Um misto de Steve McQueen e Ayrton Senna? – final

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Terminada a temporada, Bernd teve um tempo para se dedicar a Elly e Bernd Jr., que nasceu em novembro.

Sabendo que a Auto Union agora iria ter, além da sua estrela fulgurante alemã a lenda Nuvolari, a Mercedes tratou de se mexer. O que ela poderia fazer para impressionar a opinião pública antes da temporada começar?

O recorde de velocidade pura estava em poder da Auto Union.

Então que tal tentar se apropriar dessa marca? Que tal 28 de janeiro, pouco antes do salão do automóvel de Berlim?

As providências foram tomadas e feito o pedido de bloqueio da autobahn Frankfurt-Darmstadt-Heidelberg. Assim que soube disso a direção da Auto Union decidiu contra-atacar. Robert Eberan von Eberhost debruçou-se sobre a prancheta e concebeu um chassis novo, revolucionário, inteiramente carenado, com rodas cobertas para canalizar o ar em baixo do carro. Tudo pensado para criar vácuo. Portanto antecessor dos Chaparral, carros-asa etc..

Para termos uma ideia do que era, naquela época, essa tentativa de recorde sob o ponto de vista do piloto, vamos ver o testemunho do próprio Rosemeyer:

“… na faixa de 240 mph as juntas de concreto da pista da auto-estrada parecem como explosões, gerando a correspondente ressonância dentro do carro, mas isso desaparece em velocidades mais altas. Quando se passa em baixo dos viadutos o piloto recebe um terrível golpe no peito, porque o carro está empurrando o ar que estava preso pelo viaduto. Quando você entra debaixo do viaduto, por uma fração de segundo o ruído do motor desaparece e em seguida volta como um trovão, quando você chega ao outro lado.

Na manhã do dia 27 Neubauer checou com a torre do aeroporto de Frankfurt as condições meteorológicas na área do recorde e foi informado que a manhã do dia seguinte seria ideal, mas ventos fortes dariam as caras por volta de 9:00.

Às oito da manhã Rudi faz sua tentativa e bate o recorde da Auto Union, atingindo 268 mph, 428 km/h.

Rudi: “Eu não estava nervoso. A pista parecia uma estreita fita branca e os viadutos pequenos buracos pretos à frente. Era uma questão de fazer o carro passar por eles.”

Consta que Bernd estava entre os primeiros a cumprimentar Rudi e disse “É minha vez agora”. Rudi afirmou ter avisado a ele que ventos fortes estavam para chegar, ao que Bernd teria respondido: “Sou sortudo.”

Por volta do meio dia ele entrou no cockpit do carro e disparou pela estreita fita branca. Em sua terceira saída, quando estava a 270 mph o carro foi atingido por um vento de través, desviou-se de sua trajetória, capotou e vitimou Bernd. Ele foi catapultado do cockpit. Foi encontrado junto a uma árvore. O coração ainda batia, mas logo parou. 10 semanas depois do nascimento de seu filho.

Contrariando o que seria sua vontade, foi sepultado com honras militares completas. Contrariando a vontade da viúva, que queria um sepultamento simples, sem política, os nazistas se apossaram do herói morto. Hitler disse que pensar que Bernd Rosemeyer morreu lutando de manter alta a reputação da Alemanha talvez pudesse diminuir a tristeza…

Algumas frases emblemáticas sobre Rosemeyer e seus autores, igualmente significativos.

“Bernd literalmente não conhecia o medo e às vezes isso não é bom”. (Rudolf Caracciola)

“Os riscos que ele corria, às vezes no limite da imprudência, eram inacreditáveis” (George Monkhouse, autor de livro sobre a equipe Mercedes na temporada de 37)

“Rosemeyer nunca correu qualquer risco tolo. Ele simplesmente pilotava mais rápido que qualquer outra pessoa” (Dr. Porsche)

Ellie sobreviveu a isso, à guerra, e morreu com 100 anos de idade, em 2007.

Bernd Jr. também sobreviveu à guerra, tornando-se ortopedista.

Carlos Chiesa

Um misto de Steve McQueen e Ayrton Senna? – parte 3

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Após o funeral, Bernd é liberado dos testes em Monza e decide espantar sua tristeza esquiando. Mas vem uma outra má noticia: seu irmão Job sofreu um acidente, bateu em uma árvore e veio a falecer.

Para minorar um pouco a dor da perda, ele e Elly se mudam do apartamento de solteira dela, tão pequeno que ele tinha que dormir no sofá. Enquanto não vinham os testes de abril em Monza e no renovado AVUS, ele tratou de se ocupar tomando aulas para tirar brevê de piloto de aviões.

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