papo do Vettel com a imprensa.
Q. Helmut Marko has been quoted as saying there will be no more team orders at Red Bull. How much more difficult does that make your job of winning the championship?
Vettel: I don’t know. I haven’t seen Helmut yet. But it makes no difference.
Climão.
Informações da Pista
Circuito: Shanghai International Circuit
Voltas: 56
Comprimento: 5.451 km
Distância: 305.066 km
Recorde da Pista:
1:32.238 – M Schumacher (2004)
Programação
Quinta-Feira
23h00 – 1º treino livre
Sexta-Feira
3h00 – 2º treino livre
Sábado
0h – 3º treino livre
3h – Classificação
Domingo
4h – Corrida
Será uma madrugada de diversão garantida! Muitas perguntas para serem respondidas e um campeonato brilhante pela frente!
Boa Corrida!
Abraços, Flaviz Guerra – @flaviz
11 Comments
Crie uma primeira impressão memorável com nossos cartões de visita de alta qualidade. Designs impressionantes, acabamentos personalizados e processo de criação simples. Destaque-se hoje!
Maiores informações:
WhatsApp (37) 9.9837-9976
Guilherme
Não tenho interesse nesta oferta:
http://www.sairdalista.com/?u=http://www.gptotal.com.br&c=9af9351ad378A88D8D97
Consultor VIVO EMPRESAS solicitações para sua empresa
LINK DEDICADO PARA EMPRESAS E PROVEDORES APARTIR DE 500,00 MES
INTERNET FIBRA APARTIR DE 79,90 MES
LINHAS MOVEL ILIMITADA COM INTERNET APARTIR DE 39,99
ALGUEL DE COMPUTADOR COM SEGURO E MANUTENÇÃO
VOZ
Entre outros produtos de telecom
Aguardo seu contato
Consultor SIDNEI 11 997450804 whatsap
EMAIL: contatocelular@bol.com.br
http://www.consultortelefonia.net.br
Não tenho interesse nesta oferta:
http://www.unsubscriber.site?u=http://www.gptotal.com.br&c=8af67e86584a12593205
Aumente seu prazer com Tesão de Vaca Premium! Desfrute de uma experiência sexual intensa e duradoura. Com efeito em apenas 15 minutos, nossas gotas garantem um desempenho incrível para homens e mulheres. Natural e seguro, Tesão de Vaca Premium é a escolha certa para elevar sua vida sexual a outro nível. Garantia de 30 dias e frete grátis em todo o Brasil. Compre agora em https://abre.ai/tesao-de-vaca-frete-gratis e transforme suas noites!
Maria Alice
AIs5eIP7
Olá, Gptotal!
Você deseja que seu site alcance novos patamares de visibilidade? Quer estar no topo dos resultados de busca? Então, não perca tempo! Faça o SEO de seu site e garanta que sua presença online seja notada por todos.
Nossa equipe de especialistas da Agência Digital Raiz está pronta para impulsionar sua visibilidade na web. Com estratégias inteligentes e técnicas comprovadas, colocaremos seu site no radar dos motores de busca. Afinal, estar bem posicionado não é apenas uma opção, é uma necessidade para o sucesso digital.
Principais Benefícios:
1-Aumento de Tráfego: Apareça nas pesquisas e atraia mais visitantes qualificados.
2-Relevância: Seja encontrado por quem realmente importa.
3-Resultados Duradouros: O SEO é um investimento que continua gerando frutos a longo prazo.
Entre em Contato Conosco:
Site: Agência Digital Raiz
https://agenciadigitalraiz.com.br
WhatsApp: Clique aqui para nos enviar uma mensagem
https://wa.me/5511945592303
Não deixe sua presença online ao acaso.
Fale com um especialista e comece a trilhar o caminho para o sucesso digital hoje mesmo!
Atenciosamente,
Ana Clara
* ´¨) .o ¸.o* ´¨) Marketing Digital
(¸.o´ Agência Digital Raiz
Não tenho interesse nesta oferta:
http://www.unsubscriber.site?u=http://www.gptotal.com.br&c=121edde3620dE0CB56E6
Experimente agora os melhores apps para marketing digital! Acesse nossa oferta em https://www.automacaosocial.com.br/4039 e descubra ferramentas eficientes, acessíveis e com mais de 15 anos de mercado. Não perca essa oportunidade única de impulsionar suas vendas!
Malu
SPz3kAL0
Limpe seu nome primeiro, pague suas dívidas depois. Você vai poder ter cartão de crédito, financiar casa, carro e muito mais. Toda a nossa consultoria é dentro da Lei.
Entre em contato com a consultora Elizângela no WhatsApp (41)99933-9225
Manuela
RAi1nLM8
Olá, Sou Milena Brito Consultora em venda da Auto Peças Ribeiro somos Afiliados da plataforma Mercado Livre e tenho ofertas relâmpago
de Pneus novos para Você.
Pneus para Carros, Camionetes, Motos e Caminhões…
**Clique nos links abaixo para acessar cada oferta!
OU
Atenção clique no link ao final da mensagem Abaixo para se descadastrar e não receber mais nossas ofertas de autopeças…
1-Pneu Kumho Ecowing ES31 P 185/65R15 88 H
https://mercadolivre.com/sec/2nR37kC
2-Par Pneu 110/90-17 E 90/90-19 Maggion Viper Nxr Bros 150 160
https://mercadolivre.com/sec/1Yy8CoR
3-Kit de 2 pneus Firestone F-Series F-600 P 185/60R15 84
https://mercadolivre.com/sec/1skFmaS
4-Kit de 4 pneus Pirelli Cinturato P1 175/65R14 82
https://mercadolivre.com/sec/2CXEjqd
5-Pneu Atturo Trail Blade Mt 265/70 R17 121/118q
https://mercadolivre.com/sec/1VKPTpe
6-Pneu Firestone F-Series F-600 185/70R14 88
https://mercadolivre.com/sec/188wcDY
7-Pneu Royal Black Royal Eco P 175/60R14 79
https://mercadolivre.com/sec/1qLxHfs
8-Pneu Aro 18 275/70r18 Radar Renegade Rt+ 121/118q
https://mercadolivre.com/sec/1Xw9UFY
9-Kit de 2 pneus Goodyear Assurance MaxLife P 175/65R14 86
https://mercadolivre.com/sec/2td5MsC
10-Kit de 2 pneus Itaro Pneu de Carro MH01 175/65R14 86-530 kg T4 86-530 kg T
https://mercadolivre.com/sec/1VSfr5p
Não Quero Oferta de Pneus
http://www.unsubscriber.site?u=http://www.gptotal.com.br&c=7508840e2808F035E756
Aumente seu prazer com Tesão de Vaca Premium! Desfrute de uma experiência sexual intensa e duradoura. Com efeito em apenas 15 minutos, nossas gotas garantem um desempenho incrível para homens e mulheres. Natural e seguro, Tesão de Vaca Premium é a escolha certa para elevar sua vida sexual a outro nível. Garantia de 30 dias e frete grátis em todo o Brasil. Compre agora em https://abre.ai/tesao-de-vaca-frete-gratis e transforme suas noites!
Sophia
EKs3lGF9
Uma empresa sem colaboradores capacitados é a mesma coisa que uma Ferrari sem gasolina.
Aumente o desempenho, a produtividade e a retenção de talentos, disponibilizando aos seus colaboradores, uma plataforma de cursos livres, personalizada, e muito fácil de usar.
Gptotal, acesse nosso site e conheça.
São mais de 330 cursos.
https://empresarial.futuracursos.com.br
Fale conosco e consulte nossos pacotes:
https://empresarial.futuracursos.com.br/site/contato
WhatsApp (43) 98458-1360
Bons Negócios
Otavio
Não tenho interesse nesta oferta:
http://www.sairdalista.com?u=http://www.gptotal.com.br&c=55b4ef87d066B809B941
Gptotal Não deixe seus sonhos para depois! Aumente seu score e recupere seu crédito agora mesmo! Descubra os segredos para aumentar seu score e sair da restrição interna dos bancos. Não deixe seus pedidos de crédito serem negados.
Chegou a hora de realizar seus sonhos
. Promoção válida somente hoje. Clique no link e compre já! https://abre.ai/aumentar-score-guia
Ana Julia
O Vettel está me decepcionando com suas declarações. Acho desrrespeitoso e uma soberba estrema ele dizer que merecia mais a vitoria na Malasia do que Webber só por que foi mais rapido nos treinos e pole position em detrimento da melhor estrategia de corrida do Webber na prova.
Agora eu não espero nenhuma reação a curto prazo pelo menos por parte do Webber. Acho dificill a RBR permitir alguma coisa neste sentido. Ela mostra que democraticamente está mais para a Ferrari do que para a Mclaren nestas disputas internas da equipe.
A partir de agora vou torcer pelo Hamilton
Fernando Marques
Niterói RJ