Ferrari e RedBull. Vettel e Alonso. Começa na Coreia do Sul a sequencia de 5 corridas em um minicampeonato pelo título de 2012.
Pela terceira vez na história desse páis, temos Formula 1! Um circuito sem tradição alguma, em uma país sem tradição alguma no automobilismo, um evento que não atrai interesse algum da população local, em uma pista sem inspiração alguma do nosso arquiteto de circuitos predileto: Mr Tilke! Incrivelmente, por algum motivo fora da nossa percepção apaixonada pelo automobilismo, está confirmada no calendário de 2013.
Esse ano não dá pra falar da pista. Estamos em um momento crucial do campeonato. Melhor de 5? Alonso definiu bem, é um mini-campeonato dentro do mundial. Ele contra Vettel. Sem choro. Sem lamúria. Alonso num claro momento de lucidez e praticidade deixa claro pra quem quiser ouvi-lo que só precisa de um ponto a mais que seus concorrentes por corrida. Fácil! Um pontinho, ele ele fica na frente e leva o Tri!
Alessandra Alves – no seu aguardado retorno ao GPTotal – nos mostra que realmente o “tri campeonato” estará em boas mãos, independente se for Azul-Vettel ou Vermelho-Alonso. É um momento especial para esses dois pilotos, suas equipe não tem a supremacia técnica na pistas e estão pilotando no máximo de suas capacidades. Vettel parece o menino estudioso, senta na primeira cadeira da sala, e passa grande parte do campeonato estudando como chegar mais forte na fase decisiva do campeonato, como tirar a maior nota no exame unificado. Alonso vem em um ano que mistura a velocidade pura na classificação para levar um carro mais a frente possível em uma única volta lançada – como Senna? – com corridas cerebrais e precisas – como Prost e Schumacher? – somando todos os pontos que as oportunidades lhe apresentam.
Surpreende ainda mais as declarações de Alonso e Domecialli após o Japão. Por conta dos problemas de túnel de vento da fábrica italiana não existem atualizações eficazes no carro vermelho por 6 corridas. Claramente a Red-Bull, McLaren e até a Lotus ultrapassaram o nível de desenvolvimento do carro vermelho.
Enquanto a Ferrari sofre com a incompetência técnica de seu time, a Red Bull botou em jogo seu sistema de duplo-DRS no Japão. Você ficou sabendo? Não, eles não divulgaram nenhuma linha sobre isso antes da corrida acabar. Newey foi lá, desenhou, fabricou, instalou, testou, deu um passão em todo mundo, todo mundo ficou achando que o carro “se achou” no traçado de Suzuka. Genial o time técnico da RedBull
Nessa altura do campeonato, não sei como Montezemolo não abriu o programa de demissão voluntária na fábrica da Ferrari. Só perceberam agora que a quele trambolho não funciona direito?
O circuito da Coréia do Sul é uma mistura de circuito permanente e ruas da cidade de Yeongam, na província de South Jeolla. Um lugar pacato e isolado, 400km distante do aeroporto internacional mais próximo. A intenção do projeto era desenvolver a região e virar um grande polo de negócios na região. Foram projetadas ruas novas, conjuntos comerciais, hotéis, shoppings e moradias. Mas pouca coisa saiu do papel até agora e o circuito continua como um grande elefante branco, ocupado somente pela F1 e algumas corridas de F3.
São 18 curvas desenhadas por Tilke, com sua primeira parte passando pela maior reta da F1 – 1050 m. Depois de um começo muito veloz, o circuito volta pra receita padrão de Tilke em um miolo sinuoso e apertado. Por conta dessas características o circuito é um desafio técnico muito grande para o setup. Como fazer essa parte sinuosa sem carregar muita pressão aerodinamica na reta? Um setup focado no miolo da pista pode tornar o piloto presa fácil para ultrapassagens no retão. Falando em ultrapassagens, existem alguns pontos claros: a curva 3 no final do retão, a curva 4 e também a curva 10. Para ajudar a turma de 2012, 80 metros foram adicionados na zona de ativação do DRS. Não queremos desculpas para a quantidade ridícula de ultrapassagens de 2011 (somente 29 durante toda a corrida, metade da média do campeonato) se repita, combinado?
A Pirelli gentilmente traz os pneus macios e super macios para essa pista. A mesma combinação do ano passado. É um circuito difícil para o pneu super macio, com a maior força lateral da temporada para esse composto. A melhor expectativa da Pirelli é que ele dure umas 10 voltas. O Macio deve rodar na casa das 20 voltas, o que deve permitir uma estratégia de 2 paradas para as equipes.
httpv://youtu.be/GMxorQ9wrwk
Nesse minicampeonato, a consistência dos pontos continua sendo fundamental. Vale lembrar que muitas equipes tem disputado as 10 primeiras posições por diferenças muito pequenas de tempo, principalmente na classificação.
A Ferrari promete atualizações (que funcionam) no seu carro para essa corrida. Além disso, Alonso torce para que Massa não tenha sofrido um espasmo de velocidade no Japão e colabore um pouco mais na missão de tirar pontos de Vettel. O brasileiro voltou ao pódio com uma boa atuação na corrida, mas continua perdido na classificação (e com desculpas cada vez piores). A RedBull vem com updates menores para adaptar o carro ao circuito. McLaren buscar resolver alguns problemas de refrigeração que comprometeram o funcionamento do câmbio de Button no Japão. Aparentemente foi só o sensor que comanda as trocas de marcha que esquentou demais em entrou em conflito. A Mercedes vai focar em mais update dos seu DRS, já preocupada com a aproximação da Sauber na luta por posições (e dinheiro) no campeonato de construtores. Agora só 20 pontos separam os dois times.
A Lotus vem com grande expectativa para essa corrida. Está prevista a estreia do escapamento com efeito Coanda. O efeito Coanda faz com que os fluxos de ar sejam atraídos por superfícies próximas, gerando maior pressão aerodinâmica. Não entendeu? Abaixo um vídeo com uma experiencia caseira que explica bem o efeito.
httpv://youtu.be/AvLwqRCbGKY
A expectativa é grande porque o time é o último dos “grandes” a introduzir o sistema. Não é o maior update da equipe nesse ano, mas mesmo assim é uma grande alteração na parte traseira do carro.
Nas outras equipes só os ajustes de sempre. Coisas pequenas. Também não faz mais sentido, estão só experimentando elementos para o carro de 2013.
Quando falamos de desculpas por desempenhos ruins, nunca citamos um piloto. Separei um trecho da entrevista desse piloto antes de começar o fim-de-semana na Coréia. Confira!
Quais seus pensamentos chegando em uma nova pista?
Eu nunca estive na Coréia, mas isso não faz diferença pra mim.
O que você faz para aprender um novo circuito?
Eu piloto. Eu sei que alguns pilotos trabalham duro em simuladores para aprender um novo circuito, mas eles não são para mim. Eu nunca joguei o Playstation ou passei muito tempo no simulador e não parece ter afetado meu desempenho no passado. Temos três horas na sexta-feira e mais uma hora antes da qualificação no sábado, então todos os pilotos vão conhecer o circuito muito bem.
Raikkonen, Kimi.
Aproveite a madrugada, antes da corrida começar, e visite a nova galeria de fotos antológicas do automobilismo na nossa página do Facebook!
Nessa fase “melhor de 5” temos tudo para uma corrida fundamental para o campeonato. Não deve ser uma prova recheada de emoções e disputas vorazes por posições, o circuito não ajuda. Mas temos muitas perguntas para serem respondidas, o que justifica a nossa presença frente a TV na madrugada.
A Ferrari vai evoluir seu carro? Massa reagiu muito tarde para renovação do contrato? Grosjean vai conseguir fazer uma primeira volta limpa? Senna vai acabar com as desculpas e convencer em uma boa apresentação? A Lotus vai tirar pontos de Vettel e Alonso?
E claro, a maior dúvida de todas: Button vai seguir Hamilton no twitter?
Boa corrida a todos!
Abraços,
Flaviz Guerra – @Flaviz
Informações da Pista | |
Dimensão: 5.615 km Voltas: 55 Distancia: 308.630 km Volta mais Rápida*: 1:39.605 – S Vettel (2011) | ![]() *Volta mais rápida em corrida |
2 Comments
Flaviz,
Acho interessante que, agora, a imprensa (especialmente a italiana) lembre-se que o túnel de vento da Ferrari é uma porcaria. Enquanto Alonso liderava o campeonato com folga, ninguém mencionou mais o carro problemático que nasceu no início do ano. Parece evidente que, não fosse a loteria do início do ano e a desvantagem da Red Bull após a proibição dos aerofólios soprados, Alonso não teria chegado onde chegou.
Em um aspecto, o campeonato de 2012 lembra o de 2009: naquele começo de ano, a Brawn surpreendeu a todos com o difusor duplo, no entanto, Adrian Newey conseguiu fazer o carro da Red Bull evoluir a ponto de se tornar o melhor carro da segunda metade da temporada, ganhando inclusive as três últimas provas daquele ano. É o que parece estar acontecendo de novo em 2012: os Red Bull perderam a grande vantagem que tinham em 2011, o gênio inventivo de Newey foi buscar diferencial em outro lugar.
Um abraço,
Alessandra
Muito bom, Flaviz.
Eu até que gosto de Yeongean. Das pistas do Tilke, é uma das melhores – depois de Istanbul e Sepang. O que me irrita nos projetos do Tilke é que ele parece ser um “homem de uma idéia só”. Um bom exemplo disso são as curvas “multi-apex”. Depois da bem-sucedida Curva 8 da Turquia, quase todos os circuitos novos possuem uma curva de características semelhantes. O circuito da Coréia do Sul tem uma – fica entre as curvas 10 e 12 – Abu Dhabi também tem uma e até o novo circuito de Austin terá uma. Assim, o que era uma “marca registrada” da Turquia acabou se tornando um clichê.
Quanto ao campeonato, vai ser interessante ver o desenrolar da história. Alonso está absolutamente certo em relação ao “mini-campeonato”. Tudo o que ele precisa fazer para manter a liderança é terminar a maioria das corridas na frente do Vettel.
Legal o trecho da entrevista do Kimi Raikkonen. Só pela resposta curta e grossa à primeira pergunta já saquei que se tratava do finlandês. Estive assistindo o treino classificatório do GP do Japão pela SkySportsF1 e, depois do treino, a repórter pergunta a ele sobre aquela rodada que ele deu no fim do treino, que causou a bandeira amarela: “Kimi, what happened?”. E ele responde com apenas duas palavras: “I spun!!”. Chegou a ser engraçado o intervalo de silêncio da repórter após a resposta óbvia do piloto.
E sim, vamos ver se Button seguirá o Hamilton no Twitter. Aguardemos os próximos capítulos!