Foto-Legendas – Largadas!

Esplendor e esportividade
05/12/2022
Moreno em Casablanca
13/12/2022

As outras categorias que me desculpem, mas largadas mesmo são as da Fórmula 1: carros parados, luz verde, pé embaixo, risco total.

Nesta última Foto-Legendas de 2022, alguns cliques deste momento único no automobilismo.

SILVERSTONE 53

Alberto Ascari (ao fundo na foto que abre esta coluna), com Ferrari – e futuro vencedor do GP da Inglaterra e da temporada –, Froilan Gonzalez, com Maserati, Mike Hawthorn, com Ferrari, e o grande Fangio, com Maserati, segundos antes da largada. Ascari vai liderar de ponta a ponta deixando Fangio em segundo.

MÔNACO 61

 

 

Os Ferrari – o lindo modelo 156 Nariz de Tubarão – chegam para a largada (o carro número 40 é o de Wolfgang von Trips na foto do alto). A prova se tornaria um épico da F1, sendo vencida por Stirling Moss, com um Lotus (carro número 20), depois de ter resistido por 2h45 à perseguição implacável do trio da Ferrari.

MONZA, 61

Cinco carros da Ferrari nas seis primeiras posições, última vez que o traçado com as curvas inclinadas foi usado na F1, Wolfgang von Trips largando na pole pela primeira vez, rumo ao título Mundial que estava ao alcance das suas mãos…

E menos de dois minutos depois, ele seria vítima de um dos maiores acidentes da história do automobilismo, que custou a vida dele e de mais treze espectadores.

SPA 66

O GP da Bélgica imortalizado no filme Grand Prix. O carro visto em primeiro plano, pilotado por Phil Hill, alinhou apenas para carregar a câmera de filmagem. A corrida, condicionada pela chuva repentina, foi vencida por John Surtees e seu Ferrari.

NURBURGRING 66

Jack Brabham (carro número 3) arranca da 5ª posição para a vitória, a sua quarta em sequência, e que praticamente lhe garantiu o título da temporada, pilotando um carro construído por ele próprio, um feito único na história da F1.

NURBURGRING 67

Uma primeira fila de sonho, com Clark na pole, sendo nove segundos – nove segundos! – mais rápido do que Denny Hulme, que terminaria por vencer a prova e também o Mundial daquele ano.

FRANÇA 68

Jackie Stewart lidera após a largada, mas quem vai vencer é Jacky Ickx, com Ferrari (o carro vermelho à direita na foto). A prova, disputada em Rouen-les-Essarts, foi marcada pela morte de Jo Schlesser, após seu Honda pegar fogo.

NURBURGRING 68

Moments before the start: Jacky Ickx (No 9), pole setter in his Ferrari, Chris Amon (Ferrari No 8) second and Jochen Rindt third in his Brabham

A largada de um dos maiores GPs de todos os tempos. Jackie Stewart e seu Matra (o carro azul, meio escondido pelo relógio), humilham a concorrência, sob chuva e neblina atrozes. Em 2º, chega o futuro campeão da temporada, Graham Hill e seu Lotus (carro número 3), quatro minutos depois de Stewart. Esta foi apenas a quarta vitória do escocês na categoria.

INGLATERRA 70

Jochen Rindt, Jack Brabham e Jacky Ickx arrancam em Brands Hatch. Todos os três liderariam a corrida que terá um final surpreendente. Para o Brasil, uma corrida toda especial: na última fila, à esquerda na foto, aparece Emerson Fittipaldi, com um Lotus 49, em sua estreia na categoria.

AÚSTRIA 71

Em Österreichring, Jo Siffert (carro 14, o lindo BRM P160) largada da pole para a vitória, a sua segunda e última na F1, impondo-se a Jackie Stewart (carro 11), que venceu o título da temporada com grande facilidade.

Da 5ª posição no grid, partiu Emerson Fittipaldi, que terminaria a corrida em 2º, seu melhor resultado naquele ano.

BRASIL 72

Nosso primeiro GP em Interlagos, ainda sem contar pontos para o Mundial de Pilotos. Na foto, a partir da esquerda, Emerson, Carlos Reutemann, que herdaria a vitória, e Wilson Fittipaldi, com Brabham. Eu estava lá, nariz colado na cerca externa da Curva 2…

MONZA 84

Piquet larga na pole com seu Brabham BMW, mas abandona. Niki Lauda (McLaren número 8) vence a prova e o Mundial, batendo o companheiro Prost.

HUNGRIA 86

Outro grid dos sonhos: Ayrton Senna, Nelson Piquet, Alain Prost (que não aparece na foto) e Nigel Mansell largam para a corrida que se tornará para sempre inesquecível pela ultrapassagem de Piquet sobre Senna, na minha opinião, a mais bela da história da F1. No final, Piquet, Senna e Mansell, nessa ordem, dividem o pódio, enquanto Prost abandona por acidente.

EUROPA 93

O GP épico entre os GPs épicos, disputado em Donington. Sob chuva forte, Ayrton Senna, com McLaren, sovou seus adversários desde a primeira volta.

MONZA 94

Confusão geral na primeira largada do GP da Itália. Na nova largada, os Ferrari arrancam na frente, mas a vitória fica para Damon Hill, com Williams, diminuindo a diferença pra Michael Schumacher, que não participa da prova, cumprindo suspensão imposta pela FIA.

CANADÁ 98

Alexander Wurz, com Benetton, e Jean Alesi, com um Sauber, envolvem-se em acidente na primeira curva em Montreal. A largada é anulada, o carro de Wurz é reparado e ele termina em 4º. Michael Schumacher venceu a corrida.

AUSTRÁLIA 02

Ralf Schumacher e seu Williams decolam após atingirem a traseira do Ferrari de Rubinho. Michael Schumacher ganhou a prova e o campeonato daquele ano com grande facilidade.

INTERLAGOS 22

Sprint Race no GP de São Paulo, com Kevin Magnussen à frente. A Sprint Race e o GP seriam vencidos por George Russel – primeira vitória do inglês –, pilotando um Mercedes.

É isso, caros amigos do GPTotal. Me despeço de vocês este ano, espero que tenham gostado na série Foto-legendas. De repente a gente a retoma no ano que vem. Boas Festas, Feliz 2023 a todos.

Edu

Mais Foto-Legendas:

As joias de Mauro Forguieri – https://gptotal.com.br/foto-legendas-as-joias-de-mauro/

Viva Chaparral! – https://gptotal.com.br/foto-legendas-viva-chaparral/

Viva CanAm! – https://gptotal.com.br/foto-legendas-viva-canam/

Le Mans, desde 2000 – https://gptotal.com.br/foto-legendas-le-mans-desde-2000/

Le Mans, 81 a 99 – https://gptotal.com.br/foto-legendas-le-mans-81-a-99/

Le Mans – Os anos 70: https://gptotal.com.br/foto-legendas-le-mans-anos-70/

A saga do Ford GT40 em Le Mans: https://gptotal.com.br/foto-legendas-a-saga-do-ford-gt-40-em-le-mans/

As joias da Ferrari em Le Mans https://gptotal.com.br/foto-legendas-as-joias-da-ferrari-em-le-mans/

O Porsche 917 https://gptotal.com.br/foto-legendas-porsche-917/

Jim Clark https://gptotal.com.br/foto-legendas-jim-clark/

Legendas 1 https://gptotal.com.br/foto-legendas-1/

Eduardo Correa
Eduardo Correa
Jornalista, autor do livro "Fórmula 1, Pela Glória e Pela Pátria", acompanha a categoria desde 1968

4 Comments

  1. MarcioD disse:

    Muito legal! Essas largadas com linhas de 3, 4 carros são bem interessantes. Infelizmente foram abolidas em nome da segurança, me parece que somente a Indy 500 preservou as linhas de 3 em nome da tradição.

  2. Luiz Ignácio Homem de Mello disse:

    Valeu Edu! Fotos sensacionais! Continuamos apaixonados pela F! “

  3. Fernando marques disse:

    Edu,

    Mais uma Foto-Legendas sensacional.
    Nada como contar um pouco da história das largadas, momento sempre ícone de alto clímax numa corrida, principalmente na fórmula 1 através dos registros fotográficos.
    Que tenhamos muitas Foto Legendas em 2023.

    Um forte abraço e tudo de bom ano que vem pra vc

    Fernando Marques
    Niterói RJ

  4. Rafael F R B Manz disse:

    Não tem como não ser a minha página inicial de meu browser. Eu que acompanho desde Emerson na fórmula 3 relembrei todos os momentos que pude ver nas revistas e televisão; Vida longa e próspera para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *