Os Grandes Titãs da Fórmula 1 – Anos 90

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Os anos 90 foram marcados pelo gradual fim das disputas entre 4 pilotos que haviam dominado os anos 80: Senna, Prost, Mansell e Piquet, aos poucos eles foram deixando a categoria, isso representou um processo de renovação trazendo a tona novos nomes para o rol dos vencedores e dominantes.

Dos quatro pilotos mencionados Senna entrou nos anos 90 ainda com muita lenha para queimar, existia uma expectativa que ele bateria números e recordes e que talvez fosse o primeiro piloto a bater a marca de Juan Manuel Fangio de 5 títulos mundiais, ele abria a década com um título no currículo, já alçado de uma jovem promessa e vencedor, para um reconhecimento e amadurecimento que o tornou senhor das pistas.

O início da década de 90 proporcionou a continuação da intensa rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost, por um lado nunca dois postulantes ao título tiveram embate tão viril, em 1989 a batida entre os dois em Suzuka criou um clima intenso e de muita troca de acusações, Prost mudou de equipe saindo da McLaren e indo para a Ferrari, se em 1989 eles estavam no mesmo ambiente, em 1990 Senna e Prost disputariam em times diferentes, foi uma temporada marcada pela intensa rivalidade, não foi surpresa que no desfecho na penúltima prova do ano veríamos na mesma pista de Suzuka a decisão novamente definida com uma batida entre eles.

Fruto do que ainda pairava no paddock na forma como o campeonato de 1989 fora decidido, que culminou com o toque entre ambos a posterior desclassificação de Senna que perdeu a vitória que poderia ter mudado o resultado do campeonato, essa decisão foi muito influenciada pelo presidente da FIA o francês Jean Marie Balestre que garantiu ao compatriota Prost a conquista do Tricampeonato, Senna alegou que estava se vingando desse complô e deixava claro o quanto ficou inconformado com a decisão.

Para uma Fórmula 1 global e com índices de audiência televisivas na casa dos bilhões de espectadores, a FIA precisava mudar sob o risco dos patrocinadores parassem de derramar os milhões de dólares nas contas cada vez maiores, vendo nova polêmica em 1994 quando Schumacher bateu em Damon Hill e conquistou seu primeiro título, a FIA foi sendo tolerante até 1997.

Lembrando que os acontecimentos de 1989 e 1990 influenciaram a forma como os campeonatos de 1994 e 1997 foram decididos, com os dois postulantes batendo seus carros na corrida decisiva, a FIA em 1997 afim de dar um basta e desclassifica Schumacher após a manobra intencional dele para cima de Jacques Villeneuve, a partir dessa desclassificação veríamos um ambiente mais civilizado nos anos seguintes.

Não podemos deixar de mencionar o quanto foi impactante para o mundo da Fórmula 1 os acontecimentos em Imola 1994, as mortes de Senna e Ratzenberger naquele fim de semana tiveram uma repercussão que marcou o esporte por muitos anos, a evolução dos carros, circuitos e procedimentos em busca por um nível de segurança para os pilotos, foram objetos de uma das mais intensas evoluções e mudanças promovidas pelos responsáveis pela categoria.

Com a morte de Senna, as aposentadorias de Prost, Mansell e Piquet, veriamos a partir de 1994 novos postulantes as conquistas dos títulos.

Vamos a nossa lista de Titãs, separando em 3 blocos o critério de escolha os nossos Titãs:

  1. Pilotos
  2. Projetistas
  3. Carros

Nessa coluna vamos listar os nossos 4 pilotos eleitos como Titãs dos anos 90

Pilotos

  1. Ayrton Senna

Quando Ayrton iniciou a temporada de 1990 ele já havia provado que era um piloto com estirpe de campeão, o que veríamos nos anos seguintes o tornaram um ícone do esporte

O bicampeonato conquistado em sequência, 1990 e 1991, e principalmente os feitos na temporada de 1993 ainda hoje são relembrados como grandes marcos da carreira do brasileiro

Dos feitos estabelecidos por Senna na década os mais lembrados são: a quebra dos recordes de vitórias em Monaco, a sua primeira vitória em Interlagos em 1991, corrida marcada pelo drama nas voltas finais quando o câmbio travou na sexta marcha e Senna num esforço monumental conduziu o carro até a bandeirada.

E sua temporada em 1993, pilotando num nível muito acima do que o carro seria capaz de entregar, ele enfrentou Alain Prost na poderosa Williams e se tornou um vice-campeão mais importante que o campeão, afinal algumas das corridas disputadas pelo brasileiro naquele ano são verdadeiras obras de arte na pilotagem, como não recordar a sua segunda vitória no Brasil, a primeira volta em Donington Park, as vitórias em Monaco e Melbourne, isso sem contar a forma como ele desafiou Prost em Kyalami e Silverstone

Senna escreveu sua passagem pelos anos 90 conquistando 2 títulos e 22 vitórias, em 4 temporadas completas disputadas e com corridas antológicas nessa década considero que ele é merecedor de encabeçar a nossa lista

o trio seguinte representa a renovação dos nomes dominantes na Fórmula 1 a partir de 1994

  1. Michael Schumacher

Quando Schumacher apareceu pela primeira vez no circuito da Fórmula 1 em SPA-Francorchamps em 1991 na equipe Jordan, a surpresa foi geral ao final da classificação, ele obteve a sétima posição, na largada ele assume a quarta posição e abandona quase de imediato com a quebra da embreagem, bastou essa estreia para que a Benetton sob o comando de Flávio Briatore contratasse o alemão, no ano seguinte na mesma pista ele obtém sua primeira vitória na categoria

Em 1994, temporada marcada pela tragedia da perda de Senna, num ano também polemico envolvendo a equipe Benetton, Schumacher conquista seu primeiro título na Fórmula 1, fato que ele repete em 1995

Em 1996 ele parte para uma aposta ousada ao aceitar o convite da Ferrari, a equipe italiana vinha de sucessivos fracassos nas tentativas de voltar a ganhar um campeonato de pilotos, nessa temporada Schumacher consegue dois feitos marcantes, na Espanha numa corrida marcada por uma intensa chuva ele ganha sua primeira corrida pela Ferrari e no templo de Monza ele ganha a corrida e o coração da torcida italiana

Em 1997 ele disputa até a última prova o título contra o canadense Jacques Villeneuve, numa manobra polemica ele joga seu carro contra o canadense e perde o título

1998 e 1999 foram temporadas onde Schumacher e a Ferrari continuaram competitivos e buscando o tão sonhado título, eles bateram na trave chegando perto e com o fim da década o jejum permanecia, seria preciso a chegada dos anos 2000 para isso mudar

Balanço dos resultados de Schumacher nos anos 90: 2 Títulos, 35 vitórias

  1. Mika Hakkinen

O finlandês Mika Hakkinen nas categorias de base foi um rival ferrenho de Michael Schumacher, sua chegada a Fórmula 1 foi menos efusiva, estreando pela equipe Lotus, num período em que a equipe inglesa não era a sombra da grande equipe que fora no passado, ele disputou as temporadas de 1991 e 1992 com resultados modestos, mas com um talento e velocidade reconhecida no paddock, sua grande chance veio em 1993 ao substituir Michael Andretti na McLaren a partir do GP de Portugal, ele bate Ayrton Senna nos treinos e larga em terceiro lugar

Com a mudança de Senna em 1994 para a Williams Hakkinen assume o primeiro posto na McLaren, só que a equipe passa pela difícil fase ao mudar para o motor Peugeot, o finlandês assume o trabalho de ajudar a McLaren a recuperar sua competitividade, em 1995 a Mercedes se torna parceira da equipe inglesa, só que um grave acidente em Adelaide quase tira a vida e acaba com a carreira de Hakkinen, ele retorna em 1996 e até o final da temporada de 1997 com quase 100 corridas disputadas ele não estava conseguindo sua primeira vitória, na polemica corrida decisiva de 1997 a tão esperada primeira vitória acontece na carreira de Hakkinen

A partir daí nas duas temporadas seguintes 1998 e 1999, não apenas ele continua a vencer como conquista os títulos daqueles anos

Mika Hakkinen finaliza os anos 90 com a conquista de 2 títulos e 14 vitórias

  1. Damon Hill

Se houve um piloto que nasceu em berço de ouro no automobilismo e perdeu tudo na adolescência foi o Damon Hill, seu pai Graham detentor de dois títulos na categoria e astro dos anos 60 proporcionou a Damon uma infância onde o garoto convivia com astros do quilate de Jim Clark, Jackie Stewart, John Surtees e a nata da Fórmula 1 da época, tudo muda na vida de Damon em 1975 quando seu pai morre e a família perde  tudo, a partir daí Damon precisa mudar seu padrão de vida e batalhar por um lugar sem a ajuda do pai

Damon Hill é apontado como um campeão sem sal e muitos consideram que ele nem seria merecedor de um título, a sua trajetória acabou sendo tardia, na Fórmula 1 ele estreia pela já decadente equipe Brabham e disputa corridas fechando grid

Em 1992 ele é contratado como piloto de testes da Williams, com a abrupta saída de Mansell ele é promovido a segundo piloto de Prost em 1993, tudo apontava que ele seria um eterno segundo piloto, Prost saí no fim de 1993 e Senna vem assumir o posto de primeiro piloto

Imola 1994 muda a história da Fórmula 1 com a morte prematura de Senna, Damon assume o primeiro posto de piloto, numa aposta ousada de Frank Williams, tanto em 1994 como em 1995 Damon é rival de Schumacher, as vezes errático, mas com resultados satisfatórios

A temporada de 1996 coroa Damon com o título de pilotos, ele se torna o primeiro filho de um campeão a conquistar um título na Fórmula 1

Damon Hill tem em sua passagem na Fórmula 1 disputando provas apenas na década de 90, deixou como balanço a conquista de 1 título de pilotos e 22 vitórias

Essa é nossa lista de pilotos titãs para essa década, na próxima coluna vamos abordar os projetistas e carros que marcaram os anos 90

Da série Titãs, releia:

década de 50,

década de 60

década de 70

década de 80/ Parte 1

década de 80 / Parte 2

 

Até a próxima

Mário

Mário Salustiano
Mário Salustiano
Entusiasta de automobilismo desde 1972, possui especial interesse pelas histórias pessoais e como os pilotos desenvolvem suas carreiras. Gosta de paralelos entre a F1 e o cotidiano.

1 Comments

  1. Fernando Marques disse:

    Beleza de coluna amigo Mário,

    A década de 90, de comparada com a de 80, pode ter sido menos emocionante. Mas foi a mais traumática da história da formula 1 por tudo o que aconteceu em Imola 94. Muita coisa mudou na fórmula 1 depois disso.

    Mas penso eu que mesmo assim foi uma década interessante pois foi nela que surgiu também um ícone que mais na frente pulverizou todos os recordes de fangio, Senna e prost tinha alcançado nas pistas .
    E tem o Mika Hakkinen e fez estes recordes alcançados pelo Schumacher só viessem acontecer na década seguinte.
    O Damon Hill fez o merecer estar na lista.

    Fernando Marques
    Niterói RJ

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